Como dizer Não no trabalho: 5 dicas infalíveis

COMPARTILHE
Como dizer Não no trabalho

Algumas situações no trabalho podem nos fazer repensar sobre querer ou não desempenhar determinada tarefa.

Às vezes por falta de tempo ou por ter muitas tarefas acumuladas, é preciso falar “Não” quando alguém te pede algo. Mas como dizer não no trabalho sem ofender as pessoas?

Saiba como dizer “Não”

Se você não sabe dizer “não” no trabalho, saiba que poderá ficar sobrecarregado e não dar conta de tudo.

Também não é justo que você tenha que aceitar tudo que lhe é imposto. Por isso, vou mostrar 5 dicas de como dizer ‘Não’ no trabalho!

1. Avalie sua própria demanda

A maioria das vezes que queremos dizer não no trabalho é porque estamos sobrecarregados. Isso significa que a demanda de trabalho é superior a nossa capacidade de dar conta de tudo aquilo dentro de um determinado período.

Se você está sobrecarregado, não é justo que você tenha que realizar mais atividades apenas porque não consegue dizer não. Mas antes de dizer “não” de maneira grosseira, converse com quem pediu a sua ajuda e veja se há outras oportunidades para resolver aquele problema.

Nessa conversa, muitas vezes é possível solicitar a ajuda de outro colega de trabalho para que as atividades sejam divididas entre a equipe, sem sobrecarregar ninguém.

Veja Também: Dicas para lidar com a pressão no trabalho

2. Seja objetivo, sem ser rude

Quando você não tem tempo ou por algum motivo não pode ajudar, dizer não é extremamente importante. Nesse caso, é importante deixar bem claro que você não irá ajudar.

Essa afirmação deve ser feita de forma objetiva, mas sem ser rude. Você não deve em nenhum momento insultar quem pediu ajuda ou causar algum tipo de constrangimento. Mas deve deixar claro que a pessoa não contará com a sua ajuda para àquela tarefa.

Veja Também: Dicas para manter o foco no trabalho

3. Seja empático

Uma boa forma de dizer não sem parecer rude ou qualquer coisa desse tipo é demonstrando empatia.

Essa é a forma mais correta para se dizer não sem ofender a pessoa, pois você mostrará preocupação e interesse, porém, deixará claro que não pode ajudar no momento.

Para fazer isso, diga que se importa e que sente muito em não poder ajudar. Também é importante que você explique seu ponto de vista e o motivo pelo qual não poderá realizar determinada tarefa.

4. Não se sinta mal e não faça a pessoa se sentir mal

Você tem todo o direito do mundo em dizer não, mesmo que não esteja tão atarefado assim.

É seu direito se negar ao que não deseja fazer. Mas você não precisa dizer isso dessa forma, nem mesmo deve fazer com que a pessoa se sinta mal.

É preciso ter um equilíbrio entre dizer não amigavelmente e não ser tratado como “faz tudo”.

O mesmo vale para ter o direito de dizer não e não culpar a pessoa ou fazê-la se sentir mal por isso.

5. Prepare-se para o feedback negativo

Quando nos recusamos e dizemos Não, muitas vezes quem solicitou ajuda não entende os motivos que mencionamos. Nesses casos, é comum ouvir feedbacks negativos. Antes disso acontecer, já se prepare.

Tenha em mente que as pessoas não ficarão felizes em receber um “não”, mas isso não quer dizer que você tenha sido cruel ou agido errado em se negar.

Veja Também: Como ser reconhecido no trabalho

Dizer “Não” é mais fácil do que parece

Seguindo essas dicas não será tão difícil dizer não no trabalho. O mais importante é que você avalie se a ajuda é realmente necessária, se você pode tentar, se você já está sobrecarregado, entre outras coisas, antes de dizer o não.

Agora se o “não” for necessário, não tenha medo em negar e expressar os motivos que o fazem não aceitar determinada tarefa.

As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.

Steve Jobs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *