5 hábitos para se comunicar bem

COMPARTILHE
Dicas para se comunicar bem

A comunicação é parte crucial na carreira de qualquer pessoa. Afinal, ela permite criar bons relacionamentos, ter um bom convívio de trabalho, criar oportunidades e impulsionar a carreira de forma geral.

Por isso, desenvolver a habilidade de comunicação é importante para qualquer profissional.

Para ajudar você, criamos esse artigo com 5 hábitos para se comunicar bem.

A importância de se comunicar bem para sua carreira

Atualmente, as pessoas tem praticado cada vez menos o hábito de uma boa comunicação. Isso acontece por conta da comunicação curta gerada pelos chats, WhatsApp e outros meios de mensagens instantâneas.

O problema é que esse tipo de comunicação rápida pode ter um grande impacto na sua carreira.

Saber como se comunicar bem é importante para qualquer carreira. É através da comunicação que é possível construir relações de trabalho e em muitos casos é necessário para realizar atividades dentro do local de trabalho.

Além disso, saber como se comunicar permite crescer profissionalmente, fortalecer a rede de contatos, criar ações dentro do marketing pessoal, ou seja, se destacar de modo geral como profissional.

Não saber falar bem gera insegurança para o profissional, o que consequentemente, faz com que ele perca oportunidades, não se arrisque, não cultive boas relações profissionais, entre outras coisas.

Veja Também: Como ser promovido no trabalho

5 hábitos para se comunicar bem

Sabendo de todas as vantagens que uma boa comunicação pode oferecer para sua carreira, veja a seguir os 5 hábitos para se comunicar bem no dia a dia e melhorar sua comunicação no trabalho.

1. Atenha-se a sua voz ao falar

Em um momento de euforia é comum que você aumente o tom de voz, enquanto que em um momento de desconforto ou insegurança sua voz diminui significativamente. Isso acontece com qualquer pessoa.

Contudo, para se comunicar bem é importante manter uma altura confortável para falar e que seja agradável para os ouvintes.

Não tem nada mais chato do que ouvir alguém que fala gritando ou ficar tentando ouvir aquela pessoa que fala baixo demais.

Veja Também: Saiba o que são soft skills

Manter o tom da voz, o timbre e nível do início ao fim de uma conversa, reunião ou discurso, passará uma imagem de autoconfiança para seus ouvintes.

Portanto, reserve um momento do seu dia para ouvir sua própria voz e praticar.

2. Tenha uma postura adequada

Um bom comunicador sabe que a comunicação vai além da fala. Por isso, ter uma postura adequada, vestir-se bem e passar uma imagem de alguém confiante é uma das premissas mais importantes para ser um bom comunicador.

Sendo assim, tenha cuidado com a sua postura. Evite ficar em posições desconfortáveis ou inadequadas, não fique batucando com os dedos, evite gesticular enquanto conversa e use roupas adequadas.

Veja Também: Erros comuns ao falar em público

Caso você tenha algum costume que precise de correção, como gesticular enquanto fala, faça como na dica anterior: treine sua comunicação para que você não gesticule constantemente enquanto fala.

3. Amplie seu vocabulário e evite gírias

Um bom comunicador sabe que as palavras que usa para se comunicar possuem grande importância na sua imagem.

Portanto, evitar gírias, palavras de baixo calão e linguagem muito informal é uma ótima forma de começar a se comunicar bem.

Além disso, ampliar o vocabulário é outra forma de melhorar sua comunicação. Isso será útil para apresentar uma reunião, para responder e-mails de trabalho, para atender telefonemas, ou seja, para diversas situações da sua carreira.

Veja Também: Dicas para você ter confiança em reuniões

Uma ótima forma de ampliar o vocabulário é lendo bastante. Independente do assunto do livro, ler auxilia na comunicação e sempre traz um conjunto de novas palavras para usar no dia a dia.

Já em relação às gírias, se você tem esse péssimo hábito observe quais você mais usa e comece a evitá-los em conversas de trabalho.

4. Saiba ouvir quando necessário

Um bom comunicador deve saber ouvir, compreender, interpretar e ser um bom ouvinte também.

Sendo assim, pratique o hábito de ouvir mais as pessoas, de entender o que elas sentem, o que pensam, como se expressam, o que elas dizem, enfim, ouça mais.

Isso permitirá que você entenda melhor como deverá se comunicar, o que deve dizer e de qual forma.

Da mesma maneira, você poderá aprender muito apenas ouvindo mais o que as pessoas têm a dizer.

5. Use começo, meio e fim em sua comunicação

Um diálogo, uma discussão de uma ideia ou qualquer forma de comunicação precisa ter começo, meio e fim.

Saber exatamente como iniciar, dar continuidade e encerrar um assunto é fundamental para se comunicar bem. Portanto, pratique uma comunicação do início ao fim, com contexto e coerência no diálogo.

Veja Também: Cursos Online de Redação Gratuitos

Você pode fazer isso praticando a escrita, por exemplo. Reserve um momento do seu dia para escrever uma argumentação, onde você irá trabalhar o começo, meio e fim daquela ideia corretamente.

Essa é uma habilidade que exige prática diária, portanto, quanto mais você praticar, mais próximo ficará de uma boa comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *