Você gostaria de tornar seu trabalho menos estressante? Esse é o desejo de muitos profissionais, afinal, o estresse no trabalho é uma realidade para muitas pessoas.
Esse problema pode afetar negativamente a produtividade, a satisfação no trabalho e até a saúde.
Mas existem maneiras de reduzir o estresse no ambiente de trabalho. Veja nas dicas que preparamos algumas estratégias eficazes que você pode adotar no dia a dia e dizer adeus ao estresse no trabalho.
Os problemas de um trabalho estressante
O estresse no trabalho é uma realidade que faz parte do dia a dia de muitos profissionais, e que pode afetar a produtividade, a motivação e até a saúde.
Uma variedade de fatores pode causar o estresse, incluindo:
- falta de controle sobre o trabalho;
- carga de trabalho elevada;
- conflitos no local de trabalho;
- incerteza sobre o emprego.
É importante lembrar que o estresse no ambiente de trabalho não é apenas um problema para os profissionais, mas também para as empresas.
Afinal, o estresse pode levar a uma diminuição na produtividade, ausências e aumento dos custos com saúde.
Dessa forma, é importante identificar as causas e combater o estresse para não permitir que isso se torne um problema maior.
Dicas para reduzir o estresse no trabalho
Como já vimos, o estresse no emprego é um problema cada vez mais frequente, mas a boa notícia é que existem maneiras de reduzir o estresse no trabalho. Veja a seguir:
1. Defina prioridades
No trabalho, nem sempre o que é importante é urgente. Então, se você quer tornar o trabalho menos estressante, certifique-se de compreender as suas prioridades.
Dessa forma, você pode mapear especificamente o que planeja fazer e repetir até criar novos hábitos.
Por exemplo, você pode adicionar compromissos no calendário para bloquear horários e conseguir se concentrar em tarefas específicas.
A dica é focar nas coisas que são importantes. Não deixe que elas saiam dos trilhos por causa de coisas urgentes e não importantes.
Não tente ser multitarefas. Querer fazer tudo só diminui sua produtividade, e isso irá estressar você.
2. Avalie sua produtividade
Você já parou para pensar sobre qual período produz mais? Pode ser que em alguns horários ou dias da semana você não consiga render tanto.
Essa informação é importante para você organizar melhor suas tarefas e compromissos. Além disso, você pode saber quais atividades não contribuem para o seu trabalho.
Por exemplo, será que aquela reunião semanal é mesmo importante? Ou poderia ser resolvida por e-mail ou WhatsApp?
No trabalho, muita gente poderia eliminar muito do que fazem sem qualquer impacto na produtividade. E o motivo é que fazemos algumas coisas apenas pelo hábito.
E por que é importante resolver isso? Porque não há nada mais estressante do que estar sempre atrasado com os prazos no trabalho.
Então, use uma lista de tarefas para acompanhar o que você faz e tente descobrir quais tarefas poderiam ser encurtadas ou eliminadas da sua rotina.
3. Use a tecnologia a seu favor
Ganhar tempo pode ser tão simples quanto copiar e colar uma resposta de e-mail usada com frequência.
Mas existem outras ferramentas ou maneiras de automatizar pequenas tarefas para melhorar o seu fluxo de trabalho. Então aproveite isso!
Quanto menos tarefas repetitivas você precisar fazer, melhor.
Outro ponto importante é não confiar apenas na sua memória. Use uma lista de tarefas ou um simples bloco de notas para anotar tudo o que precisa lembrar.
Falando em tarefas, use uma ferramenta para ajudar na gestão de tempo. Saber como priorizar suas atividades pode evitar estresse no futuro.
As ferramentas de comunicação também são ótimas para melhorar o fluxo de informações.
4. Cuidado com as distrações
O celular e o computador podem ser fontes inesgotáveis de distrações. E isso pode fazer com que sua produtividade diminua e o estresse aumente.
Afinal, em algum momento você terá que correr atrás do tempo perdido para cumprir o deadline.
Por isso, uma boa ideia é verificar as configurações de foco do seus dispositivos para silenciar as notificações quando você precisar focar em uma atividade.
Também é possível definir limites de tempo de uso para cada aplicativo.
Mas o problema não se resume às redes sociais ou memes do WhatsApp. Até mesmo as ferramentas que você usa para trabalhar, como o Slack, Teams ou até o e-mail podem atrapalhar.
Sendo assim, quando precisar focar no trabalho, silencie as ferramentas e ignore o e-mail.
5. Faça pausas
Manter o foco é importante, mas trabalhar na mesma tarefa por muito tempo pode deixar você estressado.
Por isso, o ideal é fazer pausas para fazer algo relaxante. Pode ser algo simples como tomar um café, água ou dar uma volta.
Ao se movimentar seu corpo produz endorfina, e isso reduz a tensão e ajuda a melhorar o humor.
Meditação também é uma ótima maneira de se acalmar e relaxar. Você pode fazer isso com uma respiração profunda de cinco minutos, concentrando sua atenção em uma imagem simples e relaxante.
6. Mantenha a organização no trabalho
Uma boa organização é fundamental para uma boa produtividade, além de deixar o trabalho menos estressante.
Mas você não deve apenas organizar seu espaço de trabalho físico. Tenha cuidado também com o digital.
Ou seja, limpe sua área de trabalho, organize os ícones para ferramentas ou documentos usados com frequência e organize seu e-mail.
Dessa forma, você terá acesso fácil às coisas que são mais importantes. Além de fazer você se sentir melhor, isso pode evitar estresse por não encontrar algo que precisa.
Outra dica é fazer da organização uma rotina. Então, no final do dia, antes de sair, separe alguns minutos para organizar seu local de trabalho.
Limpe sua mesa e jogue fora qualquer item desnecessário.
7. Cuide da sua saúde
Muitas vezes o estresse no trabalho está relacionado a problemas como má alimentação, sedentarismo ou noites mal dormidas.
Por exemplo, pular o almoço e só tomar um café no meio da tarde não é uma boa ideia. Optar por comida rápida todos os dias também pode ter um efeito negativo.
O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia com alimentos variados como frutas, legumes, verduras, carnes magras e carboidratos integrais.
Uma boa noite de sono também é fundamental para ter bom humor, disposição e tornar o trabalho menos estressante.
E se o tempo permitir, pratique alguma atividade física. Uma simples caminhada pode ajudar muito.
8. Estabeleça limites entre sua vida pessoal e profissional
Atualmente, uma das causas do estresse no trabalho é a falta de limites entre a vida pessoal e profissional.
Isso se tornou ainda mais evidente com o home office, pois muitas vezes acabamos respondendo aquela mensagem que chega depois do horário.
Um bom começo é estabelecer horários para iniciar e encerrar o trabalho. Você pode até responder uma mensagem importante depois do horário, mas o ideal é evitar trabalhar muito além do seu horário.
Você também deve reservar um tempo para atividades pessoais, como ir para a academia, praticar um hobby ou passar tempo com os amigos e família.
Da mesma forma, aproveite seu tempo livre como férias, finais de semana ou feriados para desconectar completamente do trabalho.
Isso pode ajudar a recarregar suas baterias e voltar ao trabalho com energia renovada.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 15 anos de experiência.