O que é feedback? Entenda a importância para sua carreira

COMPARTILHE
Reunião de feedback

O feedback é uma forma simples e eficaz de atribuir pontos positivos e negativos a respeito do trabalho ou desempenho dos colaboradores.

Algumas pessoas veem essa ferramenta como uma crítica, mas sua função vai além de apontar defeitos ou qualidades e sim proporcionar o potencial de melhorias.

Quer saber mais sobre o que significa feedback, sua importância e porque você não deve ter medo dele? Então acompanhe a leitura até o final para descobrir tudo isso!

O que é feedback?

Feedback é um termo em inglês constituído por duas palavras: feed, que é o mesmo que “alimentar” ou “alimentação”, e back, que é o mesmo que “de volta” ou “para trás”.

A junção dessas palavras resultou no feedback, que traduzido ao pé da letra em português pode ser descrito como “retroalimentação”.

Na prática, o termo é usado para apontar pontos positivos e negativos sobre determinada pessoa ou em relação a uma atividade desempenhada.

Isso significa que esse comentário nada mais é do que um exercício contínuo de avaliação, resultados, impressões e expectativas sobre outra pessoa.

O feedback pode ser observado em diferentes situações, como na avaliação do cliente sobre a compra de um produto ou serviço.

No entanto, a prática de “dar feedbacks” se tornou muito comum nos ambientes de trabalho. Essa é a maneira adotada pela maioria dos gestores para estimular o desempenho de seus colaboradores.

A importância do feedback profissional

O feedback é importante tanto para o profissional quanto para a empresa. No caso da empresa, esses comentários em conjunto com as devidas orientações proporcionam melhor desempenho dos funcionários.

Além dos comentários sobre pontos negativos, é importante salientar que um bom gestor sabe elogiar seus funcionários e estimulá-los a ter desempenhos cada vez melhores.

No caso do funcionário, os feedbacks são ótimos para saber o que é preciso melhorar e quais aspectos o funcionário está se destacando no trabalho.

Avaliação de desempenho na empresa
O feedback é muito importante para o crescimento da empresa e desenvolvimento profissional dos funcionários

Receber elogios é sempre bom, isso mostra que estamos no caminho certo. Por outro lado, as críticas construtivas também são importantes, pois mostra o que é preciso para atingir o melhor desempenho.

Veja Também: Habilidades profissionais mais valorizadas

Como deve ser um feedback no trabalho?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, os feedbacks são comentários construtivos. Ou seja, eles não podem apenas apontar erros sem dar a devida orientação ou sugestão.

Sendo assim, um feedback não pode ser visto como uma crítica destrutiva, punição ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem do colaborador. Pelo contrário, esse comentário deve ser acompanhado de orientações e sugestões para que o colaborador possa melhorar cada vez mais.

Por isso, a maneira correta de dar um feedback para o funcionário é em uma conversa reservada, pois apenas o gestor e o colaborador envolvido precisam estar a par das informações que serão passadas.

Tudo deve ser feito sempre com muito respeito e compreensão.

Por que não ter medo de feedback?

Você como funcionário pode até ter medo de receber um feedback, mas ele é fundamental para seu desenvolvimento profissional.

Saiba ouvir e compreender a crítica feita pelo gestor ou companheiro de trabalho, depois tente avaliar se suas ações realmente condiz com o que foi passado no feedback.

Por fim, considere melhorar seu comportamento, desempenho ou ações para atingir bons resultados como profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *