6 razões para manter sua mesa organizada e limpa

COMPARTILHE
Mesa organizada e limpa

Muitas pessoas ainda acreditam que uma mesa bagunçada é sinônimo de muito trabalho. Mas ter um local de trabalho limpo e organizado é um dos fatores mais importantes para a produtividade.

Pode não parecer, mas uma mesa desorganizada interfere diretamente no seu fluxo de trabalho, criatividade e até sa sua saúde.

Ainda não se convenceu? Então veja 6 motivos para manter sua mesa organizada e limpa.

1. Faz você parecer mais profissional

Ter uma mesa arrumada projeta uma imagem de competência. Afinal, ninguém gosta de ver uma mesa com pilhas de papéis, xícaras de café sujas e restos de comida, não é verdade?

Quando se trata de impressionar superiores, parecer desorganizado não é a primeira impressão que você quer causar.

Portanto, manter um espaço de trabalho organizado transmite aos seus colegas de trabalho e superiores uma imagem positiva do seu estilo de vida e como você se comporta profissionalmente.

Um exercício que você pode fazer é olhar para sua mesa como se fosse um colega de trabalho. O que ela diz sobre você?

Veja Também: Saiba como ser promovido no trabalho

2. Melhora sua eficiência

Uma mesa desorganizada faz você perder tempo procurando coisas que precisa imediatamente.

Além disso, o excesso de desordem também pode deixar sua mente se distrair facilmente porque está constantemente tentando entender a desorganização.

Portanto, manter sua mesa organizada e limpa torna mais fácil focar nas tarefas.

Você também terá mais espaço para fazer as coisas em vez de simplesmente empurrar a bagunça para o lado e adicionar mais à pilha.

Da mesma maneira, manter seu escritório organizado ajuda você a encontrar as coisas mais rapidamente. Assim, você trabalha de forma mais eficiente e sua produtividade melhora.

Veja Também: Como manter o foco no trabalho

3. Você tem mais espaço para trabalhar

Em algumas tarefas você tem que lidar com vários itens, como calendário, telefone, relatórios, livros, estudos e assim por diante.

Mesmo na era digital, grande parte do nosso trabalho ainda é realizado através ou com suprimentos físicos.

Mas conseguir uma mesa maior não é a resposta. Afinal, se você continua sendo desorganizado, apenas irá ocupar o novo espaço com outras coisas.

Portanto, uma mesa funcional oferece espaço para que esses itens possam ser espalhados e referenciados.

4. Mantém informações confidenciais seguras

Se você está lidando com informações confidenciais, manter sua mesa limpa é essencial para não colocar você ou a empresa em risco.

Outro problema é a perda de documentos. Isso pode resultar em consequências graves, inclusive sua demissão.

Por isso, organizar os documentos é vital para manter tudo onde deveria estar, e fica mais fácil de encontrar quando você precisar.

Falando em segurança, tenha cuidado também com os post-its. Nunca deixe informações sensíveis como números de telefone ou senhas à vista.

5. Mantém seus suprimentos em um só lugar

Qualquer interrupção pode atrapalhar seu trabalho. Por isso, se você está sempre se levantando para encontrar algo que precisa, fica difícil se concentrar nas tarefas.

As lixeiras de acrílicos ou os organizadores da gaveta são ótimos para armazenar suprimentos e mantê-los facilmente acessíveis e visíveis.

Veja Também: Itens essenciais para melhorar seu escritório

6. Traz benefícios para sua saúde

Imagine a situação: você chega no trabalho, olha para a sua mesa e só enxerga bagunça e desorganização. Não dá vontade de voltar para casa?

Uma mesa bagunçada pode elevar seus níveis de estresse, e isso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo depressão, fadiga, problemas de sono, problemas estomacais, entre outros.

Quanto maior a bagunça, maior o estresse. Portanto, uma boa maneira de combater o estresse no trabalho é manter sua mesa organizada e limpa.

Outro risco que uma mesa suja representa para sua saúde são as bactérias que se acumulam.

Você sabia que o teclado do seu computador tem cerca de 7.500 bactérias? Por isso, uma limpeza regular e completa é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *