7 coisas que um chefe nunca deve dizer no trabalho

COMPARTILHE
Chefe no trabalho

Como líder, gerenciar pessoas provavelmente sempre será uma das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa.

Afinal, sua paciência será posta a teste frequentemente, seja pela falta de motivação dos colaboradores, pela resistência às mudanças ou por problemas na rotina da empresa.

No entanto, é muito capaz que nesses momentos, uma reação instintiva tome conta e você acabe dizendo coisas que podem prejudicar a confiança e a boa convivência no ambiente de trabalho.

A importância do papel da liderança

O papel de um gestor deverá sempre o de evitar ser uma liderança tóxica, buscando sempre melhorar o ambiente, assim como motivar toda a equipe e saber quais são suas necessidades.

Sendo assim, você de fato tem dado aos seus funcionários todas as ferramentas e o suporte de que precisam para realização do trabalho de maneira eficiente e eficaz? Eles respeitam você e seus colegas de trabalho? Eles estão engajados e cumprindo seus papéis?

Questões como essas provavelmente já passaram por sua cabeça alguma vez. Mas saiba que seus funcionários não sabem o que você pensa, pois eles não podem ler seus pensamentos ou mesmo ver todo o trabalho que você faz nos bastidores.

Muito pelo contrário, tudo o que eles podem afirmar é o modo como você os trata e o que você diz a eles.

Então, você está expressando o que realmente quer dizer? Ou os comentários que você faz diariamente estão corroendo a moral, impactando negativamente a motivação e destruindo a confiança?

Veja Também: 5 Hábitos para se comunicar bem

Coisas que um chefe nunca deve dizer

Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, chegou a hora de descobrir a verdade.

Aqui estão 7 coisas que um líder nunca devem usar ao falar com os funcionários no trabalho.

“Faça o que eu digo para você fazer. Eu sou o chefe.”

Todos são adultos no trabalho. Por isso, se você está definindo padrões diferentes com base apenas no que você acha necessário, não pode esperar que seus funcionários respeitem o que você lhes pede para fazer.

Usar a frase acima ao falar com sua equipe é humilhante e desrespeitoso.

Portanto, se um funcionário não entender porque algo precisa ser feito, forneça-lhe mais detalhes.

Ajude-o a ver como fazer o que você pediu os beneficiará, tanto à equipe como à empresa como um todo.

Veja Também: Como conduzir reuniões online com eficiência

“Você deve fazer o que eu digo porque sou eu que te pago.”

Isso é a coisa mais irritante que um funcionário pode ouvir de seu chefe.

Todo mundo sabe que é você que provavelmente paga os funcionários, mas isso não significa que tenha o direito de obrigá-los a fazer o que você bem quiser.

Seus funcionários não são seus escravos e têm certos direitos e liberdade em relação ao trabalho.

Pedir que seus funcionários façam qualquer coisa vai irritá-los e eles trabalharão desanimados por sua causa.

Lembre-se: é mais caro contratar e treinar um novo funcionário do que treinar o colaborador que já faz parte da empresa.

Veja Também: Dicas para se tornar um bom líder

“Você tem sorte de ter um emprego.”

Essa frase tende a ser dita quando um funcionário demonstra uma atitude negativa em relação a assumir mais tarefas que lhe são propostas.

É fato que ninguém trabalha bem em um ambiente em que se sente em dívida com seu empregador.

Se você contratar um funcionário, ele será contratado com base em suas habilidades e conhecimentos. Sendo assim, seus funcionários não precisam ser gratos a você por contratá-los.

Por isso, se algo não estiver funcionando bem com um determinado funcionário, entenda que o chefe deve lidar com os problemas de desempenho em questão e encontrar uma maneira de corrigi-los.

Um dos maiores erros que um chefe pode cometer é agir como os funcionários não fizessem falta para a empresa.

Nunca seja rude com qualquer funcionário passando provocações como “Você tem sorte de ter um emprego“, isso fará com que eles se sintam inadequados.

Ao invés disso, você deve mostrar que seus funcionários têm sorte de fazer parte de sua equipe e da empresa em que atuam.

Se o seu funcionário está dizendo “não” quando solicitado a realizar uma determinada tarefa, apenas procure entender e resolver a situação da melhor forma.

Você pode começar uma conversa com ele dizendo: “Me fale um pouco de quais são os seus motivos” ou mesmo pergunte: “O que está impedindo você de cumprir com essa tarefa?“.

Fale sempre com cuidado, apresente um feedback sobre os pontos que ele pode melhorar e desenvolva uma boa atitude para ser considerado um verdadeiro líder.

“Você poderia trabalhar melhor.”

Não há problema se você não conseguir obter os resultados desejados de seus funcionários que esperava. Mas, não saia por aí e os amaldiçoe por isso ou grite para que trabalhem melhor.

Em vez disso, aprecie-os por seus esforços e peça-lhes que coloquem um pouco mais para obter melhores resultados.

Seja mais específico e dê a eles as ferramentas de que precisam para trazer os melhores resultados.

Ajude-os a certificar-se de que entendam o que você deseja que eles entendam e evite dar instruções indefinidas.

Veja Também: Como lidar com a pressão no trabalho

“Eu não me importo com o que você pensa.”

Ao utilizar essa frase, você acabará deixando seus funcionários desmotivados para participar de qualquer conversa, seja numa reunião de equipe ou em qualquer outro momento.

Eles vão preferir manter a boca fechada e não expor suas ideias, pois suas sugestões não serão consideradas por você.

Ou seja, isso vai tornar o ambiente negativo e inibirá o crescimento dos funcionários e do seu negócio.

“Faça o que eu digo, não faça o que faço.”

A incapacidade de um líder de fazer o que é certo, ético e bom para todos, pode criar um ambiente de instabilidade, assim como uma irritação na equipe.

Ou seja, quando você cobra atitudes de seus colaboradores das quais você mesmo não faz, é muito provável que ninguém acate suas orientações.

Um bom líder deve ser íntegro e ganhar a confiança dos funcionários pelo exemplo, e o respeito se ganha através de nossas ideias e conduta.

Por isso, se você deseja que os colaboradores sejam pontuais, você precisa mostrar antes de tudo que é pontual e responsável com seus compromissos, por exemplo.

“Se você não quer fazer isso, pode ir trabalhar em outro lugar. Você não é insubstituível.”

Agir como se o funcionário não fosse importante para a empresa e o tratar com ameaças, não são atitudes de um verdadeiro líder.

Você como chefe deve ter habilidades e atitudes que motivem toda a equipe, do mesmo modo, compreender também as qualidades de cada funcionário.

Novamente, se você deseja que o colaborador faça algo, estabeleça um diálogo e busque demonstrar as razões pelas quais ele deveria cumprir com as tarefas propostas.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de comportamento pode ser visto como assédio moral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *