Como ser indispensável no trabalho

COMPARTILHE
profissional indispensável no trabalho

Ser um profissional indispensável no trabalho se torna cada vez mais importante. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente.

Sem falar na pressão para sermos cada vez mais eficazes e produtivos. Por isso, manter o emprego e ter a capacidade de progredir na carreira exige esforço e dedicação.

Portanto, o profissional que é visto como essencial pela empresa tem mais estabilidade e segurança no emprego. Confira as dicas que preparamos para você.

O que significa ser indispensável no trabalho?

A percepção geral é que ser indispensável no trabalho significa fazer bem trabalho, melhor do que outras pessoas. Ou seja, ser a pessoa certa para o cargo, o especialista, a fonte do conhecimento.

Quando você se torna indispensável, suas oportunidades na empresa aumentam. Então, fica mais fácil ser promovido ou negociar um aumento de salário.

Portanto, você tem mais segurança no emprego e mais chances de avançar na carreira. Afinal, dificilmente a empresa irá dispensar um colaborador que cumpre com todas suas funções.

Características de um profissional indispensável

Mas afinal, o que faz um profissional ser indispensável? Veja a seguir algumas características:

  • É produtivo;
  • Gosta de desafios;
  • É positivo e não vive reclamando;
  • Está sempre ensinando ou ajudando os colegas;
  • Está constantemente aprendendo algo novo;
  • Conhece bem a empresa (processos, produtos ou serviços);
  • Apresenta soluções e resolve problemas;
  • Sabe trabalhar sob pressão.

Muitas vezes, um profissional com esse perfil precisa dominar habilidades que não são pré-requisitos do cargo.

O fato de fazer bem o trabalho, indo atrás do que é preciso sem esperar, faz este profissional se destacar e ser bem visto pela liderança.

Veja Também: Entenda o que são soft skills

Dicas para ser indispensável no trabalho

Antes de mais nada, atitudes simples como ser positivo, educado, receber feedback quando é dado e ser confiável são ótimas maneiras de se tornar essencial para a empresa.

Se você quer se tornar um funcionário importante na empresa, confira as dicas abaixo.

1. Seja extremamente confiável

Ser um profissional confiável não é apenas sobre chegar no horário, é mais que isso. É sobre estar presente quando as coisas ficam difíceis. Ou seja, é aquela pessoa com quem o chefe ou a equipe podem contar.

Quando você ajuda em uma situação difícil, mostra que você é mais confiável do que o funcionário comum.

Então, se você precisar ficar algumas horas a mais em um determinado dia, ao invés de reclamar, tente ajudar. Se encontrar a solução para o problema em questão, melhor ainda.

Em muitas empresas, profissionais que estão sempre dispostos a ajudar são mais valorizados que aqueles com muito conhecimento, mas que nunca estão à disposição quando é necessário.

2. Facilite o trabalho do seu chefe

Se você está facilitando o trabalho do seu chefe, então é provável que ele ajude você quando for preciso. Ter alguém influente do seu lado é muito importante.

Portanto, se você é visto como uma pessoa que facilita o trabalho do chefe e da equipe, você terá mais oportunidades na empresa.

Por isso, tente encontrar uma lacuna nas habilidades do seu chefe. Veja algo que você pode fazer, mas que seu chefe não pode.

Quanto mais seu chefe depender de você, mais indispensável você se torna.

Mas é importante lembrar que facilitar o trabalho do chefe não é o mesmo que ser “puxa saco”. Isso só trará problemas para você, como ser mal visto pelos colegas e até pelo próprio chefe.

3. Participe de projetos importantes

Foque e priorize um trabalho que é mais importante, não o trabalho que é mais fácil de fazer. Isso ajudará você a construir uma boa imagem na empresa.

Sempre que possível, seja voluntário em projetos que outros funcionários não querem fazer. Desta maneira, você será visto como um profissional dedicado e proativo.

4. Seja especialista

Outro passo importante para se tornar indispensável é ser um especialista, ou seja, a pessoa certa para o trabalho.

Para isso, tente descobrir um conhecimento essencial para sua empresa e se especialize nisso. Faça cursos, treinamentos, leia e aprimore suas habilidades. Corra atrás de todo conhecimento necessário.

Além disso, sempre que puder, ensine ou ajude seus colegas utilizando esse conhecimento.

Se tiver a oportunidade de fazer uma apresentação ou dar um treinamento interno, seja voluntário. Assim, você será reconhecido como especialista no assunto, além de chamar a atenção do seu chefe.

5. Compartilhe conhecimento

No ambiente de trabalho, é importante se posicionar como um especialista. Mas também é importante que você possa compartilhar sua experiência e seu conhecimento com a equipe.

Portanto, sempre que possível, agregue valor à empresa e seja visto por isso.

Ainda tem gente que acredita que compartilhar conhecimento fará dela menos importante na empresa. Mas isso é um grande erro.

Quando você ajuda um colega no trabalho, você se posiciona como alguém que domina um assunto, uma referência.

Além de mostrar que você sabe trabalhar em equipe, é uma ótima oportunidade de mostrar o que você sabe. E isso é ótimo para se destacar no trabalho.

6. Faça networking

No ambiente de trabalho, o conhecimento e experiência são importantes, mas quem você conhece é essencial. Isso pode determinar o seu crescimento na empresa.

Por isso, construir relacionamentos com pessoas importantes pode tornar você indispensável. A sua rede de contatos pode diferenciar você dos demais profissionais.

Então, quanto mais gente você conhecer e manter um bom relacionamento, mais oportunidades você terá. Simples assim.

Portanto, aproveite todas as oportunidades para fazer networking com outros profissionais, mesmo que sejam de outros departamentos.

7. Ofereça soluções

Nenhum gestor quer saber de problema, todos querem soluções. Então, para ser indispensável, você precisa encontrar maneiras de resolver problemas.

Mas a boa notícia é que você pode desenvolver esta habilidade. Por exemplo, quando ouvir um colega reclamando de algo que não está funcionando, descubra como corrigir.

Desta forma, você mostra seu valor para seu chefe e para a equipe.

Se você acha que resolver problemas é difícil, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Identifique o problema
  2. Determine as causas básicas
  3. Encontre várias soluções
  4. Selecione a solução que funciona melhor
  5. Implemente a solução
  6. Meça o sucesso da solução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *