Qual a diferença entre inovação e criatividade

COMPARTILHE
Inovação vs criatividade

Criatividade e inovação são duas palavras constantemente usadas em sessões de brainstorming, reuniões corporativas e declarações sobre a missão de uma empresa.

Não há dúvidas de que esses termos são relevantes no ambiente de trabalho, mas, será que você sabe a qual a diferença entre eles?

Continue a leitura para entender as diferenças entre os 2 termos e veja 3 estratégias para melhorar a criatividade e o processo de inovação na sua empresa.

O que é criatividade?

A criatividade é a mais humana das qualidades. Ela se evidencia em nossa capacidade de resolver desafios ou problemas com novas ideias de soluções.

Criatividade, como a palavra sugere, é sobre criação. É usar a imaginação para gerar novas ideias, uma forma de expressão ou de encontrar soluções.

Os seres humanos são inatamente criativos, o que significa que todos podemos ser criativos diariamente e em todas as situações.

O termo “criatividade” também pode ser definido como a capacidade ou o ato de conceber algo original ou incomum.

O fator principal é que a criatividade trata-se de uma ideia por si só, e não uma realidade.

Curiosamente, a criatividade é muito específica para as pessoas; os animais não têm como comunicar ideias, e muito do que eles transferem é assumido por instinto ou exemplo.

Veja Também: Como ser criativo e ter boas ideias

O que é inovação?

Inovação é a implementação ou criação de algo novo que tenha valor agregado para os outros. A inovação é percebida de forma mais vívida na forma de uma ferramenta, benefício físico ou auxílio que resolve um problema ou cria uma vantagem.

Essas ferramentas não se limitam a humanos. Por exemplo, pássaros e macacos usam gravetos para puxar comida de locais apertados, então até mesmo os animais criam suas próprias ferramentas para uso prático.

Portanto, a inovação é muito mais possível para diferentes espécies em diferentes condições e ambientes.

Veja Também: Como usar a criatividade no trabalho

Por que a inovação e a criatividade são importantes?

Em primeiro lugar, criatividade é a nova etapa de identificar que algo pode ser possível. Mas, a inovação é a ação de colocar as coisas em realidade prática, apesar dos desafios e resistências, ao invés de apenas contemplar.

Ambos são necessários nos negócios, mas apenas um deles se traduz em receita e lucros reais.

A criatividade pode ajudar uma empresa a gerenciar tarefas, melhorar o desempenho da equipe e criar produtos de qualidade. Também é vital para promover uma imagem de empresa agradável e ambiciosa.

Inovação no ambiente de trabalho
Para que a inovação aconteça naturalmente no ambiente de trabalho é necessário que a criatividade dos membros da equipe tenha espaço para fluir.

Com os consumidores agora capazes de obter informações de como é a vida da empresa no dia a dia, elas precisam ser capazes de descrever sua cultura interna de uma forma que pareça atraente.

À medida que novas tecnologias continuam a se desenvolver e a se tornar disponíveis, as empresas precisam ser flexíveis e capazes de se manterem atualizadas.

A criatividade permite que eles identifiquem facilmente novas maneiras pelas quais a tecnologia pode ser aplicada para ajudar seus negócios.

Da mesma forma, com a mídia social e outras formas interativas de marketing agora disponíveis, nunca antes foram tão importantes para as empresas no processo criativo.

Entretanto, a inovação é importante porque é a única maneira de diferenciar seus produtos e serviços daqueles de seus concorrentes.

Para que clientes escolham sua empresa, sua oferta precisa ser diferenciada e valiosa, e a única maneira de conseguir isso é por meio da inovação.

Criatividade não é inovação

Como dito anteriormente, criatividade e inovação são ferramentas complementares entre si, mas não semelhantes.

Pois, cada uma desempenha um papel importante dentro de um ambiente de trabalho, sendo assim, entender suas diferenças é essencial para que se obtenha bons resultados.

Em síntese: criatividade = ideias, enquanto a inovação = ideias + ação.

Além dessas distinções, vale lembrar também que a criatividade agrega novidade, já a inovação além da novidade traz também valor para os serviços prestados ou produtos.

Ou seja, os lucros vêm do processo de ação, de colocar em prática aquelas ideias apresentadas e entregar algo inovador.

Processo criativo no trabalho
Quando se trata de inovação e criatividade, uma coisa é certa: são ferramentas dependentes entre si, mas que não se tratam da mesma coisa.

Estratégias para melhorar a criatividade e o processo de inovação

1. Otimize o ambiente

Se você quer que sua equipe de colaboradores exale criatividade, primeiramente eles precisam se sentir inspirados pelo ambiente.

Então, seja ajustando o que já está lá ou reconstruindo o escritório do zero, tenha em mente que o layout do escritório pode ajudar muito a permitir que a criatividade floresça.

Para começar, considere que ambientes silenciosos são bons para manter o foco, mas a vibração de fundo em um nível moderado pode estimular a criatividade.

Além disso, leve também em consideração as cores do escritório. Branco, cinza, bege ou cores muito frias, não são exatamente boas à criatividade, muitas vezes são tão sem graça que acabam freando a criatividade.

Veja Também: Aplicativos para estimular a criatividade

2. Crie uma parede de brainstorming

Monte um quadro branco em um local privilegiado do escritório, para que os funcionários possam dar sugestões, fazer perguntas, anotar uma questão do dia. Ou seja, qualquer coisa que ajude a estimular o cérebro.

Nunca se sabe, a próxima grande ideia que a empresa terá pode começar por aqui.

Veja Também: Como fazer um brainstorming efetivo

3. Coloque as sugestões em prática

É muito bom aceitar sugestões, mas os funcionários são mais propensos a sugerir ideias e pensar de forma criativa se virem suas ideias se concretizarem.

Em vez de ouvir suas sugestões como um gesto simbólico, faça questão de dizer a eles que novas ideias deles estão sendo implementadas.

Quando houver uma ideia que você goste e estiver determinado a ter sucesso, informe sua equipe a respeito.

Assim que houver resultados positivos para mostrar, faça questão de anunciar de quem foi a ideia.

Isso aumentará a motivação de seus funcionários para contribuir com ideias mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *