Início » Carreira » Veja como se expressar com clareza no trabalho

Veja como se expressar com clareza no trabalho

Profissionais em reunião de trabalho

Uma boa comunicação no trabalho desempenha um papel essencial para alcançar o sucesso. Afinal, é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas.

Profissionais que sabem se expressar com clareza conseguem construir relacionamentos mais facilmente.

Seja numa reunião, apresentação, e-mail de trabalho ou uma simples mensagem no WhatsApp, a comunicação é um fator importante para progredir na carreira.

Se você souber usar bem as palavras, empregar uma linguagem corporal adequada e desenvolver a autoconfiança, você alcançará grandes resultados.

A importância de uma boa comunicação no trabalho

O sucesso de qualquer relacionamento depende da comunicação. Mas uma comunicação eficaz não significa apenas ser capaz de comunicar suas ideias com clareza. Para isso, é preciso saber escutar.

Ou seja, é ter a capacidade de entender, de ser empático e de dar feedbacks com base na resposta de quem está se comunicando com você.

Em poucas palavras, é uma troca bem-sucedida de pensamentos e ideias entre pessoas ou grupos.

Tendo isso em mente, uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho exige que você não apenas se comunique claramente, mas que também tenha a capacidade de expressar suas opiniões positivamente.

Isso também fará com que as pessoas sintam que você está no controle de tudo. E isso ocorre mesmo quando a situação em questão pende para resultados negativos.

Além disso, ajuda a trazer motivação, quando você ou seus colegas estão se sentindo desencorajados ou frustrados.

O que significa falar com clareza

Uma pessoa se comunica com clareza quando expressa de maneira assertiva, com objetivo claro. Ou seja, sem dar voltas.

Na comunicação interpessoal, clareza significa ausência de confusão na transmissão da mensagem e no entendimento que o receptor tem.

Portanto, para falar com clareza é fundamental saber ordenar o seu raciocínio e garantir que tudo o que você diz está interligado entre si.

Falar bem é um dom?

Não, falar bem não é um dom. É uma competência que depende da aplicação de certas técnicas ligadas a três pilares: o conteúdo, a expressão vocal e a expressão corporal.

E a boa notícia é que você pode desenvolver esta habilidade.

Ilustração de profissional que sabe se expressar com clareza
Saber se comunicar com clareza é tão importante quanto ler e escrever. A comunicação é um das habilidades mais importantes para uma carreira de sucesso.

Dicas para se expressar com clareza no trabalho

No local de trabalho lidamos com colegas, chefes e clientes. Por isso, sua capacidade de obter o que quer vai depender da sua fala e escrita.

Sendo assim, aqui estão algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo e se expressar com mais clareza no ambiente profissional.

1. Lembre-se de suas razões

Você pode até ensaiar a maneira como você vai expressar suas ideias. Mas se você não lembra das razões pela qual a comunicação é necessária, ela não vai levá-lo a lugar nenhum.

Você pode acabar se distraindo com outros assuntos e não ser capaz de expressar o que queria, por exemplo.

Portanto, toda interação deve ter um propósito, mesmo que seja apenas conversa informal. Então, seja claro e saiba exatamente quais ideias você está tentando passar.

Você pode fazer isso perguntando a si mesmo o que você quer que as pessoas entendam.

Lembrar-se dos “porquês” ao se comunicar, irá fazer com que você se mantenha dentro de seus objetivos e evite quaisquer outros assuntos paralelos que possam surgir.

2. Ouça primeiro e depois fale

Uma vez que a comunicação eficaz é baseada no quão bem as informações estão sendo trocadas, ouvir e ter pleno entendimento antes de responder é uma etapa essencial.

Portanto, certifique-se de não fazer a conversa ser tudo sobre você. Sendo assim, se você ouvir, entender e responder com coerência terá mais facilidade em transmitir sua mensagem.

3. Tenha empatia

Ter empatia é se colocar no lugar de outra pessoa, para entender suas emoções e perspectivas.

Isso ajuda a nos comunicarmos de uma forma que fará mais sentido para o receptor.

Comunicar-se com empatia faz com que seu público sinta que é compreendido. Portanto, a troca de informação será estimulada e genuína.

Uma dica é perguntar a si mesmo como a outra pessoa se sentiria se você expressasse suas ideias do jeito que você está planejando.

Ser capaz de levar em consideração os sentimentos de todos, garante que você expresse suas ideias de forma clara, inclusiva e o mais positiva possível.

4. Seja assertivo e confiante

A assertividade é necessária para falar de forma clara e positiva. Isso lhe dá o poder e a confiança para expressar o seu ponto de vista de forma clara, justa e com empatia.

Falar com confiança não só permitirá que você entregue sua mensagem de forma clara, mas também ajudará a construir confiança entre você e seu público.

A falta de confiança causa hesitação e desencoraja a outra pessoa com quem você está conversando.

Por isso, quando você fala sem muita confiança, as pessoas serão rápidas em desviar sua atenção e não o ouvir mais.

Então, seja assertivo e confiante. Isso irá mostrar que você é firme e organizado com seus pensamentos.

Por exemplo, ao conversar diretamente com seus colegas de trabalho, utilize verbos ativos e linguagem simples para garantir que todos estejam compreendendo a mensagem.

5. Seja conciso

Muita gente acha que falar palavras complexas é sinônimo de inteligência e cultura. Mas não é bem assim. Na verdade, isso pode distorcer o significado da mensagem.

Aliás, a sobrecarga de informações é uma das principais causas para as pessoas não entenderem o que está sendo comunicado.

Por isso, não torne as coisas mais complicadas do que precisam ser.

Em suma, se você deseja se expressar com clareza e conquistar a confiança e a atenção daqueles com quem conversa, comece a melhorar a maneira como expressa suas ideias.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.