Habilidades profissionais mais valorizadas nas empresas

COMPARTILHE
Habilidades profissionais

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, ter habilidades profissionais que se destacam é algo importante para chamar a atenção das empresas.

Nesse conceito, há algumas competências comportamentais e técnicas que são amplamente valorizadas pelas empresas na busca por um novo funcionário.

Quer saber quais são essas competências e como colocá-las em prática? Então confira a seguir as 3 habilidades profissionais mais valorizadas nas empresas.

Tipos de habilidades profissionais de grande interesse

As competências ou habilidades profissionais também são chamadas de skills. Elas se dividem em duas modalidades e cada uma delas apresenta atribuições muito valorizadas no mercado de trabalho.

Soft Skills: são habilidades comportamentais relacionadas aos atributos pessoais do que é necessário para ter sucesso no ambiente de trabalho. Esse tipo de competência é bastante difícil de medir ou definir, pois ela se sobressai principalmente no convívio do trabalho, através da interação com a equipe, pró-atividade demonstrada pelo funcionário, entre outros aspectos.

Hard Skills: são habilidades técnicas relacionadas a cursos e aprendizados adquiridos pelo funcionário que permitem atividades diferentes no ambiente de trabalho, como curso de idiomas, informática, entre outras competências do tipo técnica.

As competências técnicas são as mais fáceis de serem adquiridas, pois, para aprendê-las basta realizar cursos relacionados à competência de interesse.

Já no caso de habilidades comportamentais, há uma certa dificuldade em desenvolver tais competências, pois elas não podem ser “aprendidas” em um curso.

Por isso, candidatos com habilidades comportamentais muito valorizadas pelas empresas são priorizados nas entrevistas de emprego.

Entre as habilidades comportamentais que mais se destacam no mercado de trabalho estão:

1. Tomada de decisão com análise crítica

Há muitas situações no cotidiano das empresas em que é necessário a tomada de decisão a partir de uma análise crítica.

Independente das características do emprego e do ramo de negócio da empresa, ter funcionários que sabem analisar criteriosamente e tomar a melhor decisão em situações difíceis, é de grande valia para as empresas.

Veja Também: Dicas para ser um bom gestor

2. Capacidade comunicativa

Essa é uma habilidade profissional bastante comentada em currículos e em entrevistas de emprego. A comunicação é muito importante, mesmo para trabalhos que não envolvem necessariamente aspectos comunicativos.

No entanto, é importante saber se comunicar com a equipe de trabalho, atender clientes, conversar com o chefe, lidar com fornecedores e muito mais.

Veja Também: Como desenvolver seu marketing pessoal

3. Habilidades profissionais de liderança

Mesmo para vagas que não são relacionadas à liderança, as empresas valorizam candidatos que expressam a confiança e a orientação de grande líderes.

Isso porque a liderança está relacionada ao comportamento pró-ativo, ao gerenciamento de situações, a capacidade de organizar e comandar projetos, que são aspectos muito importantes para vários tipos de trabalhos.

Para ser um candidato de destaque é importante desenvolver habilidades técnicas e de comportamento. Ambas são aliadas na conquista pela tão sonhada vaga de emprego.

Veja Também: Como lidar com a pressão no trabalho

1 Response

  1. Carlos 16/05/2020 / 17:39

    Direto ao ponto! A comunicação é uma habilidade importante, mas ignorada por muitas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *