
Já imaginou trabalhar fora do Brasil, em um país como Estados Unidos ou Inglaterra? Ter um bom emprego em uma multinacional, morar em um país desenvolvido e ter o salário em uma moeda valorizada é o sonho de muitos profissionais.
Sonho esse que por muitas vezes parece impossível, principalmente pela tão temida etapa da entrevista de emprego em inglês, que é fundamental no processo de seleção para oportunidades desse tipo.
Então, se você quer se dar bem em uma entrevista em inglês, está no lugar certo. Vamos mostrar as 3 melhores dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês.
Dicas para a entrevista de emprego em inglês
A entrevista em inglês é uma etapa obrigatória para quem sonha trabalhar ou estagiar em um país no exterior, como também para quem deseja trabalhar em uma multinacional aqui no Brasil mesmo.
Esse tipo de entrevista pode dar um pouco de medo em muitos candidatos, porém, a verdade é que com uma boa preparação e treinamento básico você já aumenta muito as suas chances de sucesso em sua entrevista e conseguir a tão sonhada vaga.
1. Esteja preparado para as perguntas mais comuns
Normalmente entrevistas como essa dispõem de um “roteiro” de perguntas, onde o entrevistador vai poder traçar o seu perfil de acordo com as respostas e avaliar se eles batem com o que ele e a empresa precisa.
Estas são algumas das questões mais frequentes:
Tell us about yourself (Nos fale sobre você)
Essa pergunta é muito comum e você deve respondê-la de forma cuidadosa para causar uma boa impressão nos seus entrevistadores.
Pense em suas experiências profissionais e em suas características comportamentais e personalidade, associe tudo ao cargo que está concorrendo para dar sentido a sua contratação e mostrar o seu valor.

Why should we hire you? (Por que devíamos te contratar?)
Essa pergunta está em praticamente em todas as entrevistas deste tipo, com ela o seu entrevistador quer saber de você quais as razões pelas quais você é a pessoa ideal para a vaga.
Leve em conta todas as suas habilidades e mostre como seria útil para a empresa, não apenas habilidades técnicas, mas também você pode usar as habilidades relacionadas a sua personalidade.
Why did you apply for this job? (Por que você se candidatou a este emprego?)
Para esta pergunta você pode usar os motivos pelo qual se candidatou para a vaga. Fale sobre a empresa e sobre a sua visão do que pode fazer por ela.
What is your greatest strength and weakness? (Qual é o seu ponto mais forte e qual a maior fraqueza?)
Esta é uma pergunta pessoal, seja sincero com relação aos dois, mas sempre pensando no que é relevante para o cargo que você está concorrendo.
Então, estude as perguntas e se prepare para responde-las de forma natural e confiante, assim já ganhará muitos pontos com seu entrevistador.
Veja também: Como desenvolver o networking
2. Pesquise e estude tudo sobre a empresa
Essa dica acaba passando batido por muitos candidatos, que acabam despreparados na hora H.
Hoje em dia, com a internet basta uma busca simples para encontrar todas as informações relevantes sobre a empresa como missão, valores e modelo de negócios.
Veja também: Como ser promovido no trabalho
Atualize-se sobre as últimas notícias envolvendo a empresa, e mostre para o seu entrevistador que você está a par das maiores características e notícias sobre a empresa. Este pode ser um diferencial importante em sua entrevista em inglês.

3. Treine o seu vocabulário
A última dica é a mais importante! Não adianta estar preparado para as perguntas mais comuns em uma entrevista, saber tudo sobre a empresa se você não consegue se comunicar de forma correta.
E não estou falando apenas sobre treinar o seu inglês, que é fundamental, mas também de se preparar estudando o vocabulário relacionado àquela empresa, como:
- Termos específicos
- Jargões
- Abreviaturas
Não tenha medo de usá-los em suas respostas. Mostre que entende do setor e que você realmente fala a “língua da empresa”.
Com essas dicas tenho certeza que você já se sentirá mais confiante para enfrentar a sua entrevista de emprego em inglês.
Com a confiança você terá mais facilidade para criar um diálogo mais fluido e agradável com seu entrevistador além de desenvolver sua postura e passando a melhor impressão possível.
CEO e Fundador da Arriminum Tecnologia. Consultor e Especialista em Internet com mais de 20 anos de experiência.
Adorei as dicas! É muito importante treinar o vocabulário e a pronúncia, principalmente se a entrevista for por telefone.