Como desenvolver o networking

COMPARTILHE
Networking profissional

A rede de contatos, também conhecida como Networking, é a forma mais simples e fácil de ser indicado para vagas de emprego ou até mesmo para a venda de produtos ou serviços.

Ainda não sabe o que é networking e para que serve? Então confira este post até o final para descobrir tudo sobre o tema.

O que é Networking?

Quase todo mundo já praticou o networking e nem sabe disso. Sabe quando um amigo te indica para uma vaga de emprego? Isso é networking.

Para explicar mais especificamente o que é networking, podemos definir que essa é uma estratégia com o objetivo de criar uma rede de contatos.

Ao criar sua rede de contatos e cultivá-la, você poderá ter mais oportunidades de emprego em sua área de atuação ou mesmo melhorar sua carreira profissional em vários aspectos.

Se você presta serviço ou vende produtos, o networking também é algo que deve ser trabalhado. Sua rede de contatos é a sua indicação para clientes.

Networking: significado

O termo em inglês significa criar uma conexão com alguém ou algo, podendo também ser definido simplesmente como “rede de contatos”.

De forma bem simples, o networking é a rede que você cria no mundo dos negócios, que vale para te auxiliar em sua carreira, seja como profissional ou como empreendedor.

Construir e cultivar uma rede de relacionamentos é essencial para o sucesso de profissionais e empreendedores

Vantagens de se fazer networking

A sua rede de contatos pode diferenciar você dos demais profissionais. Quanto mais gente você conhecer e manter um bom relacionamento, mais oportunidades você terá, seja de carreira ou negócios.

Criar e manter uma rede de contatos traz diversas vantagens, como:

  • Melhora seu poder de influência
  • Maior visibilidade para você ou sua empresa
  • Mais facilidade para conseguir um novo emprego
  • Novos clientes em potencial
  • Novas experiências e conexões
  • Novos parceiros comerciais ou funcionários
  • Pode ajudar na sua promoção de cargo

Dicas para desenvolver o networking

Pessoas tímidas e introvertidas sentem maior dificuldade em desenvolver o networking. Porém, essa é uma questão de hábito. Mesmo para quem tem essas dificuldades ou não possui tempo para cultivar contatos, é possível estabelecer uma rede de contatos promissora.

Confira algumas dicas simples para desenvolver a sua rede:

1. Cultive seu network

Ter uma lista gigante de contatos não te ajudará em nada se esses contatos não são bem nutridos. Isso significa que vale mais a pena ter uma lista pequena com bons contatos do que uma rede muito grande de pessoas que você mal conhece.

2. Aproveite o poder do Linkedin

Para construir sua marca pessoal no Linkedin é importante possuir uma rede de contatos ampla e composta por usuários importantes para sua profissão.

Mantenha um perfil ativo no Linkedin, atualizando com frequência e compartilhando conteúdo relevante para a sua área de atuação.

Conheceu alguém numa reunião ou evento profissional? Envie uma solicitação de conexão, mas não se esqueça de personalizar o convite.

Outra dica é incluir o link para o seu perfil do Linkedin na sua assinatura de email e cartão de visita.

Veja também: Como aumentar o número de conexões no Linkedin

3. Nada de timidez

Se você é muito tímido ou introvertido, saiba que isso não é nenhum defeito. Porém, essas características poderão te deixar mais desconfortável para lidar com algumas situações.

Sendo assim, o mais indicado é que você tente deixar um pouco de lado qualquer constrangimento e se arrisque mais.

Você também pode utilizar abordagens menos constrangedoras, como chegar mais cedo nas reuniões. Assim você poderá criar um ambiente mais amigável.

4. Tenha coragem

Por mais que a timidez ou qualquer outro aspecto da sua personalidade diga para você não se arriscar, uma rede de contatos promissora exige coragem.

Se arrisque com o mínimo de segurança, só não deixe de dar o primeiro passo.

5. Converse com seus contatos

A sua rede de contatos será melhor desenvolvida se você conversar pessoalmente com essas pessoas. Embora as redes sociais ajudem bastante na comunicação, nada dispensa uma conversa pessoalmente.

Sendo assim, discuta assuntos relacionados a sua área para ganhar confiança e mantenha isso como rotina sempre que possível.

6. Tenha disciplina

Por fim, se você não manter constância no desenvolvimento da sua rede de contatos, ela não será eficiente. Isso significa que você precisa estar em contato com as pessoas importantes da sua rede.

Você pode manter esse contato com mensagens nas redes sociais, conversas pessoais, happy hour, entre outras possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *