Veja o que pesquisar sobre a empresa antes da entrevista

COMPARTILHE
pesquisando sobre a empresa antes da entrevista

Então, seu currículo chamou a atenção do recrutador e você foi convidado para uma entrevista? Parabéns!

Mas agora o verdadeiro desafio começa. Afinal, a entrevista não é uma garantia de que você receberá uma oferta de emprego.

A boa notícia é que suas chances de conquistar a vaga serão maiores se você se preparar adequadamente.

A importância de conhecer a empresa antes da entrevista

Para conquistar o entrevistador não basta mostrar suas habilidades, experiências e formação.

Embora essas informações sejam importantes, conhecer um pouco sobre a empresa que você deseja trabalhar é fundamental.

Por isso, pesquisar sobre a empresa oferece alguns benefícios, especialmente se você está participando de um processo seletivo com muitos concorrentes.

Informações sobre a empresa que você deve saber

Então, para você se preparar melhor, listamos algumas informações sobre a empresa que você deve saber antes da entrevista de emprego.

Saiba o que a empresa faz

Uma das primeiras perguntas que os recrutadores fazem na entrevista é: “O que você sabe sobre nós?“.

Então, se sua resposta indicar que você não se preocupou em pesquisar sobre a empresa, o entrevistador poderá não considerar você para a próxima fase do processo.

Portanto, faça uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista. Isso não leva muito tempo, além de ser bem simples de fazer.

Por exemplo, você pode acessar o site da empresa para ter uma noção geral ou buscar no Google.

Algumas informações úteis que você pode pesquisar:

  • O que a empresa faz
  • Produtos ou serviços oferecido
  • Público-alvo da empresa
  • Principais concorrentes
  • Principais membros da gestão

Além disso, pesquise por notícias na internet. Você descobrir que a empresa vai usar uma tecnologia que você está aprendendo no momento, por exemplo.

Então, durante a conversa com o entrevistador, você pode mencionar isso e ganhar alguns pontos.

Não se esqueça de pesquisar no LinkedIn e outras redes sociais como Facebook e Instagram. Essa é uma ótima oportunidade para ter uma noção do dia a dia da empresa.

Conheça o entrevistador

Assim que você receber o convite para a entrevista, é uma boa ideia tentar obter o máximo de informações sobre o entrevistador ou a pessoa que decidirá a contratação.

O LinkedIn é uma ótima fonte para essas informações. Você pode saber, por exemplo, há quanto tempo eles estão na empresa e de onde vieram.

Por isso, uma boa pesquisa pode ajudar você a se destacar na entrevista. Por exemplo, você pode descobrir que o entrevistador fez a mesma faculdade que você.

Essa é uma ótima maneira de construir uma relação com o entrevistador. Melhor ainda, você se diferencia dos outros candidatos.

Qualificações e habilidades que a empresa valoriza

Saber o que a empresa busca em um candidato é essencial para conquistar a vaga.

Portanto, você deve mostrar que tem o perfil ideal, e que se encaixa perfeitamente nos requisitos da vaga.

Para fazer isso, leia com calma a descrição da vaga que você está se candidatando. Além dos conhecimentos, tente encontrar quais habilidades são valorizadas.

Se possível, converse com alguns funcionários da empresa para saber quais são essas habilidades.

Antes da entrevista, prepare alguns pontos para mostrar seu valor para a empresa. Tente fazer um mapeamento dos seus pontos fortes com as habilidades valorizadas pela empresa.

E então, durante a entrevista, deixe claro que suas habilidades e pontos fortes são relevantes para a organização.

Uma ótima dica é dar exemplos. Ao invés de apenas falar que tem boa habilidade de comunicação, dê um exemplo. Ou seja, fale como usou esta habilidade para resolver um problema no seu emprego anterior.

Saiba quais perguntas serão feitas na entrevista

Nem sempre é possível saber quais perguntas o recrutador fará na entrevista. Mas você pode ter uma ideia, e usar essas informações para se preparar.

O primeiro passo é saber quais as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Estude as perguntas e prepare uma resposta para cada uma delas.

Uma dica é conversar com alguém que já fez entrevista na empresa. Se você conhece algum funcionário, melhor ainda! Aproveite a oportunidade para saber mais detalhes sobre a entrevista.

Uma outra maneira de saber quais perguntas a empresa faz na entrevista é através do Glassdoor. Alguns candidatos descrevem suas entrevistas. Isso pode ser uma boa fonte de informação.

Para se preparar para as perguntas mais técnicas, você deve revisar a descrição da vaga. Identifique os requisitos mais importantes e se prepare para as possíveis perguntas.

Cultura e valores da empresa

Durante a entrevista de emprego, você deve ser capaz de dizer com confiança que se encaixa à cultura da empresa.

Para você ter uma ideia da importância disso, um estudo da Millennial Branding mostrou que 43% dos profissionais de RH acreditam que o ajuste cultural é a qualidade mais importante de um candidato a uma vaga.

Portanto, quando for pesquisar sobre a empresa, não deixe de ler os valores e a missão. Não precisa decorar, mas é bom ter uma ideia.

Você também pode aprender mais sobre a cultura da empresa através das redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *