O que são Soft Skills e por que são importantes

COMPARTILHE
Habilidades interpessoais no trabalho

Se você está buscando emprego, já deve ter ouvido falar sobre Soft Skills. Este termo é cada vez mais valorizado por profissionais de recursos humanos.

Mas o que são Soft Skills? Elas podem melhorar as chances de contratação? Como isso pode ajudar na carreira?

Continue lendo e aprenda tudo sobre o assunto.

O que são Soft Skills?

Soft skills são um conjunto de habilidades e competências que se desenvolvem como características fundamentais para que uma pessoa alcance seus objetivos profissionais.

Elas estão relacionadas a como você trabalha, portanto, incluem habilidades interpessoais (pessoas), habilidades de comunicação, habilidades de escuta, gerenciamento de tempo e empatia, entre outras.

A princípio, os recrutadores buscam candidatos com estas habilidades porque elas são essenciais para o ambiente de trabalho moderno.

Portanto, as soft skills não são um padrão determinado, mas estão relacionadas de acordo com a área de atuação e ao cargo que o profissional deseja ocupar.

Provavelmente você já ouviu falar de soft skills, através de outros termos como: habilidades interpessoais, habilidades essenciais e habilidades não cognitivas.

Veja Também: Teste gratuito para descobrir seus pontos fortes

Importância das Soft Skills

Até certo tempo, os recrutadores valorizavam qualidades puramente intelectuais, como experiência profissional, domínio de idiomas e ferramentas.

Mas com o passar do tempo, as empresas começaram a se dar conta de que um funcionário é mais do que intelecto.

Ao mesmo tempo, o surgimento de novas linhas de desenvolvimento profissional e a grande velocidade com que os mercados se movem devido a globalização, têm levado as empresas a exigirem novas características e competências.

Portanto, o profissional qualificado de hoje enfrenta o desafio de estar preparado para ambientes de trabalho em constante mudança.

Por exemplo, uma pessoa pode ser um excelente profissional, com experiência e várias habilidades técnicas, mas se não conseguir administrar seu tempo ou trabalhar em equipe, provavelmente não terá sucesso no trabalho.

Veja Também: Estratégias para você ser promovido no trabalho

Diferença entre hard skills e soft skills

Além das soft skills, existe outro termo muito utilizado no mercado: as hard skills. Entretanto, as hard skills são o conjunto de habilidades técnicas e não as que envolvem o comportamento do indivíduo, ou seja, são habilidades que você pode aprender e facilmente mensuráveis.

Ou seja, cursos, palestras, capacitações dentro da sua área de atuação e habilidades de trabalhar com ferramentas específicas são hard skills.

De uma forma mais objetiva, hard skills são aquelas informações que devem ter destaque no seu currículo ou perfil do Linkedin.

Como desenvolver Soft Skills

Ao contrário das hard skills, que são aprendidas, soft skills são competências baseadas na inteligência emocional. Portanto, são semelhantes a emoções ou percepções que permitem que as pessoas entendam melhor outras pessoas.

A princípio são habilidades mais difíceis de aprender, pelo menos em uma sala de aula tradicional. Da mesma forma, elas também são muito mais difíceis de medir e avaliar.

Se você está trabalhando há algum tempo, é provável que já tenha desenvolvido algumas soft skills.

Por exemplo, se você trabalhou no varejo, trabalhou em um ambiente de equipe. Se você ajudou clientes insatisfeitos a encontrar uma solução, você usou a capacidade de resolução de conflitos e solução de problemas.

Mas se você está iniciando no mercado de trabalho, pense em outras atividades que já tenha feito, seja na escola ou como voluntário. Provavelmente, você teve que se comunicar, se adaptar a mudanças e resolver problemas.

Da mesma forma, você também pode refletir sobre as habilidades pessoais que precisa desenvolver.

Por exemplo, em vez de apenas discutir problemas com seu gerente, sugira soluções para esses problemas. Se você perceber que um colega está com dificuldades, ofereça ajuda. Se houver um processo que poderia melhorar uma rotina no seu trabalho, fale com seu chefe.

Soft skills mais valorizados
As competências comportamentais são úteis para enfrentar os desafios competitivos do mercado de trabalho. O perfil do profissional moderno deve ser diversificado e possuir habilidades interpessoais.

Principais Soft Skills

Geralmente os recrutadores não perguntam diretamente se você tem soft skills. Em vez disso, eles apresentam situações e perguntam o que você faria para avaliar se tem habilidades necessárias.

Então você pode se perguntar “Quais são as soft skills mais importantes?“.

Não existe uma resposta definitiva para esta pergunta, mas é possível listar algumas habilidades bastante valorizadas no mercado de trabalho.

Liderança

Profissionais que motivam as pessoas para que os resultados sejam alcançados possuem essa habilidade.

Habilidade para trabalho em equipe

A habilidade de lidar com pessoas diferentes, sempre respeitando as opiniões, é muito importante em qualquer profissão.

Proatividade

É a capacidade de estar sempre à frente, buscando novas alternativas para resolver dificuldades.

Criatividade

Essa habilidade está diretamente ligada à capacidade de criar e inovar, buscando sempre saídas diferentes para melhoria da empresa.

Atitude positiva

Pessoas com esse tipo de habilidade possuem sempre otimismo e entusiasmo na execução de suas tarefas.

Como destacar suas Soft Skills

Se você está buscando um novo emprego, é uma excelente ideia destacar suas soft skills, bem como as habilidades técnicas exigidas pelo cargo.

Veja como fazer isso em 3 passos simples:

Passo 1:

Antes de mais nada, faça uma lista das habilidades pessoais que você possui e que são relevantes para o trabalho. Em seguida, compare esta lista de habilidades com a descrição da vaga.

Passo 2:

Inclua algumas dessas habilidades em seu currículo. Você pode adicioná-las numa área chamada “habilidades”.

Você também pode mencionar algumas habilidades em sua carta de apresentação. Escolha uma ou duas habilidades que você tenha e que pareçam ser as mais importantes para o trabalho que você deseja.

Em sua carta de apresentação, forneça evidências que mostrem que você tem essas habilidades específicas.

Passo 3:

Por fim, você pode destacar essas habilidades na entrevista. Você pode demonstrar suas soft skills durante a entrevista sendo amigável e acessível.

Por exemplo: se você prestar atenção enquanto o entrevistador está falando, mostrará suas habilidades de escuta.

Exemplos de soft skills que você pode incluir no currículo

Alguns exemplos de habilidades interpessoais que você pode incluir no currículo são:

  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Capacidade de análise
  • Capacidade de resolução de conflitos
  • Gestão de tempo
  • Autonomia
  • Criatividade
  • Liderança

Concluíndo

  • Soft Skills são habilidades não técnicas que afetam seu desempenho no local de trabalho.
  • Você provavelmente já desenvolveu algumas soft skills na escola, faculdade ou no trabalho.
  • Você também pode desenvolver estas habilidades em atividades voluntárias, cursos e em programas de treinamento.
  • Inclua suas soft skills em seu currículo e carta de apresentação.
  • Demonstre suas habilidades pessoais durante a entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *