Início » Carreira » 7 coisas que um chefe nunca deve dizer no trabalho

7 coisas que um chefe nunca deve dizer no trabalho

Chefe no trabalho

Liderar pessoas é uma tarefa bastante desafiadora. Existem várias maneiras de manter os funcionários motivados, mas nem todos os estilos se aplicam a uma equipe.

Por isso, tem coisas que um chefe nunca deve dizer para os funcionários. Mesmo que a intenção seja das melhores, um líder precisa ter cuidado com o que fala.

Portanto, veja alguns exemplos de coisas que um chefe nunca deve dizer para os funcionários. Entenda os impactos disso na confiança e boa convivência no ambiente de trabalho.

A importância do comportamento do chefe no trabalho

No ambiente de trabalho, um chefe deve assumir uma postura de líder. Ou seja, dar o exemplo e evitar condutas que trazem reflexos negativos para o clima da equipe.

Por exemplo, um bom ponto de partida para saber se você está no caminho certo é ter respostas para as seguintes perguntas:

  • Você de fato tem dado aos seus funcionários todas as ferramentas e suporte de que precisam para realizar o trabalho de maneira eficiente e eficaz?
  • Seus funcionários respeitam você e seus colegas de trabalho?
  • Eles estão engajados e cumprindo seus papéis?

Questões como essas provavelmente já passaram por sua cabeça alguma vez.

Mas saiba que seus funcionários não sabem o que você pensa. Afinal, eles não podem ler seus pensamentos nem enxergam todo o trabalho que você faz nos bastidores.

Muito pelo contrário, tudo o que eles podem afirmar é o modo como você os trata e o que você diz a eles.

Por isso, um bom exercício é saber se você está expressando o que realmente quer dizer.

Mas se os comentários que você faz no dia a dia afetam negativamente a motivação dos funcionários, então é hora de mudar.

Todo gestor deve evitar a todo custo se tornar uma liderança tóxica. Ou seja, um bom líder deve buscar sempre melhorar o ambiente, motivar a equipe e saber quais são suas necessidades.

Por isso, a habilidade de comunicação é fundamental para qualquer gestor. É esta habilidade que permite ao chefe motivar sua equipe, sem a necessidade de dizer frases agressivas ou desrespeitosas.

Veja Também: 5 Hábitos para se comunicar bem no trabalho

Coisas que um chefe nunca deve dizer aos funcionários

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que dizer e o que não dizer aos funcionários, chegou a hora de descobrir a verdade.

Veja 7 coisas que um líder nunca deve usar ao falar com os funcionários no trabalho.

“Faça o que eu digo para você fazer. Eu sou o chefe.”

Todos são adultos no trabalho. Por isso, se você está definindo padrões diferentes com base apenas no que você acha necessário, não pode esperar que seus funcionários respeitem o que você lhes pede para fazer.

Usar a frase acima ao falar com sua equipe é humilhante e desrespeitoso. Portanto, se um funcionário não entender porque algo precisa ser feito, dê mais detalhes.

Ajude essa pessoa a ver como fazer o que você pediu trará benefícios, tanto para a equipe como para a empresa.

Lembre-se: ameaças e jogos de poder não motivam nenhum profissional. Ao invés disso, um chefe deve inspirar e orientar seus funcionários.

“Você deve fazer o que eu digo porque sou eu que te pago.”

Essa frase é uma das mais irritantes que um funcionário pode ouvir de seu chefe. Uma outra versão seria “Sim, porque eu sou o chefe“.

Todo mundo sabe que você “paga” os funcionários. Mas isso não significa que você tem o direito de obrigá-los a fazer o que você bem quiser.

Seus funcionários não são seus escravos e têm certos direitos e liberdade em relação ao trabalho.

Pedir que seus funcionários façam qualquer coisa irá irritá-los. E a consequência disso é que eles trabalharão desanimados por sua causa.

Lembre-se: é mais caro contratar e treinar um novo funcionário do que treinar o colaborador que já faz parte da empresa.

“Você tem sorte de ter um emprego.”

Este é um exemplo clássico de frases ditas por chefes autoritários. Uma outra versão seria “Se você não gosta daqui, vá trabalhar em outro lugar“.

Essa frase tende a ser dita quando um funcionário tem uma atitude negativa quando precisa assumir mais tarefas.

Mas é claro que um chefe nunca deve dizer algo grosseiro assim. Por isso, se algo não estiver funcionando bem com um determinado funcionário, você deve lidar com os problemas de desempenho em questão.

Um bom chefe irá encontrar uma maneira de corrigir esses problemas, sem desmotivar o funcionário.

Um dos maiores erros que um chefe pode cometer é agir como os funcionários não fizessem falta para a empresa.

Por isso, você deve mostrar que seus funcionários têm sorte de fazer parte de sua equipe e da empresa em que atuam.

Se o seu funcionário está dizendo “não” quando solicitado a realizar uma determinada tarefa, tente entender a situação para resolver da melhor maneira.

Por exemplo, você pode começar uma conversa com ele dizendo: “Me fale um pouco de quais são os seus motivos”.

Você pode também perguntar: “O que está impedindo você de cumprir essa tarefa?“.

Fale sempre com cuidado, apresente um feedback sobre os pontos que ele pode melhorar e desenvolva uma boa atitude para ser considerado um bom líder.

“Você poderia trabalhar melhor.”

Nem sempre você consegue obter os resultados que você esperava de seus funcionários. Mas você não pode dizer a todos que essa pessoa precisa trabalhar melhor.

Em vez disso, tente elogiar o funcionário por seus esforços. Peça que ele se esforce um pouco mais para obter melhores resultados.

Seja mais específico e forneça ao funcionário as ferramentas necessárias para alcançar melhores resultados.

Lembra que falamos da importância da comunicação? Então, ajude seus colaboradores a entenderem suas instruções. Essa é uma ótima maneira de evitar que sua equipe tenha retrabalho ou baixo desempenho.

“Eu não me importo com o que você pensa.”

Uma outra versão dessa frase é “Eu não quero ouvir suas reclamações”.

Ao dizer isso, você acabará deixando seus funcionários desmotivados para participar de qualquer conversa, seja numa reunião de equipe ou em qualquer outro momento.

Eles vão preferir manter a boca fechada e não expor suas ideias. Afinal, as sugestões da sua equipe não serão consideradas por você.

Ou seja, isso vai tornar o ambiente negativo e inibirá o crescimento dos colaboradores na empresa.

“Faça o que eu digo, não faça o que faço.”

A incapacidade de um líder de fazer o que é certo, ético e bom para todos, pode criar um ambiente de instabilidade, assim como uma irritação na equipe.

Ou seja, quando você cobra atitudes de seus colaboradores das quais você mesmo não faz, é muito provável que ninguém acate suas orientações.

Um bom líder deve ser íntegro e ganhar a confiança dos funcionários pelo exemplo. E o respeito se ganha através de nossas ideias e conduta.

Por exemplo, se você deseja que seus funcionários sejam pontuais, você deve mostrar que é pontual e responsável com seus compromissos.

“Se você não quer fazer isso, pode ir trabalhar em outro lugar. Você não é insubstituível.”

Agir como se o funcionário não fosse importante para a empresa e o tratar com ameaças, não são atitudes de um verdadeiro líder.

Você como chefe deve ter habilidades e atitudes que motivem toda a equipe. Do mesma forma, deve compreender as qualidades de cada funcionário.

Então, se você deseja que o colaborador faça algo, estabeleça um diálogo e busque demonstrar as razões pelas quais ele deveria cumprir com as tarefas propostas.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de comportamento pode ser visto como assédio moral. E isso pode resultar em problemas ainda maiores.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.