Dicas para manter o foco no trabalho

COMPARTILHE
Foco no trabalho

Saber manter o foco no trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Independente de qual seja a sua profissão, os desperdiçadores de tempo estão aí e a procrastinação é a principal concorrente da produtividade.

Como manter o foco

Conseguir se manter focado não é uma tarefa tão simples quanto parece: Redes sociais, celular, e-mails chegando a toda hora, podem atrapalhar e muito.

Mesmo para quem procrastina ou para aqueles que gostam de fazer mais uma coisa ao mesmo tempo, a falta de foco afeta diretamente o rendimento no trabalho.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a manter o foco no trabalho por mais tempo, e produzir mais e melhor.

Veja Também: Como ter Boas Ideias

1. Afaste-se do que te distrai

Isso você já deve ter ouvido falar muito, mas para entender exatamente o que isso quer dizer, você precisa saber o que realmente te distrai ou o que tira sua concentração.

Em alguns casos, principalmente quando você precisa entregar um trabalho, um relatório ou prestar um serviço de forma muito rápida, a melhor opção é deixar o celular offline, e no modo silencioso.

Se trabalha no computador, a melhor opção é deixar as páginas e janelas com redes sociais fechadas, pelo menos até terminar o que precisa ser feito.

Dessa forma você fica mais eficiente durante aquele período que precisa terminar o trabalho.

Separe alguns pequenos blocos de tempo para checar as redes e evite se atrapalhar por isso.

2. Tenha um tempo próprio para ler e-mails

Evite parar tudo que está fazendo para checar a sua caixa de e-mails, esse é um dos piores erros que as pessoas comentem.

Essa interrupção é inimiga da concentração, e te faz perder o foco todo momento. O mais indicado para conseguir manter o foco no trabalho, é separar pequenos blocos de tempo dentro do seu horário de trabalho, para verificar se há alguma coisa urgente por lá.

3. Faça listas

Se você se organiza e já sabe tudo que precisa fazer antes de começar a trabalhar, colocar tudo isso numa lista, facilita muito e deixa a sua visão mais clara do que precisa ser feito.

Com isso o trabalho rende mais, melhor, e é possível que até sobre tempo para adiantar algo, ou para outras tarefas.

Reserve dez minutos do seu dia, para se antecipar dessa forma e colocar numa lista, tudo que precisa ser feito durante o dia. É uma das maneiras de manter o foco e ainda conseguir ser muito mais produtivo.

4. Alterne os períodos de foco e relaxamento

Essa é uma dica dada por alguns especialistas, em que se organizar por blocos de tempos curtos, como 20 ou 25 minutos, seguidos de pequenas pausas, como 5 minutinhos, são ótimos para melhorar a concentração.

Se mantenha super focado dentro desse período, e pare para um café, tomar uma água, quando esse tempo acabar.

De acordo com estudo da RescueTime, ninguém consegue se manter concentrado por muito tempo, e esse bloco de tempo se torna mais eficiente quanto separado dessa forma.

5. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo

A ansiedade às vezes nos faz atropelar as tarefas do dia a dia, e com isso, a produtividade também é prejudicada.

Pessoas que são muito agitadas querem fazer tudo de uma vez, e isso as faz perder o foco completamente.

No final do dia, elas estão exaustas, e acabam não conseguindo terminar nada por completo.

6. Saiba priorizar

Para se organizar melhor, e conseguir manter o foco no trabalho com aquilo que realmente é importante, saiba priorizar as suas tarefas e atividades.

O primeiro passo, é separar tudo que exige mais atenção e precisa ser feito o quanto antes. Depois o mais importante é saber que imprevistos acontecem, mas você precisa saber se ele pode ser resolvido naquele momento ou não, e seguir com seus afazeres.

Se você conseguir seguir todas essas dicas e aprender a manter o foco no trabalho priorizando as tarefas, eliminando as distrações e fazendo uma tarefa de cada vez, é possível que você fique mais eficiente e mais produtivo, faça o teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *