A importância do trabalho voluntário para a carreira

COMPARTILHE
Importância do trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário é doar tempo, conhecimento e prática para ajudar o próximo. Realizar esse tipo de ação por si só é louvável e merece grande prestígio.

Isso também se aplica em sua carreira, que é impactada positivamente ao incluir trabalho voluntário no currículo. Ter em seu histórico a realização de trabalho voluntário mostra que você tem experiência em determinada área e que você é uma pessoa empática.

Veja a seguir os benefícios que essa prática pode trazer para sua carreira e a importância de ajudar o próximo.

Como o trabalho voluntário impacta na carreira

Obviamente, a prática do trabalho voluntário não tem como objetivo impactar a carreira de uma pessoa. Afinal, quem faz trabalho voluntário tem como intenção ajudar de alguma forma em uma causa.

No entanto, os resultados positivos que isso proporciona para a carreira são incontestáveis.

Ajudar o próximo mostra que você é empático, altruísta, pró-ativo e que para você, dinheiro, carreira e sucesso não são tudo na vida.

Esse é o perfil do funcionário perfeito para muitas empresas que procuram por valores como esses em seus colaboradores.

Contudo, também é importante destacar que a prática de qualquer trabalho conta como experiência no currículo, incluindo o voluntariado.

Veja Também: Empresas que contratam para trabalhar home office

Então se você não possui muita experiência em sua área profissional, ser voluntário te ajudará a turbinar seu currículo com experiência, conhecimento e prática.

Neste contexto, temos três pontos importantes sobre o trabalho voluntário e sua importância como um todo:

Objetivo do trabalho voluntário: se estiver dentro da sua área de atuação como profissional, os benefícios proporcionados por essa prática trarão para seu currículo mais experiência e conhecimento.

Atividade extra é valorizada no ambiente corporativo: aqueles que são pró-ativos e se empenham, mesmo com tantas tarefas e ocupações, são valorizados no ambiente corporativo.

A importância de ajudar o próximo: e claro, ajudar o próximo é o principal objetivo do voluntariado. Então esse é um benefício que fará bem para você e para quem receber sua ajuda.

Serviço voluntário
Fazer algum trabalho voluntário pode ser significativo para sua carreira. Muitas empresas valorizam isso, tanto pelo desenvolvimento pessoal como pela experiência adquirida.

Benefícios do trabalho voluntário para a carreira

Como mencionado, há muitos benefícios em realizar o trabalho voluntário e eles se aplicam a você, sua carreira e a quem foi ajudado com essa ação.

No caso da sua carreira, você poderá observar os seguintes benefícios em se tornar um voluntário.

Valorização no mercado de trabalho

Empresas valorizam profissionais que se preocupam com questões sociais, projetos ambientais e outras causas de grande importância para a comunidade ou mundo.

Além disso, colocar em prática algo que você aprendeu em sua graduação mostra para as empresas que você não deixa passar oportunidades promissoras.

Troca de contatos para fazer networking

Sendo voluntário em um projeto ou causa, você tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas que atuam na mesma área que você ou em áreas complementares.

Isso auxilia sua carreira proporcionando uma rede de contatos que poderá te ajudar muito no ambiente de trabalho.

Ganho de experiência comprovada

O trabalho voluntário é recomendado principalmente para estudantes e recém-formados.

Isso porque ele possibilita ganhar experiência comprovada rapidamente, já que você poderá colocar em prática tudo que aprendeu na graduação, além de ajudar pessoas.

Ganho de conhecimento em sua área de atuação

Por mais que você tenha aprendido muitas coisas na faculdade, colocar esses conhecimentos em prática é bem diferente.

A experiência em trabalhar de forma voluntária traz muito valor para seus conhecimentos. Nesse tipo de experiência você pode aprender muitas coisas novas que contribuirão para sua área de atuação.

Possibilita a transformação pessoal

Uma das coisas mais incríveis de realizar uma atividade voluntária é que você obtém uma transformação pessoal que jamais conseguirá trabalhando em um emprego.

Ajudar ao próximo é transformador. Isso proporciona paz de espírito, esperança, orgulho e valorização do seu próprio trabalho.

E claro, é gratificante demais ver que com pequenas ações você pode ajudar a transformar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *