Como trabalhar no Google

COMPARTILHE
Trabalhar no Google

Muitas pessoas se perguntam como trabalhar no Google e o que existe por trás de um dos maiores sites de pesquisas do mundo. Como são as pessoas que trabalham nesta empresa? O que elas fazem e como chegam lá?

O Google é o buscador mais usado da internet há anos. Ele não é só um site, também possui diversas ferramentas como e-mail, armazenamento de arquivos, mapas, vídeos, entre outros negócios populares no mundo todo.

Mas afinal, como faz para trabalhar em uma empresa como o Google? Esse é um sonho que muitas pessoas têm. Então veja a seguir como fazer parte dessa grande empresa que atua no mundo todo.

Como é trabalhar no Google?

O Google é uma empresa inovadora e trabalha 100% relacionado à tecnologia. Ou seja, para trabalhar em uma empresa assim você precisar estar conectado.

Segundo o diretor-geral Fábio Coelho, “a missão da empresa é levar a tecnologia e a conexão ao mundo todo“.

Uma das melhores vantagens em trabalhar no Google é o home-office. Essa é a forma de trabalhar que traz o interesse de muitas pessoas.

Contudo, dentre uma das unidades no Brasil do Google está um prédio de 7 andares, distribuído em duas torres que ficam localizadas na cidade de São Paulo.

Uma das coisas mais incríveis da unidade é que entre as duas torres existe uma humilde residência que não pode ser removida dali.

Ela é registrada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

O Google também possui uma sede em Minas Gerais que conta com um prédio de 4 andares.

Juntos, cada um desses andares somam mais de 4 mil metros quadrados de luxo, conforto e ainda com uma vista espetacular para a cidade onde fica localizada, em Belo Horizonte.

O que é preciso para trabalhar no Google?

Se você tem interesse em trabalhar em uma empresa como o Google, iremos esclarecer todas as suas dúvidas para conseguir chegar lá.

Esse sonho não é somente dos profissionais das áreas de TI, mas também de profissionais de outras áreas, como engenharia, marketing e diversas outras.

A empresa é considerada uma das melhores para se trabalhar. Por isso, suas vagas são extremamente concorridas.

Para trabalhar no Google como estagiário ou em alguma área específica, um dos critérios mais importantes é falar inglês fluente e estar cursando ou ser formado em alguma área de interesse para a vaga.

Contudo, também é preciso ter conhecimento básico sobre a ciência da computação, que é um dos critérios mais importantes.

Por isso a empresa valoriza habilidades como conhecimentos em linguagens de programação, estrutura de dados, inteligência artificial e sistemas operacionais.

Então o critério mais importante para concorrer a uma vaga desse porte é estar realmente preparado para a sua área de atuação.

Escritório do Google em São Paulo
No Brasil, o Google tem cerca de 1 mil funcionários, entre São Paulo e Belo Horizonte. No mundo todo o número chega a 123 mil funcionários.

O Google também possui um número grande de estagiários, que para serem contratados seguem os seguintes critérios:

  • Estar cursando algum curso superior;
  • Possuir inglês fluente, sendo fala e escrita;
  • Possuir disponibilidade para trabalhar na cidade onde fica a unidade;
  • O estagiário ou funcionário precisa ter interesse pela sua área de atuação, habilidade de analisar e resolver situações, e principalmente, ter muito amor pelo que faz.

Como se candidatar a uma vaga no Google?

O Google é uma empresa multinacional, ou seja, possui sede em vários países sendo um deles os Estados Unidos.

Iremos mostrar abaixo o passo a passo de como você deve se candidatar a uma vaga do Google.

Passo 1: Verificar se existem vagas em aberto através do site. Esse é um dos primeiros passos a seguir, então se você quer trabalhar na Google precisa verificar se existem vagas em aberto.

Passo 2: Realizar a busca da vaga específica através da função que deseja trabalhar. O site possibilita fazer uma busca específica do que você procura, da sua área de atuação, simplificando a pesquisa para o candidato.

Passo 3: Preencha o formulário da vaga com todos os dados solicitados. Essas informações são muito importantes para poder concorrer às vagas, sendo de grande valia preenchê-las por completo.

Passo 4: Adicione o seu CV ao formulário preenchido. No final do formulário é possível anexar seu currículo, então é importante você caprichar nele antes de enviar.

Após o envio do formulário, você deve aguardar ser chamado para uma entrevista.

Por se tratar de uma empresa muito disputada, esse processo pode demorar até 6 meses. Mas lembre-se que você está concorrendo a uma “vaga dos sonhos”.

Quando você for chamado, será entrevistado em inglês e em português. Por isso a importância do inglês fluente para conversação.

O processo seletivo para trabalhar no Google

O processo seletivo para trabalhar no Google é bem rigoroso e demorado, pois são muitas vagas e muitos candidatos concorrendo.

Todavia, o processo seletivo segue um padrão para todas as vagas incluindo estágio, que são:

  1. Envio do formulário de inscrição;
  2. Entrevista online em Inglês e Português;
  3. Testes específicos para a função;
  4. Avaliaçao de conhecimento geral;
  5. Testes de habilidades e perfil do candidato;
  6. Entrevista com o gestor da área.

A entrevista em inglês é para verificar se o nível de fluência do candidato condiz com o informado.

Todavia, a empresa considera alguns pontos importantes do candidato, tais como:

  1. Liderança;
  2. Compatibilidade;
  3. Habilidade Cognitiva;
  4. Competência técnica.

Sempre foque em destacar seu histórico profissional, falar de suas conquistas, realizações e situações reais nas quais teve que resolver destacando como sua experiência iria valer para contribuir na vaga atual.

É importante também falar das atividades extracurriculares que realiza e serviços voluntários se houver.

Veja Também: Saiba o que são Soft Skills

Qual o salário de quem trabalha no Google?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o candidato interessado em trabalhar no Google é sobre a remuneração dos funcionários.

A remuneração no Google é bem variada. Um estagiário pode ganhar R$ 1.900,00 enquanto cargos de gerência podem ganhar até R$ 25.000,00.

Entretanto, a empresa também disponibiliza benefícios como:

  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Seguro de vida;
  • Previdência privada;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Auxílio creche.

Além disso, a empresa ainda oferece bônus para funcionários que cumprirem as metas e Participação nos Lucros.

Escritório do Google em Belo Horizonte
No escritório de Belo Horizonte ficam engenheiros do Google que trabalham diretamente no código-fonte mundial do buscador.

Dentro da sede, os funcionários dispõem de salas de jogos e descanso, geladeira com bebidas a vontade e um refeitório que, segundo os próprios funcionários, é bem satisfatório. E uma vez ou outra, você pode levar um amigo ou familiar para almoçar lá.

A empresa conta com um preparo para seus funcionários onde ajudam no seu desenvolvimento.

Isso possibilita trabalhar em qualquer outra empresa, realizando treinamentos constantes, reciclagens da parte técnica e a integração entre as equipes atuantes.

Veja Também: Dicas para se destacar no novo emprego

Como elaborar um currículo que chame a atenção do Google?

Apesar de o Google ser um sonho para trabalhar, ele se trata de uma empresa de grande nível. Ou seja, se você quer impressionar com seu currículo ele deve ter muita qualidade.

Contudo, você pode chamar a atenção do Google com as seguintes dicas:

  • Elabore um currículo detalhado, com suas informações pessoais, formação e experiência profissional.
  • Lembre que a qualidade importa muito, porém o marketing também. É ele que irá ser responsável por divulgar seu perfil profissional.
  • Seja detalhista quanto a sua formação, pois ela é a chave para o emprego.
  • Seus idiomas contam muito, lembre-se disso e nunca minta seu nível de conhecimento.
  • Mostre que você tem um diferencial, pois em média o Google recebe uns 3 milhões de currículos por ano, então você precisa se esforçar para o seu “aparecer” para o recrutador.
  • Um profissional de RH irá analisar seu currículo, mas a empresa também pode usar ferramentas de Inteligência Artificial.

Seu currículo é seu cartão de visitas, ele irá ser a primeira impressão da empresa pelo seu perfil profissional.

Veja Também: Como desenvolver seu marketing pessoal

Como passar na entrevista do Google?

Não existe um segredo para se passar em uma entrevista do Google. No entanto, o que pode ser feito é caprichar no seu discurso e na sua qualificação profissional.

Todavia, você precisa estar preparado para trabalhar em uma empresa desse nível, então precisa realmente conhecer sua área de trabalho.

Sendo assim, separamos algumas dicas de como passar em uma entrevista no Google:

  • Criatividade é tudo, os entrevistadores irão te fazer perguntas bem bizarras e esperam sua criatividade em resolvê-las.
  • Estude suas respostas e esteja a frente, como as que são feitas de praxe nas entrevistas de emprego, tais como: “Onde você deseja estar aqui a 5 anos?”, ou “Qual seu defeito?”, “Qual sua qualidade?” e também “Me fale sobre você!”.
  • Planeje a resposta automática, pense no que vai responder e análise uma segunda pergunta em cima da feita anteriormente.
  • Mostre que você consegue. Por isso, sempre que responder uma pergunta dê exemplos que concretizem o que você está falando, de como resolveria a situação e como desenvolveria seu trabalho.
  • Preste atenção no entrevistador, não se deixe distrair com as coisas que acontecem ao seu redor. Portanto, sempre olhe no olho, isso transmite confiança.
  • Ensaie sua apresentação, ou seja, faça ela diversas vezes na frente do espelho com confiança para não parecer nada ensaiado demais. Mostre que você sabe sobre o que está falando.

Em síntese, com todas essas dicas de como trabalhar no Google, você pode se preparar para concorrer a uma vaga na empresa com mais tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *