Como combater o estresse no trabalho

COMPARTILHE
Estresse no trabalho

O estresse no trabalho é um dos principais problemas da atualidade. Afinal, é quase impossível não viver situações estressantes no ambiente profissional.

As causas são muitas: prazos apertados, carga de trabalho elevada, medo da demissão, chefes que são um terror… enfim, a lista não acaba.

Mas antes que você perca as esperanças, saiba que é possível combater o estresse no ambiente de trabalho. Para isso, basta seguir algumas dicas simples que vamos mostrar a seguir.

O problema do estresse no trabalho

Antes de mais nada, vale lembrar que o estresse não é uma doença, mas um estado de tensão física, mental ou emocional. Mas estas tensões produzem efeitos colaterais e prejuízos quando as situações estressoras são contínuas e intermitentes.

O estresse no trabalho é um grande problema para a maioria dos profissionais, e pode até causar doenças e transtornos psicológicos como a depressão e ansiedade, por exemplo.

Veja Também: Dicas para lidar com a pressão no trabalho

Causas do estresse no ambiente de trabalho

Uma pesquisa realizada com mais de 1.400 profissionais no mundo mostrou quais são as principais causas de estresse no trabalho.

Segundo o estudo, a maior fonte de irritação para mais da metade dos entrevistados é o descompasso de informações.

A dificuldade em organizar o trabalho acumulado e dar prioridade a outras tarefas também estressa muitos profissionais.

Veja as 5 principais causas de estresse apontadas pelo estudo:

  1. Desencontro de informações: 52%
  2. Problemas com prioridade de tarefas: 51%
  3. Metas irreais: 49%
  4. Mudanças de prazos: 47%
  5. Liderança confusa: 44%
Situações estressantes no trabalho
Se o estresse no trabalho está interferindo no seu desempenho ou na sua saúde, é hora de agir. Aprenda a reconhecer os efeitos físicos do estresse e faça algo antes que seja tarde.

Como combater o estresse no trabalho

Não adianta mudar de emprego para fugir do estresse, pois provavelmente você encontrará as mesmas situações estressantes em outra empresa. Portanto, o estresse relacionado ao trabalho precisa ser combatido.

Para ajudar você a manter a calma e lidar com o estresse, nós vamos mostrar algumas táticas que podem ajudar.

1. Identifique as causas do estresse

Antes de tudo, saber o que realmente faz você perder a paciência é o primeiro passo para corrigir o problema.

O estresse, ao contrário da ansiedade, sempre tem uma fonte externa.

Para identificar as causas do estresse no trabalho, preste atenção aos momentos em que você sente sintomas físicos como coração acelerado, transpiração ou tensão muscular.

Assim que perceber, pare o que está fazendo e tente entender o que provocou o estresse.

Alguns exemplos são:

  • Data de entrega de um projeto
  • Falta de comunicação dentro da sua equipe
  • Avaliação de desempenho que se aproxima
  • Excesso de responsabilidades
  • Barulho no local de trabalho
  • Pessoas tóxicas
  • Salário baixo

O próximo passo é prestar atenção em como você responde aos seus gatilhos de estresse.

Por exemplo, quando alguém adiciona uma demanda à sua lista de tarefas, você se irrita ou reclama?

O autoconhecimento também é importante para você encontrar formas mais produtivas de lidar com as causas do estresse.

2. Mantenha-se organizado

Mesmo que você sinta que trabalha melhor no caos organizado, é importante se concentrar na parte organizada dessa equação se você quiser reduzir seus níveis de estresse.

Afinal, ninguém gosta da sensação de entrar em uma confusão, não é mesmo?

Sendo assim, no final do dia, antes de sair, tire alguns minutos para organizar seu local de trabalho. Jogue qualquer papel desnecessário e limpe sua mesa.

Antes de começar um novo dia, faça um plano e liste suas tarefas por ordem de importância. Dessa forma, você sabe o que está no seu radar e o que deve resolver primeiro.

3. Cuidado com a alimentação

Há uma relação muito estreita entre comida e humor. Por exemplo, pular o almoço e só tomar um café no meio da tarde não é nada bom, afinal, seu corpo precisa de proteínas e carboidratos para funcionar bem.

O melhor é limitar o consumo de café, chá, açúcar e refrigerantes. Fast food pode ser rápido e fácil para o almoço, mas quando você faz escolhas como esta repetidamente, o resultado pode ser o estresse.

Faça pequenas refeições ao longo do dia com alimentos variados como frutas, legumes, verduras, carnes magras e carboidratos integrais.

4. Faça pausas

Trabalhar na mesma tarefa por um período prolongado pode deixar você estressado. Portanto, faça algo que permita que você limpe a cabeça.

Uma ótima dica é fazer uma pausa para dar uma volta. Ao se movimentar, seu corpo produz endorfina. Essa substância reduz a tensão e ajuda a melhorar o humor.

Outra ideia é fazer algumas poses fáceis de ioga, na sua mesa mesmo.

Meditação também é uma maneira de se acalmar e relaxar. Você pode fazer isso com uma respiração profunda de cinco minutos, concentrando sua atenção em uma imagem simples e relaxante.

5. Compartilhe seus sentimentos

Um dos sintomas do estresse é isolar-se dos outros. Isso pode aumentar os sentimentos de estresse porque pode fazer você se sentir como se estivesse indo sozinho.

Desenvolva uma boa rede de apoio e reconheça que a ajuda às vezes é necessária para passar por momentos difíceis. Às vezes, um pouco de ventilação pode aliviar sua mente, então encontre um amigo ou colega de confiança em quem você possa confiar.

Falar sobre isso, sem exagerar, permite que seus sentimentos e experiências sejam validados. Você pode escolher um profissional ou até um amigo de confiança para desabafar.

6. Saiba dizer “Não”

Às vezes, por falta de tempo ou por ter muitas tarefas acumuladas, você precisa dizer “Não” quando alguém pede algo.

Saber dizer ‘Não’, além de ajudar a reduzir o estresse, é uma maneira de manter a produtividade. Então, se você está sobrecarregado, converse com quem pediu a sua ajuda e veja se há outras oportunidades para resolver o problema.

Nessa conversa, você pode solicitar a ajuda de outro colega para que as atividades sejam divididas entre a equipe, sem sobrecarregar ninguém.

7. Valorize seu tempo livre

Um dia inteiro de trabalho sem nenhum momento de descontração é sinônimo de estresse. Portanto, é essencial reservar um tempo para relaxar. Isso com certeza ajudará você a recarregar as energias.

Você pode fazer algo que gosta depois do trabalho, como ir ao cinema ou sair com os amigos. Mas se for sair com seus colegas da empresa, tente não falar sobre trabalho.

Em suma, aproveite os finais de semana, feriados e principalmente as férias para relaxar e fazer coisas que você gosta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *