Como fazer um Brainstorming efetivo

COMPARTILHE
Brainstorming

Fazer um brainstorming com a sua equipe pode ser a solução para os maiores problemas da sua empresa. Descubra o que é e como fazer um brainstorming efetivo.

O que é Brainstorming?

O termo em inglês “Brainstorming” significa “tempestade de ideias” e foi criado por Alex Faickney Osborn, um publicitário que usou o termo pela primeira vez em seu livro “How to think up”, em 1942.

A ideia principal desta técnica é resolver de forma criativa os problemas, reunindo vários colaboradores e dar total liberdade para que construam ideias de perspectivas diferentes.

O foco é a quantidade de ideias e não a qualidade. Dessa forma, novas visões do problema a ser resolvido podem ser desenvolvidas, e o mais importante: livre de críticas.

Veja Também: Como ter Boas Ideias?

Todas as ideias devem ser analisadas com cuidado e com a mente aberta, afinal, elas podem trazer uma solução mais eficiente para o problema mesmo que à primeira vista pareça ser improvável.

Tipos de Brainstorming

Existem dois tipos de brainstorming:

#1 Brainstorming Estruturado

Neste tipo, são determinadas rodadas de discussão com um tempo predeterminado para trazer igualdade para cada colaborador, dessa forma o gestor tem maior controle sobre o que é discutido e evita que a discussão fuja do objetivo principal.

#2 Brainstorming Não Estruturado

Neste tipo, os colaboradores têm liberdade para expor todas as suas ideias e insights, sem rodadas ou limites de tempo.

O gestor, porém, deve ficar atento para que a reunião não se perca, e manter o nível de produtividade da equipe, sempre atento às ideias apresentadas.

Post-it na reunião de brainstorming
Durante o Brainstorming, não dispense uma ideia com base na premissa de que isso funcionou ou não no passado. Nesta fase, a quantidade é mais importante que a qualidade.

Quais são as vantagens de aplicar esta técnica?

De acordo com o fundamento do pensamento criativo, a melhor forma de ter uma ideia brilhante e efetiva é ter várias ideias e a partir daí analisá-las de forma minuciosa, descartando as que não levam ao objetivo e elegendo as mais apropriadas.

Neste processo é preciso também levar em consideração todas as ideias, mesmo que pareçam absurdas à primeira vista, e permitir que se crie uma nova perspectiva sobre aquilo.

Outra vantagem do brainstorming é promover a dinâmica do grupo de colaboradores de forma que trabalhem mais à vontade, promovendo a interação de todos, o que traz mais harmonia para o trabalho e pode revelar talentos inexplorados para a empresa.

As pessoas se sentem mais úteis quando participam, são ouvidas, e suas perspectivas são analisadas sem barreiras aparentes.

Como preparar uma reunião de Brainstorming?

A primeira coisa a se fazer é selecionar os colaboradores que serão convocados para a reunião e avisá-los com antecedência para que se preparem.

Neste momento o gestor deve lembrar de levar em conta quais colaboradores estão ligados ao objetivo geral da reunião, mas também se manter aberto para outros colaboradores com características diversas que podem também contribuir, pois a quantidade é mais importante que a quantidade aqui.

Veja Também: Como fazer reuniões produtivas

Garanta que a reunião tenha um ambiente agradável fisicamente e mentalmente e o principal: sem julgamentos. O colaborador deve se sentir à vontade para expor o que vier a sua cabeça, o que ele achar que é uma boa ideia.

Após estes preparativos, siga os seguintes passos:

Passo 1: Exponha o objetivo

Exponha tudo o que precisa ser discutido de forma clara para os participantes. Deixe claro qual o objetivo principal de forma que eles fiquem cientes.

Passo 2: Controle a discussão

Em reuniões assim é comum acabar em assuntos secundários. Cabe ao gestor manter todos no caminho de uma solução e descartar assuntos que possam prejudicar o resultado final da reunião.

Passo 3: Anote tudo

Este é o passo mais importante. Anote tudo o que for dito mesmo que a primeira vista não pareça ser relevante.

Não se preocupe, pois você analisará mais tarde tudo o que foi dito e decidirá o que é importante para o objetivo ou não.

Dicas práticas para um Brainstorming efetivo

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e como fazer um brainstorming, separamos 3 dicas práticas para você orquestrar o seu com sucesso:

Aplique a técnica do brainwriting

Esta técnica foi desenvolvida por um professor alemão chamado Bernd Rohrbach. O objetivo principal é encontrar 108 ideias em meia hora.

Um exemplo de como funciona seria:

6 participantes escrevem 3 ideias em 5 minutos e após 6 rodadas totalizando os 30 minutos o gestor coleta as 108 ideias.

Os números variam de acordo com cada empresa. Ajuste a técnica à sua empresa levando em conta o número de participantes.

O objetivo aqui é mostrar igualdade para todos os participantes.

Use a técnica do mapa mental

A ideia principal aqui é simplificar as ideias. O mapa mental permite isso de forma que para começar todos discutem 3 soluções principais e a partir daí discutem o que está relacionado a cada uma.

O gestor tem o papel de colocar tudo no quadro utilizando linhas, assim como um mapa mental clássico e deixando tudo claro para todos os participantes.

Todos trabalham com as ideias até que elas se esgotem, sempre voltando para pontos anteriores e suas variações. Dessa forma, todas as possibilidades e perspectivas são trabalhadas.

Técnica do post-it

Isso mesmo, os post-its podem ser ótimos aliados para a organização de ideias de forma clara.

Entregue um bloquinho para cada participante após apresentar o objetivo principal para que escrevam as suas ideias de forma livre e indiscriminada.

Depois recolha tudo e cole em um mural, para ter uma visão geral das ideias que foram escritas.

Abra a discussão de todas as ideias obtidas para que, em equipe, escolham qual a ideia mais eficiente.

Essa técnica além de ser uma boa forma de discussão saudável, também permite que o gestor possa medir o nível de comprometimento e entrosamento da sua equipe.

Concluindo

O Brainstorming é uma ferramenta poderosa para a produção de soluções efetivas, mas, como vimos, tem que ser usada da forma correta para que os participantes não se percam no caminho.

Além de aumentar o nível de entrosamento do seu time e ser uma ótima forma de manter todos interessados em criar soluções para a sua empresa.

Agora que você já sabe como fazer um Brainstorming, use e abuse das dicas que vimos aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *