Como melhorar o seu marketing pessoal

COMPARTILHE
Marketing pessoal

O marketing pessoal é essencial para a criação de uma imagem profissional positiva, de tal forma que seu nome seja lembrado por colegas de trabalho, superiores e outros profissionais do mercado.

Alguns detalhes fazem toda a diferença na criação de uma marca pessoal, porém, qual a melhor maneira de fazer isso?

A importância do Marketing Pessoal

O marketing pessoal, também conhecido como personal branding, é um conjunto de estratégias para melhorar a imagem do profissional através de ações de promoção pessoal.

Quando lemos isso, pode vir uma ideia de algo muito metódico e formal, porém não necessariamente é essa ideia.

Antigamente, as pessoas que se preocupavam com o marketing pessoal eram as que trabalhavam diretamente com sua imagem, como atores e autônomos.

Porém hoje em dia, o marketing pessoal deve ser usado sempre que possível, principalmente para que você construa autoridade e possa se destacar no mercado de trabalho.

Pense numa empresa e no quanto é importante ela saber se vender no mercado para se destacar de outras empresas. Aqui a ideia é a mesma, porém focada em você.

O marketing pessoal é uma ferramenta que, se usada corretamente, pode aumentar o seu poder de convencimento, cativar pessoas e fortalecer sua autoridade.

A maioria dos profissionais trabalham vendendo o tempo para outras empresas, ou seja, todos somos vendedores.

Precisamos esquecer algumas ideias erradas sobre o termo “vendas” e saber aproveitar o que isso tem de melhor a nos oferecer.

Por que construir autoridade?

Você pode estar pensando “para que eu preciso construir autoridade em algo, se eu trabalho na mesma empresa e nem pretendo sair dela?” ou “estou feliz onde estou“.

A construção de autoridade serve para que você seja visto como um profissional de destaque no seu meio, seja reconhecido e caso você queira ter um cargo de liderança, a autoridade vai ser sua aliada, pois líderes reais inspiram outras pessoas com sua autoridade.

Não basta ter conhecimento, experiência e disposição. Para se destacar na multidão de profissionais, você precisa estar visível e ser uma autoridade na sua área de atuação.

Como melhorar o marketing pessoal?

Antigamente, quando falávamos de marketing pessoal muito se falava em como se vestir, como se portar e claro, essas coisas não deixaram de ser importantes, porém a ideia é trabalhar algo mais real que vá além de como você se mostra para o mundo.

1. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para você que deseja melhorar como profissional e encontrar um equilíbrio pessoal, e isso consequentemente também te trará melhoria no seu marketing pessoal, pois assim sua mudança será interna e não somente externa.

Se conhecer fará com que você saiba melhor quais são suas habilidades e seus pontos de melhoria e assim você poderá escolher em qual focar.

Conhecer a si mesmo não é tão fácil quanto parece. Este teste de personalidade pode ajudar você a descobrir suas capacidades e qualidades.

2. Se especialize

O conhecimento é peça chave para que você possa melhorar seu marketing pessoal, isso porquê você precisa ter o que falar com outras pessoas e principalmente, ser especialista em sua área de atuação ou em algo específico que tenha a ver com sua área.

Leia muito e faça cursos, isso é muito importante para que você consiga ser destaque.

3. Compartilhe seu conhecimento

Depois que você estudou sobre algo e decidiu em qual habilidade sua você quer focar, que tal compartilhar seu conhecimento com outras pessoas?

Sempre tem alguém que sabe menos sobre algo do que você e que você pode ajudar com isso.

Hoje em dia, você pode compartilhar conhecimento nas redes sociais, como Linkedin, Facebook ou Instagram.

Inclusive muitos profissionais tem se destacado com o uso no Linkedin tanto para mostrar o currículo quanto para escrever textos e criar a autoridade no seu nicho.

Caso você goste de escrever e quer trabalhar firme no seu marketing pessoal, pode até criar um blog com seus conhecimentos sobre determinado assunto.

Esse passo é essencial para o seu marketing pessoal, pois nada adianta você ter o conhecimento e deixar guardado com você.

O LinkedIn é uma ferramenta fundamental para desenvolver o marketing pessoal e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho

4. Saiba contar sua história

Se você tem a habilidade de contar histórias, com certeza vai se destacar, pois os grandes profissionais sabem contar boas histórias sobre sua trajetória.

Isso é importante para inspirar e cativar outras pessoas com o que você precisa falar.

Você é um mundo de possibilidades, não espere que outras pessoas enxerguem seus talentos e te conte sobre eles, trabalhe a si mesmo e destaque-se, você vai ganhar muito com isso crescendo tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

2 Responses

  1. Viviane Amorim 08/09/2019 / 00:12

    Interessante. Não podemos esquecer que também o que postamos nas redes sociais serve para o nosso marketing pessoal.

  2. João Carlos 24/10/2019 / 12:28

    Parabéns pelas dicas! Hoje em dia é muito difícil alcançar sucesso na carreira sem ter um bom marketing pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *