Benefícios dos cursos online para a carreira

COMPARTILHE
Benefícios dos cursos online

Há alguns anos os cursos online eram considerados uma modalidade secundária de estudo, mas atualmente esse modelo está conquistando cada vez mais a preferência das pessoas, sejam estudantes ou profissionais.

Essa preferência é resultado de uma série de vantagens que o ensino a distância proporciona.

Neste post você vai conhecer 7 benefícios dos cursos online para a sua carreira.

Principais benefícios dos cursos online

Hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet, é possível ter educação de qualidade e adquirir conhecimento sem precisar sair de casa.

De acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância.

Enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância registrou o maior salto desde 2008.

Se você está buscando uma atualização profissional, especialização ou deseja complementar a sua carga horária de atividades complementares, estudar online é uma excelente opção.

Quanto mais qualificado você estiver, mais preparado você vai estar para assumir um novo cargo e progredir na carreira.

EAD
Os cursos online são uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e habilidades de forma rápida e flexível

Mesmo que você nunca tenha feito um curso online, esta modalidade de ensino pode ser melhor que um curso presencial por uma série de vantagens.

Confira a seguir alguns benefícios dos cursos online.

1. Mais autonomia para o aluno

A autonomia é um dos principais benefícios dos cursos online, pois é fundamental que o aluno possa escolher a melhor forma para aprender, sem precisar seguir uma ordem ou cronograma do professor.

Com isso, é possível que aluno crie o seu próprio perfil de estudos para fazer cursos de forma personalizável.

Veja Também: Cursos Online e Gratuitos de Redação

2. Formatos dinâmicos

Outra vantagem do curso online é que ele oferece formatos dinâmicos para os alunos. Assim é possível estudar através de vídeos, infográficos e outros formatos que facilitam o aprendizado.

Você não vai precisar de um computador de última geração para as aulas, basta um computador, um tablet ou até um smartphone com acesso à internet.

3. Aprendizagem com interação

Geralmente as pessoas pensam que em um curso online não é possível ter interação, já que não existe sala de aula para os alunos se comunicarem.

No entanto, a verdade é que graças à tecnologia é possível interagir com outras pessoas de forma virtual. Você pode conversar com outros alunos e professores através de chats e trocas de mensagens.

4. Conteúdos atualizados

Os conteúdos oferecidos nos cursos online são atualizados, evitando assim que você seja prejudicado por estudar algo que já está defasado.

Você pode acompanhar as tendências e tirar suas dúvidas sobre temas atuais com professores e especialistas através de chat, fóruns de discussão e mensagens.

Veja Também: Cursos gratuitos na Fundação Bradesco

5. Flexibilidade no horário de estudo

Uma das maiores vantagens dos cursos online é a possiblidade de escolher o seu horário de estudos. Ao fazer a sua inscrição em um curso a distância você pode escolher um dia e quais horários pode se dedicar aos estudos.

No entanto, você precisa se organizar para ter um horário definido para fazer todas as atividades. Disciplina é a palavra-chave!

6. Custo mais baixo

O curso online possui um custo mais acessível do que o presencial. A mensalidade tende a ser menor do que as instituições de ensino que precisam arcar com diversas despesas.

Outro ponto a favor é a economia com o transporte, já que você não precisa se deslocar até o local do curso. Na maioria dos casos também não é necessário gastar com material didático, ja que é todo digital.

7. Desenvolvimento de outras habilidades

Através dos cursos online você pode desenvolver habilidades essenciais para a sua carreira, como concentração, disciplina, planejamento, responsabilidade, fluência digital, gestão do tempo e organização.

Conclusão

A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Se você deseja ter sucesso profissional é preciso estar sempre atualizado, buscando adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Para quem busca qualificação e não pode fazer um curso presencial, seja pela distância ou por falta de tempo, fazer um curso online é uma ótima alternativa. Você não precisa se deslocar e pode fazer o seu próprio horário de estudo.

O melhor de tudo é que ao concluir o curso você recebe o certificado de conclusão (verifique antes de fazer a matrícula), e isso pode incrementar seu currículo.

Antes de escolher o curso, é importante solucionar os seguintes pontos:

  • No caso de um curso técnico ou de graduação, verifique se o curso e a instituição são reconhecidos pelo MEC.
  • Tente saber como é o processo de suporte ao aluno.
  • Verifique se você atende aos pré-requisitos do curso, tanto em conhecimentos como nos requisitos técnicos como possuir um computador e internet bons o suficientes.
  • Procure saber se o curso é 100% online ou possui aulas presenciais também.
  • Verifique se o curso oferece certificado de conclusão ou participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *