Como montar um Home Office

COMPARTILHE
Home office prático

Trabalhar em casa sem ter que enfrentar o caos urbano e ter mais flexibilidade de horário é um sonho aparentemente distante para muitas pessoas.

Ao contrário do que pensa a maioria, nos últimos anos trabalhar em casa se tornou um estilo de vida comum e recorrente, através do Home Office.

Empreendedores, freelancers e até empregados formais adotaram o home office como estilo de vida para ganhar mais liberdade, flexibilidade e qualidade de vida.

A Internet possibilitou esse tipo de mudança, e dessa forma o profissional pode realizar seu trabalho com eficiência de onde quiser sem atrapalhar o cronograma dos projetos que está colaborando.

Afinal, com todos os problemas que as grandes cidades enfrentam no dia a dia, a ideia de trabalhar em casa em um ambiente feito por você e para você parece um sonho realizado não acha?

O que é Home Office?

Home Office é uma modalidade de trabalho feito remotamente. Em sua concepção o trabalho profissional é desenvolvido em ambientes diferenciados e que compartilham a infraestrutura de seu próprio ambiente doméstico.

O termo “Home Office” é uma expressão em inglês que significa “escritório em casa” em sua tradução literal.

Agora que você já sabe o que é home office e das possibilidades que ele traz, se sentiu interessado?

Confira algumas dicas para você montar um home office prático e funcional.

1. Escolha um local separado

O primeiro passo para montar o seu home office é escolher um local em sua casa adequado para as atividades que você pretende realizar separado de todo o resto da casa.

É importante separar o seu espaço profissional. Isso ajuda na produtividade e separa o seu lado profissional do lado pessoal.

Prefira separar um cômodo inteiro só para isso, como um quarto extra por exemplo. Se não for possível, você pode também dividir um cômodo com uma parede na sala, quarto ou até na varanda, o que tiver mais espaço sobrando.

2. Priorize o conforto

Com o local escolhido, é hora de pensar em como vai ser o seu home office:

  • Móveis
  • Decoração
  • Iluminação

Móveis

É natural que agora você esteja pensando nas possibilidades do que vai ser o seu home office.

Talvez você queira um ambiente estiloso e diferente dos demais, mas não invente: o seu home office deve ser, acima de tudo, prático, funcional e confortável.

MESA

Pensando no trabalho que você vai exercer, é importante que você escolha uma mesa que comporte este trabalho, com o tamanho ideal.

Se possível invista numa mesa tradicional grande, para que você possa ter mais liberdade e espalhar seu material pela mesa. Caso o dinheiro esteja mais curto, construir sua própria mesa é bem simples e fica bem bacana.

CADEIRA

Esse é um item importantíssimo e indispensável, não escolha a cadeira mais bonita, escolha a mais confortável e que favoreça a correção postural.

O mesmo vale para a altura da escrivaninha. Lembre-se: pés apoiados no chão e antebraço sobre a mesa. O trabalho no home office pode ser integral, o que significa que você vai passar boa parte do seu dia em cima da cadeira então, muita atenção e nada de economizar!

GAVETAS

Esse item é um bônus, não é indispensável como os dois acima, mas, vai ser muito útil para que você possa se organizar mais e não se afogar na própria bagunça.

Assim você ficará mais produtivo e seu trabalho fluirá de forma mais tranquila.

Veja Também: Itens essenciais para melhorar seu dia a dia no escritório

Decoração

A decoração do seu home office também é importante, existem vários estudos sobre a psicologia das cores e ela é real. Pensar no esquema de cores pode te ajudar bastante na hora de montar um home office produtivo.

As cores são, comprovadamente, capazes de provocar reações emocionais e físicas em nós, impactar o humor e o nível de energia. Por isso, preste atenção na escolha das cores para o seu escritório.

Neste caso pense em elementos que vão te trazer foco, seriedade e paz.

Sem ideias para decorar o seu home office? Veja esta lista com 70 ideias de decoração (com fotos e informações onde comprar).

Iluminação

Assim como as cores, a iluminação tem grande poder influenciador. E se não for usada da maneira correta pode te fazer se sentir sono, preguiça ou dificuldade de concentração. Ou seja, atrapalhar a sua produtividade.

O ideal é usar o máximo de luz natural, a luz solar é a melhor fonte de luz branca que podemos encontrar então aproveite ao máximo a iluminação que entra pela sua janela.

No caso de luz artificial, prefira luminárias que fiquem acima da mesa e lembre-se de não colocar uma fonte de luz diretamente na frente da sua tela do computador, isso acaba causando reflexos e incomoda a sua visão.

Veja mais dicas sobre iluminação para o seu escritório neste link.

3. Crie uma Rotina de Trabalho

Agora que o seu home office está pronto, é hora de se preparar e se planejar!

É importante que você saiba que trabalhar em home office é totalmente diferente de um emprego tradicional em uma empresa. Você vai perceber que é muito mais fácil perder o foco o que pode trazer graves problemas pra você.

A rotina e disciplina são indispensáveis para garantir produtividade.

Estabeleça uma rotina para começar e terminar de trabalhar, estipule os intervalos de descanso e para se alimentar.

Deixe todos da sua casa cientes de que você está trabalhando para que eles entendam e não sejam uma distração durante o seu horário de trabalho.

Veja Também: Dicas para manter o foco no trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *