Qual a diferença entre Pós-Graduação, Especialização e MBA?

COMPARTILHE
Diferença entre Pós-Graduação e MBA

Quem já passou da fase da graduação sabe que este não é nem de longe o ponto final da vida acadêmica. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter uma especialização faz a diferença no currículo.

Mas qual curso escolher? Qual a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA?

Pós-Graduação vs MBA

Entre tantas opções, é normal ficar um pouco perdido sobre qual curso fazer. Primeiramente, é preciso saber que tudo que vem após a graduação é considerado uma pós-graduação.

Nesse sentido, existem dois grandes grupos de cursos de pós-graduação: os stricto sensu (expressão latina para sentido restrito) e lato sensu (sentido amplo).

Veja Também: Como desenvolver seu Networking

O primeiro, diz respeito aos cursos de mestrados acadêmicos, doutorados e pós-doutorados. Já o segundo, comporta os cursos de especializações e MBAs.

Os stricto sensu são cursos voltados para a formação de professores universitários e pesquisadores, ou seja, são cursos mais indicados para quem quer seguir a carreira acadêmica.

Por outro lado, os lato sensu são mais indicados para quem deseja um aperfeiçoamento profissional, adquirindo competências específicas e de aplicação prática que possibilitem uma ascensão profissional mais acelerada.

MBA

O MBA ou Master Business Administration, que em tradução literal significa Mestre em Negócios e Administração, é um curso lato sensu no Brasil, ou seja, não tem nível de mestrado. Tratando-se, portanto, de um curso direcionado para negócios e mercado de trabalho.

Por que então ele não pode ser chamado apenas de Pós-Graduação? O MBA é um curso específico para a área de Business e Gestão Empresarial.

Recomendado para profissionais que já possuam experiência na área em que está se especializando.

Carga Horária do MBA

O MEC reconhece cursos com 360 horas/aula. A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global”.

Vantagens do MBA

O MBA é ideal para quem gosta de estudar, mas se interessa apenas por assuntos voltados para a profissão, sendo possível conciliar o estudo com o trabalho.

Pós-Graduação Lato Sensu

Também conhecida como especialização, é um curso de aprofundamento numa área específica que ao final confere um certificado de especialista ao pós-graduando.

É ideal para quem não pode se dedicar aos estudos todos os dias e não tem inclinação para atividades de pesquisa.

Carga horária da Pós-Graduação Lato Sensu

De um a dois anos. Para ter o diploma reconhecido pelo MEC o curso precisa ter duração mínima de 360 horas/aula.

Também é preciso ter um diploma de cursos superior para se matricular numa especialização.

Vantagens da Pós-Graduação Lato Sensu

Há uma maior liberdade sobre a condução dos estudos do que num curso comum de graduação. Também não é indispensável ter tempo de carreira diferentemente do MBA.

Veja Também: Como ter Boas Ideias

Pós-Graduação Stricto Sensu

Consiste nos mestrados, doutorados e pós-doutorados, direcionado para quem quer crescer no aspecto acadêmico das áreas profissionais, como educadores ou pesquisadores, mas isso não impede que profissionais de outras áreas encontre no mestrado acadêmico um meio de adquirir competências relevantes para sua área de atuação.

Para quem cursa essa modalidade, não é necessário ter cursado um Lato Sensu (especialização).

No processo de seleção o currículo é analisado e existe uma prova de conhecimentos gerais e específicos e proficiência em um idioma estrangeiro, além de entrevista e apresentação do projeto de pesquisa.

Carga horária da Pós-Graduação Stricto Sensu

O curso dura dois anos em média. É necessário bastante dedicação do aluno em leituras, participação de congressos e seminários, além de assistir às aulas.

Vantagens da Pós-Graduação Stricto Sensu

Estimula a reflexão teórica, além disso o mercado está abrindo as portas para mestres e doutores para além das salas de aula.

Grandes empresas que investem em tecnologia estão oferecendo oportunidades para mão de obra altamente qualificada como mestres e doutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *