Início » Produtividade » Dicas para manter o foco no trabalho

Dicas para manter o foco no trabalho

Foco no trabalho

Saber manter o foco no trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Mas isso é essencial para ter uma boa produtividade.

Independente da profissão, no dia a dia temos que lidar com uma infinidade de distrações. Por isso, às vezes fica difícil manter a concentração.

Veja algumas estratégias para acabar com as distrações e melhorar o seu foco e atenção no trabalho.

Como manter o foco no trabalho

No ambiente de trabalho, manter o foco nem sempre é uma tarefa simples. Distrações como redes sociais, e-mails chegando a toda hora e as notificações do celular são alguns exemplos.

Na verdade, as distrações podem até aumentar os níveis de estresse e frustração. Por isso, o foco é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho.

Mas a boa notícia é que você pode melhorar seu foco no trabalho. Basta aplicar algumas dicas simples no seu dia a dia.

1. Afaste-se das distrações

Provavelmente você já ouviu falar sobre isso. Mas para entender exatamente o que a frase quer dizer, você precisa saber o que realmente te distrai. Ou seja, o que tira sua concentração.

Um bom exemplo é quando você precisa entregar um trabalho ou finalizar uma tarefa importante. Neste caso, a dica é deixar o celular offline ou no modo silencioso.

Se você trabalha no computador, a melhor opção é fechar as redes sociais. Pelo menos até terminar o que precisa ser feito.

Depois você pode reservar alguns pequenos intervalos de tempo para checar as redes sociais e as notificações do celular.

Dessa forma você consegue se concentrar durante aquele período que precisa terminar o trabalho.

2. Reserve um tempo para ler e-mails

Você verifica seus e-mails toda hora? Esse é um dos piores erros que as pessoas comentem no trabalho.

Muitas vezes os e-mails acabam se tornando uma distração. Eles acabam tirando de você o foco em outras atividades mais importantes.

Por isso, evite parar tudo que está fazendo para checar a sua caixa de e-mails. Essa interrupção é inimiga da concentração. E isso faz você perder o foco a todo momento.

O melhor é separar pequenos intervalos de tempo para fazer isso. Por exemplo, no início da manhã e logo depois do almoço.

Além disso, utilize filtros ou pastas para organizar seus e-mails. Isso pode ajudar muito a ler e responder mais rapidamente.

3. Faça listas

As listas de tarefas, as famosas to do lists, são ferramentas excelentes para organizar o trabalho.

Além de facilitar o trabalho, as listas permitem que você tenha uma visão mais clara do que precisa ser feito.

Assim, você consegue focar no que interessa e o trabalho rende mais. Você pode até encontrar um tempo livre para adiantar outras tarefas.

Portanto, reserve alguns minutos do seu dia para planejar suas tarefas e colocar tudo numa lista. Se puder fazer o planejamento da semana, melhor ainda!

Você pode usar uma simples planilha no Excel, um aplicativo como o Todoist ou até uma folha de papel.

4. Alterne os períodos de foco e relaxamento

Muita gente pensa que manter o foco no trabalho é o mesmo que trabalhar por horas sem descanso. Mas não é assim que funciona.

De acordo com estudo da RescueTime, ninguém consegue se manter concentrado por muito tempo.

É comprovado que o cérebro precisa de pausas para funcionar bem. Então, ao finalizar uma tarefa complexa, pare por 5 ou 10 minutos para descansar.

Por exemplo, você pode tomar um café, caminhar um pouco ou conversar com os colegas. Isso ajuda a relaxar a mente e preparar o corpo para as próximas tarefas.

5. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo

No ambiente de trabalho, apesar de toda organização e planejamento, temos que fazer várias coisas ao mesmo tempo.

O problema é quando isso se torna regra. Tentar ser multitarefas é um dos maiores erros de quem deseja manter o foco.

Ao invés de produzir mais, você pode terminar o dia cansado e sem finalizar nada.

E como resolver isso? O primeiro passo é organizar e priorizar as tarefas. Como já vimos, uma lista de tarefas pode resolver.

Outra dica é separar as atividades com horários marcados, como reuniões. Assim você evita imprevistos.

E por último, às vezes basta saber dizer “não”. Não adianta aceitar uma tarefa quando você sabe que não vai conseguir entregar no prazo.

6. Saiba priorizar

Para se organizar melhor e manter o foco no trabalho, é importante saber priorizar as atividades.

Então, o primeiro passo é separar tudo que exige mais atenção e precisa ser feito o quanto antes. A Matriz de Eisenhower é uma ótima técnica para isso.

Dessa forma, você poderá decidir quais tarefas devem ser realizadas primeiro. Isso evita que você acabe fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

7. Tenha uma boa noite de sono

A qualidade do sono pode influenciar diretamente a sua concentração no trabalho.

Quando não dormimos bem, sentimos os efeitos negativos durante o dia. Dificuldade de concentração, cansaço e stress são alguns exemplos.

Então, se você quer melhorar o foco, durma bem. Faça refeições leves à noite, evite dormir com a TV ligada e não use o celular 30 minutos antes de dormir.

8. Tome um bom café da manhã

Se você quer melhorar o foco no trabalho, pular o café da manhã é uma péssima ideia.

Sem essa refeição, você pode chegar no trabalho sem energia e com dificuldade em se concentrar. Além disso, em algumas horas você já estará pensando no almoço.

Por isso, mantenha o hábito de tomar um bom café da manhã todos os dias. Se for na companhia da família ou amigos, melhor ainda.

9. Mantenha sua mesa organizada

Uma mesa bagunçada pode deixar sua mente se distrair facilmente porque está constantemente tentando entender a desorganização.

Por isso, mantenha sua mesa organizada e limpa. Assim, fica mais fácil focar nas tarefas e você não perde tempo tentando encontrar o que precisa.

Outra dica é deixar na mesa somente o essencial para o trabalho. Guarde todo o resto para não atrapalhar.

10. Tenha uma cadeira confortável

Pode parecer bobagem, mas uma cadeira confortável faz uma enorme diferença no seu desempenho no trabalho.

Passar o dia todo sentado numa cadeira com um apoio ruim irá resultar em dores nas costas. O resultado disso é que você se cansa mais cedo e perde o foco.

Então, invista numa cadeira confortável. A cadeira de escritório ideal deve apoiar sua lombar, promover uma boa postura e ajudar a aliviar a dor nas costas.

COMPARTILHE

3 Responses

  1. Alberto Dias 02/10/2021 / 17:23

    Exatamente o que estava precisando.

  2. Marina 06/10/2021 / 11:41

    Dicas excelentes! Depois que comecei a usar lista de tarefas minha produtividade melhorou. Gostei muito da dica sobre mesa organizada.

  3. Gabriela Campelo 30/05/2022 / 00:09

    Adorei o artigo. Ótimas dicas para se concentrar e manter o foco no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.