Como o Marketing Pessoal pode ajudar no Networking

COMPARTILHE
Marketing pessoal e networking

Marketing Pessoal e Networking são coisas diferentes, mas que se complementam na divulgação de qualquer profissional.

Por serem estratégias complementares, uma da outra, é muito importante que você saiba como o Marketing Pessoal pode ajudar no desenvolvimento do Networking.

Mas para isso, é necessário saber exatamente o objetivo de cada uma dessas estratégias e como elas contribuem para a imagem de um indivíduo.

O marketing pessoal, por exemplo, é constituído por diversas estratégias que promovem uma percepção positiva sobre um indivíduo.

Logo, o objetivo é fazer com que essa pessoa seja notada, se torne uma autoridade em determinado assunto e que suas atividades técnicas e ações sejam exaltadas.

Já o networking, é a rede de contatos ou rede de relacionamentos profissionais que tem como objetivo estabelecer o contato com diversas pessoas que atuam na mesma área profissional.

Logo, isso permite ampliar as oportunidades de trabalho, a troca de informações e as indicações de serviço.

A dinâmica entre o Marketing Pessoal e o Networking

Apenas pela definição de cada um é fácil perceber que uma estratégia interage com a outra, já que para ser notado você precisa criar uma rede de relacionamentos e para ter contatos é preciso cuidar da própria imagem profissional.

Sendo assim, há uma grande troca entre as duas estratégias e ambas tendem a funcionar ainda melhor quando são implementadas em conjunto.

Portanto, para ter uma boa rede de contatos, não dispense as práticas do marketing pessoal. E para estabelecer uma percepção positiva, você precisará de um bom networking.

Como o Marketing Pessoal pode ajudar no desenvolvimento do Networking?

Basicamente, para se ter um bom networking é preciso se tornar uma autoridade sobre determinado assunto.

Quanto mais reconhecido você é em sua área de atuação, mais fácil será construir uma rede de contatos que permita boas oportunidades de trabalho.

Portanto, as ações de marketing pessoal são fundamentais para quem deseja estabelecer uma rede de relacionamentos.

Sendo assim, veja a seguir alguns dos benefícios do marketing pessoal que permitem desenvolver o networking:

  • Tornar-se uma autoridade em determinado tema, fazendo com que sua rede de contatos tenha essa percepção e faça novas indicações;
  • Transmitir seus objetivos profissionais, tornando possível ampliar o networking com base no que você busca profissionalmente;
  • Ser reconhecido por suas ações na área de atuação, o que proporciona maior confiança para que sua rede de contatos se fortaleça;
  • Saber se comunicar com seu público-alvo, é visto como um diferencial em qualquer área de trabalho e permite aumentar o networking.

Dicas de Marketing Pessoal e de Networking

Sabendo da relação entre as duas estratégias, e que uma permite desenvolver ainda mais a outra, veja a seguir algumas dicas de marketing pessoal e de networking para fortalecer sua imagem profissional e ampliar sua rede de contatos:

  • Defina objetivos profissionais como área de atuação, nicho, público-alvo e oportunidades que são boas para sua carreira;
  • Torne-se um bom comunicador para falar com grandes públicos e para trocar informações e contato com pessoas próximas da sua área profissional;
  • Cuide de sua imagem pessoal, isso é muito importante para que as pessoas te vejam como um bom profissional e permitirá ampliar sua rede de relacionamentos;
  • Seja sempre empático e simpático ao conversar com seu público e com sua rede de contatos profissionais;
  • Mostre seus resultados, suas soluções de problemas e valor em tudo que você faz;
  • Esteja sempre atento às novidades, profissionalização e possíveis inovações em sua área profissional;
  • Mantenha-se qualificado fazendo novos cursos, indo a workshops e aprendendo coisas novas o tempo todo;
  • Participe de eventos que contribua para a sua carreira e que permita conversar com pessoas da sua área de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *