O que fazer para ser reconhecido no trabalho

COMPARTILHE
Dicas para ser reconhecido no trabalho

Você gostaria de ser reconhecido no trabalho como um ótimo profissional? Então veja a seguir 5 dicas para merecer esse reconhecimento e ser lembrado pelo chefe e seus colegas de trabalho.

A importância do reconhecimento

Ser reconhecido no trabalho é algo muito importante para qualquer profissional. No caso daqueles que atuam com registro em carteira, esse reconhecimento mostra o quanto o profissional é importante para a empresa e que seu trabalho merece ser valorizado.

A falta de reconhecimento no trabalho é uma das principais causas que levam os funcionários a pedirem demissão. Isso acaba afetando a autoconfiança, motivação e principalmente a queda da produtividade.

Alguns profissionais culpam (muitas vezes com razão) a empresa ou o chefe por não reconhecerem seus trabalhos, porém, é possível ir atrás desse reconhecimento.

Você pode aprender a se promover, sem parecer arrogante, para que as pessoas saibam o que você fez de melhor.

Dicas para ser reconhecido no trabalho

Criar sua própria campanha de marketing pessoal é mais fácil do que você pensa. Confira as dicas:

1. Mostre que você é proativo

Não há nada melhor do que pessoas dedicadas e que estão sempre disposta a ajudar outras pessoas. Isso é chamado de proatividade, e é praticamente um sinônimo de reconhecimento profissional.

Então, se você quer ser reconhecido no trabalho, dedique-se a proatividade.

Mas não deixe de reivindicar seu crédito. Se você fez, ajudou ou se empenhou em realizar qualquer tarefa, deixe claro que o crédito é todo seu.

Assim você criará mais oportunidades para se destacar, contribuirá para o bom funcionamento das atividades no seu trabalho e ainda será notado por toda a equipe profissional.

Veja Também: Saiba como manter o foco no trabalho

2. Mostre seus resultados

Nem todos os resultados falam por si mesmos em um projeto. Em alguns casos, é importante falar sobre os resultados obtidos, mesmo os pequenos.

Os resultados devem ser mostrados com métricas, apontando o quanto a empresa se beneficiou pelo seu alto desempenho considerando o capital gerado, as horas trabalhadas e claro, os membros da equipe que também te ajudaram nesta tarefa.

Saber quais são seus resultados como profissional e, o mais importante, saber como promover isso é essencial para reforçar seus créditos e sua proatividade no trabalho.

3. Aceite elogios

Quando seu trabalho for reconhecido, aceite os elogios sinceros de seus colegas de trabalho e do seu patrão.

Saber aceitar elogios é importante, pois ninguém gosta de elogiar pessoas que são autodepreciativas, narcisistas ou que fingem não se importar com a opinião alheia.

Mostre para as pessoas que os elogios são importantes, assim como as críticas construtivas. Ouça o elogio com atenção e agradeça com simpatia, pois assim as pessoas sentirão prazer em elogiá-lo quando você merecer.

4. Saiba se valorizar

Não há como ser valorizado se você não percebe o real valor que possui. É importante saber reconhecer sua capacidade como profissional, ter orgulho do trabalho que você faz e incentivar seu próprio crescimento profissional na área que você atua.

Se você não demonstra que quer crescer, que se importa com a sua carreira e que sua atuação é importante para a empresa, isso significa que você precisa se valorizar antes de qualquer coisa.

Esse é um exercício que requer saber olhar para si mesmo e ver quais são suas qualidades, qualificações e outros elementos que te destacam como profissional. Pense em o que te torna diferente de outros profissionais.

Veja Também: Como superar a desmotivação no trabalho

5. Comemore seu reconhecimento

Nem sempre ser reconhecido no trabalho significa receber elogios dos colegas e do patrão. Às vezes, esse reconhecimento vem através do aumento de salário, mudança de cargo, premiação, bônus, gratificação, entre outras formas de ser reconhecido.

O mais importante é que seu reconhecimento seja comemorado. Quando isso acontecer, agradeça à empresa, aos colegas de trabalho e comemore da melhor forma possível.

Você pode ainda mandar um e-mail para todos da empresa agradecendo pelo reconhecimento e se comprometendo a contribuir sempre para o crescimento da firma.

O que não fazer para ser reconhecido no trabalho?

Cuidado para não se preocupar apenas com os esforços em se destacar no trabalho e esquecer das coisas que você não deve fazer!

Isso é muito importante, pois há diversas situações que podem comprometer seu reconhecimento profissional.

Veja algumas delas a seguir:

  • Ser narcisista ou prepotente;
  • Não saber ouvir críticas e elogios;
  • Não ser proativo nas atividades diárias da empresa;
  • Não contribuir para o crescimento da empresa;
  • Não ajudar seus colegas de trabalho;
  • Não valorizar suas ações;
  • Se submeter a situações humilhantes para ser reconhecido;
  • Não reconhecer seu próprio valor como profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *