Dicas para conseguir seu primeiro emprego na área de TI

COMPARTILHE
Emprego na área de TI

Se você está em busca de um emprego na área de TI, este artigo foi feito para você.

Aqui daremos todas as dicas para você conseguir entrar nessa área que só vem crescendo no mundo todo.

Descubra os principais fatores para conseguir o sonhado emprego na área de TI, que atualmente possui uma média de mais de 800 mil vagas em aberto em diversos estados do Brasil, sendo o maior número delas em São Paulo.

O mercado de TI no Brasil

No ano passado, o aumento de empregos na área de TI subiu em mais de 10% com contratações em destaque para as grandes empresas da área.

No Brasil existem atualmente 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. A maioria das vagas (42,9%) está concentrada em São Paulo.

A demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, somente 46 mil pessoas se formam ao ano com o perfil necessário para atender essas vagas.

Ou seja, há muitas oportunidades na área de tecnologia!

Habilidades desejadas

De acordo com o relatório “Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC”, as especializações da área de tecnologia que serão mais requisitadas a médio e longo prazo são:

  • Desenvolvedores Mobile: Programação em linguagem Java e conhecimentos de Agile, Design Thinking, UX e Full Stack.
  • Computação na Nuvem: Conceituação e aplicação em Virtualização de Máquina, AWS, Azure, entre outras.
  • Data Analytics: Conhecimentos em Gestão da Informação, Big Data e Ciência de Dados.
  • Segurança Cibernética: Entendimento do nível básico ao avançado das ferramentas empregadas na área.
  • Inteligência Artificial: Habilidades com Redes Neurais, Aprendizado de Máquina, Computação Cognitiva e Algoritmos Avançados.

O relatório ressalta ainda que a maior demanda do momento é por desenvolvedores mobile com formação Full Stack.

Profissionais de tecnologia
Na área de tecnologia, não basta estar preparado tecnicamente, você deve saber se vender. Por isso é importante dar atenção ao marketing pessoal e desenvolver o seu networking.

Dicas para conseguir o primeiro emprego na área de TI

Conseguir um emprego sem ter nenhuma experiência é um desafio para os profissionais de todas as áreas.

Contudo, a seguir iremos apresentar várias dicas para te ajudar a conseguir seu primeiro emprego na área de TI.

Mas lembre-se: um dos primeiros passos é saber em qual direção você quer seguir dentro da área da Tecnologia da Informação.

1. Tenha uma formação profissional

Em primeiro lugar vem a sua formação profissional na área de Tecnologia.

Muitos profissionais buscam uma formação superior como Ciências da Computação, Sistemas da Informação ou Engenharia da Computação para aperfeiçoar seus conhecimentos.

2. Decida por uma área de atuação

A área de TI possui um amplo campo de atuação, ficando a seu critério seguir a que mais lhe agrada.

Todavia, saiba que as opções são muitas e iremos mostrar algumas delas a seguir:

Programação

Profissional responsável por desenvolver sistemas e aplicações, sendo necessário ter conhecimento em alguma linguagem de programação.

Por isso, é bom estudar sobre tudo e conhecer diversos tipos de linguagens e paradigmas. Pode ter certeza que você sempre terá uma novidade para aprender.

Suporte Técnico

Responsável por prestar suporte técnico a usuários da empresa em que atua, resolvendo problemas de funcionamento e até mesmo reparando alguns erros.

Todavia, o atendimento pode ser feito por telefone ou acesso remoto.

Segurança da Informação

A função do profissional de segurança da informação é manter os dados da empresa seguros, monitorar ambientes internos e controlar os acessos a sistemas e redes.

Analista de Sistemas

Responsável por analisar e gerenciar o desenvolvimento de sistemas, estudando os melhores caminhos para que uma informação seja processada da maneira correta.

Este profissional deve ter uma boa habilidade de comunicação, já que está em contato constante com clientes e programadores.

Especialista em Redes

Realiza a gestão e manutenção nos equipamentos de uma rede, local ou corporativa. As atividades envolvem instalação e configuração de computadores e equipamentos de rede.

Este profissional também pode prestar suporte à área de desenvolvimento de sistemas, registrar ocorrências, orientar usuários e monitorar redes para evitar falhas.

Nesta área, você pode trabalhar em apenas uma empresa ou prestar serviços para várias empresas.

Banco de Dados

Responsável por gerenciar os bancos de dados de um ou mais sistemas, garantindo o bom funcionamento e a integridade dos dados armazenados.

Algumas tarefas comuns são a manutenção de bancos de dados, realização e verificação de backups, otimização de bancos de dados e suporte a analistas e programadores.

Profissional de suporte técnico
O mercado de TI é oferece muitas oportunidades além de remunerar acima da média, se compararmos com outras profissões. Mas tenha em mente que salário não pode ser sua única fonte de motivação, é preciso ter uma afinidade com a área escolhida.

3. Desenvolva seu Networking

Networking em português significa rede, ou seja, rede de contatos de forma profissional. Todavia, é uma maneira de se conectar com uma rede de contatos com interesses semelhantes.

Não se esqueça de fazer um bom networking, pois ele é tão importante quanto a sua formação profissional na área.

Portanto, a sua rede de contatos é um grande facilitador, que pode abrir portas para você conseguir um emprego em uma das melhores empresas na área de TI.

Algumas empresas preferem usar o Networking como uma ferramenta de contratação, pois normalmente os funcionários indicam a pedido da empresa alguém da sua rede de contatos para aquela determinada função.

Sendo assim, vale a pena investir nessa estratégia para conseguir seu primeiro emprego na área de TI.

4. Obtenha certificações na área

As certificações são uma maneira de você mostrar seus conhecimentos, portanto eles são de extrema importância para conseguir um emprego na área de Tecnologia da Informação.

Sendo assim, lembre-se que quanto mais melhor. Ou seja, quanto maior for seu conhecimento, maiores serão as chances de conseguir uma vaga.

5. Aprenda outros idiomas

Saber falar, ler e escrever em outras línguas também pode ser uma ferramenta para destacar seu currículo na busca na área de TI.

Todavia, nos dias atuais saber falar outro idioma se torna obrigatório e na área de tecnologia não seria diferente. Principalmente porque a maioria dos softwares e linguagens de programação não estão em português.

Outro motivo é que muitas empresas possuem equipes distribuídas em diversos países, então você poderá ter que falar ou reportar a alguém que fale outra língua.

Veja Também: Preparação para uma entrevista em inglês

6. Prepare-se para as entrevistas

Quando você se candidatar às vagas de emprego, provavelmente será chamado para fazer entrevistas.

Portanto, esteja preparado para as perguntas e não seja pego de surpresa. Isso evitará que você fique sem respostas para perguntas importantes.

Sendo assim, faça uma pesquisa sobre as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego na área de TI, e também sobre perguntas da sua vida pessoal.

Um processo seletivo pode ser bem exaustivo, mas no final vale a pena, pois após isso você iniciar na área e ganhar experiência.

Uma recomendação bem importante é sempre pesquisar sobre a empresa que você irá fazer a entrevista, pois muitos recrutadores perguntam se você conhece a empresa.

Desta maneira, saber como a empresa trabalha é importante para responder esse tipo de pergunta.

Veja Também: Dicas para sua primeira entrevista de emprego

7. Faça estágios

O estágio é tão importante para algumas áreas de atuação, que se torna obrigatório para concluir o curso.

Na área da Tecnologia da Informação isso não é diferente. Então procure fazer bastante estágio na área que você escolheu atuar, pois, isso irá te preparar bastante para conseguir seu primeiro emprego.

O estágio ajuda a pôr em prática o que até então você conhecia teoricamente, e também ajuda a decidir qual área atuar.

Veja Também: Como conseguir um estágio no esterior

Com essas super dicas você está a um passo de conseguir seu emprego na área de TI. Portanto, coloque todas essas dicas em prática e boa sorte em sua busca por uma boa oportunidade de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *