Qual a diferença entre habilidades e competências?

COMPARTILHE
Diferença entre competências e habilidades

Muitos anúncios de vagas apresentam uma lista de requisitos contendo aptidões e competências que o candidato precisa ter para poder realizar um determinado trabalho de maneira adequada.

É interessante notar que os termos “habilidade” e “competência” são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, ainda que haja uma grande diferença entre os dois.

Por isso, tentaremos explicar aqui a diferença entre habilidades e competências, além também de fornecer alguns exemplos práticos e dicas de como adicioná-los ao seu currículo.

O que são competências?

Primeiro, vamos definir os dois termos para que possamos ilustrar melhor a diferença entre habilidades e competências.

Competências são formadas a partir de uma combinação de conhecimentos, habilidades, aptidões ou traços pessoais que estão presentes no comportamento de uma pessoa.

Desse modo, essas características lhes dão possibilidade de alcançar objetivos específicos relacionados ao trabalho.

Competências consistem essencialmente em três elementos:

Habilidades + Conhecimento + Aptidões = Competências

  • Conhecimento: informação e experiência;
  • Habilidades: habilidades físicas e/ou mentais altamente desenvolvidas e coordenação necessária para realizar uma tarefa específica;
  • Aptidões: os valores de uma pessoa conforme eles os definem como um indivíduo e como eles se relacionam e interagem com seus arredores.

Veja Também: Qualidades para mencionar na entrevista de emprego

O que são habilidades?

Embora ambos os termos sejam frequentemente usados ​​no mesmo contexto, há uma diferença significativa entre uma habilidade e uma competência.

Habilidade é a capacidade de realizar uma tarefa ou atividade, aporesentando um alto nível de eficiência.

É possível adquirir e aprimorar habilidades à perfeição (ou perto o suficiente) através da prática e dedicação.

Aprender e dominar uma habilidade envolve muito mais do que apenas uma compreensão teórica de fatos ou conceitos.

Veja Também: Entenda o que são Soft Skills

Diferença entre habilidades e competências

A maior diferença entre habilidades e competências está na finalidade. As competências são muito mais amplas do que as habilidades.

No entanto, em alguns aspectos, uma habilidade e uma competência podem até ser semelhantes.

Em síntese, ambos conceitos identificam habilidades que indivíduos adquiriram por meio de treinamento, bem como de experiência.

Entretanto, vale ressaltar que habilidades e competências são bastante diferentes em termos da função que desempenham no processo de gestão de pessoas.

Habilidades

Elas definem atividades específicas aprendidas e podem variar bastante em termos de complexidade.

As características que podem ser definidas como habilidades são por exemplo a capacidade de convencer e persuadir pessoas.

Saber quais habilidades uma pessoa possui, nos ajuda a estabelecer qual treinamento e experiência que a prepararam para uma determinada atividade no local de trabalho.

Em outras palavras, elas podem nos dizer quais tipos de habilidades uma pessoa precisa ter para conseguir realizar uma atividade ou um trabalho específico.

Competências

Elas incluem as “habilidades” e as incorporam aos comportamentos no trabalho, como:

  • Adaptabilidade;
  • Boa comunicação;
  • Ser um profissional engajado com sua profissão;
  • Empatia;
  • Facilidade para aprender;
  • Resiliência.

Esses comportamentos demonstram a capacidade de executar os requisitos do trabalho com competência.

Para conseguir entender o que são as competências, você pode fazer a pergunta “como”.

Por exemplo: Como um indivíduo executa um trabalho com sucesso? Como ele se comporta no ambiente de trabalho para alcançar o resultado esperado?

Importância das habilidades e competências no currículo

As empresas sempre estão atentas às competências profissionais dos candidatos. Portanto, colocar essas informações no currículo é um dos requisitos iniciais para todos aqueles que buscam uma oportunidade.

E não é para menos, essa é uma das principais formas que os recrutadores utilizam para avaliar seus futuros colaboradores, principalmente quando tratam-se de vagas que visam perfis de liderança.

Veja Também: Saiba como fazer um currículo para primeiro emprego

Entretanto, ainda vale destacar que, apesar de ambas serem essenciais para formar um bom profissional, as competências são ainda mais importantes do que as habilidades.

Pois, vale muito mais um funcionário competente, que sabe resolver problemas com eficácia, do que apenas um que seja habilidoso em fazer planejamento.

Como incluir habilidades e competências no currículo

Você precisará atualizar seu currículo de uma forma que permita que suas habilidades e competências brilhem.

No entanto, lembre-se de que, ao se inscrever para qualquer cargo, você deve primeiro revisar cuidadosamente a descrição da vaga.

Isso permitirá que você escolha as oportunidades relevantes para espelhar com veracidade as habilidades e competências na descrição do trabalho com aquelas em seu currículo.

Portanto, em primeiro lugar, determine se a descrição do trabalho é baseada em habilidades ou competências, ou uma mistura das duas, para que você possa adaptar seu currículo ao que o leitor está procurando.

Veja Também: Dicas para você se destacar no novo emprego

Identifique as habilidades e competências que você possui, que serão necessárias para desempenhar o cargo específico para o qual está se candidatando.

Uma ideia é listar essas habilidades ao lado de seu currículo. Você também deve incorporar suas habilidades e competências relevantes em toda a seção de experiência profissional de seu currículo.

Por exemplo, no caso de uma função financeira anterior, competências como gestão de conflitos, gestão de mudanças e agilidade estratégica pode ser relevante, além de suas habilidades interpessoais.

Crucialmente, lembre-se de comunicar também os resultados quantificáveis ​​que você foi capaz de entregar devido às suas competências e habilidades.

Qual a importância de aprimorar as habilidades e competências?

Compreender a diferença entre habilidades e competências não é importante apenas durante o processo de procura de emprego.

Esse entendimento também pode ajudá-lo a compreender melhor quais áreas você precisa desenvolver para promover sua carreira.

Uma maneira de fazer isso é conduzindo regularmente uma análise de habilidades pessoais e lacunas de competência. O autoconhecimento também pode ser uma ferramenta valiosa nessa tarefa.

Em conclusão, independentemente de você conduzir essa análise por conta própria ou com o apoio de seu gerente, ela envolverá examinar os empregos que você almeja e considerar quais habilidades e competências você precisa aprender para se tornar um candidato adequado e atingir esses objetivos.

A chave para isso é ser honesto consigo mesmo, afinal, você não pode esperar ter sucesso no futuro do trabalho sem autoconsciência e autorreflexão constante.

1 Response

  1. Mateus 13/11/2020 / 00:16

    Melhor explicação sobre cada conceito. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *