O trabalho home office está se tornando cada vez mais comum, no entanto, quando as pessoas começam a trabalhar de casa percebem que é um pouco diferente do que pensavam e descobrem que a procrastinação pode facilmente assumir o controle.
Veja algumas dicas para evitar a procrastinação no home office e manter a produtividade e as entregas em dia.
Por que ocorre a procrastinação?
A procrastinação é um comportamento (e um problema) comum no ambiente de trabalho.
Procrastinar significa deixar para fazer uma tarefa depois. É simplesmente não fazer o que tem que ser feito logo.
Esse comportamento ocorre porque muitas vezes negligenciamos obrigações importantes, seja por achar que não é prioridade, por preguiça, por não conseguir dar o primeiro passo e às vezes até por achar a tarefa complexa demais.
O resultado disso é que acabamos nos distraindo com outras coisas para fugir de uma obrigação.
O hábito de procrastinar pode ser prejudicial para nossas vidas, seja na área profissional ou pessoal. Ao deixar as coisas para depois, você acaba acumulando e não dando conta de fazer tudo que precisa.
Além disso, muito provavelmente você perderá o controle de prazos e pode acabar fazendo coisas de qualquer jeito, só por ter deixado para última hora.
Veja Também: Apps úteis para quem trabalha Home Office
A importância da disciplina no home office
Quem não gostaria de trabalhar fazendo sua própria agenda, acordar mais tarde e evitar o tráfego pesado de uma viagem, não é mesmo?
Mas calma… Ao contrário do que parece, trabalhar de casa não é tão fácil assim. Muitas vezes o trabalho só tem hora para começar e não tem hora para acabar.
Quem nunca se distraiu e quando se deu conta viu que já estava há uns bons minutos conversando no WhatsApp com um amigo ou preso nos stories do Instagram?
Isso é muito comum, pois em casa a tendência é que nossa disciplina e foco sejam menores.
A disciplina é a chave para ter uma boa produtividade no home office e não se deixar levar por distrações como celular, TV ou alguém da família.
Somente com foco e disciplina você conseguirá realizar as tarefas de forma efetiva, dentro dos prazos e com qualidade.
Além disso, você fica de consciência tranquila por estar fazendo o que deve ser feito.
Veja Também: Como montar um Home Office
Dicas para evitar a procrastinação no home office
Para ajudar você na difícil missão de manter o foco no trabalho e evitar a procrastinação no home office, selecionamos algumas dicas simples que você pode aplicar no seu dia a dia.
1. Tenha uma agenda e estabeleça horários
Não deixe as tarefas apenas na sua cabeça. Anote seus compromissos e o horário que pretende fazer cada atividade.
Você certamente começará a se cobrar mais para cumprir. Lembre-se de deixar um pequeno espaço de tempo entre as tarefas para que possa encaixar uma demanda inesperada.
2. Faça uma coisa de cada vez
Nada de começar 10 coisas e não terminar nenhuma! Você vai se sobrecarregar e não vai conseguir atingir seus objetivos. Se começou, termine.
3. Organize seu ambiente de trabalho
Essa dica é muito importante: Deixe o ambiente de trabalho o mais organizado possível.
Nada de trabalhar em um espaço bagunçado e desorganizado, seja ele um escritório, quarto ou sala. A desorganização física gera desorganização mental.
Outro ponto importante é não trabalhar na cama. Sente-se em sua escrivaninha ou na mesa para se manter mais ativo e não cair na preguiça ou na tentação de procrastinar.
4. Converse com a família
Deixe claro seus horários de trabalho para que sua família não te interrompa no meio das tarefas, a não ser que seja algo urgente.
Com filhos pequenos essa tarefa é um pouco mais difícil, mas vale a pena tentar.
Muitas vezes quando alguém nos interrompe demoramos muito tempo para voltar ao que estávamos fazendo antes.
5. Observe o momento em que você começa a procrastinar
Qual é o padrão que te leva a procrastinar? Observe seu comportamento e tente encontrar a causa, o pontapé inicial desse mal hábito.
Pode ser pegar o celular, entrar em sites de entretenimento, ligar a TV, etc. Procure o gatilho mental que prejudica sua produtividade para se policiar no futuro.
O mais importante é ter disciplina e foco no que precisa ser feito. Manter listas de tarefas atualizadas, cronogramas, horários e estabelecer prioridades são as principais coisas que podem te ajudar a não procrastinar.
Com o tempo, tudo isso se tornará um hábito e será muito mais fácil fazer o que tem que ser feito, na hora que tem que ser feito.
Organize-se e você irá notar em pouco tempo a diferença na sua produtividade.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 15 anos de experiência.
Para mim o que funciona sempre é fazer uma coisa de cada vez, usando um aplicativo de tarefas. Mas convenhamos: trabalhar em casa não é fácil.
Muito bom mesmo! A procrastinação é um dos piores inimigos da produtividade.
Ótimas dicas para driblar a procrastinação.