Dicas para lidar com a pressão no trabalho

COMPARTILHE
Pressão no trabalho

A pressão no trabalho é algo comum na vida profissional e não importa o cargo profissional. Diante desta situação chega o momento em que você precisará se esforçar mais para entregar uma tarefa dentro do prazo, e principalmente respirar fundo para se controlar diante das situações estressantes.

No entanto, diante dessas situações é importante que você não deixe a pressão te dominar, para fazer isso basta colocar em prática algumas atitudes diariamente.

Mas antes de falar quais, são observe algumas situações que provocam a pressão no ambiente de trabalho.

O que provoca a pressão no trabalho

Em um ambiente de trabalho diversas situações podem causar pressão no profissional.

Claro que algumas cobranças são necessárias para que os funcionários consigam desempenhar melhor as suas atividades tratando com a devida urgência, mas em excesso acaba atrapalhando o desempenho do funcionário.

Entre as situações de pressão que se destacam em ambiente de trabalho estão:

  • Desencontro de informações.
  • Metas irreais.
  • Excesso de cobrança.
  • Interferências dos clientes.
  • Alta quantidade de trabalho.
  • Distorção de funções.
  • Problemas com prazos.

Diante desses problemas você como funcionário deve procurar soluções imediatas. Para lhe ajudar observe algumas dicas.

6 dicas para lidar com a pressão no trabalho

Para lidar melhor com a pressão no ambiente de trabalho você precisa colocar alguns hábitos em prática.

1. Encontre a origem da pressão

A primeira coisa que você deve fazer para resolver o problema é identificar a sua origem. Para fazer isso, faça uma análise para entender o que está te pressionando.

Ao encontrar a origem da pressão será mais fácil buscar uma solução para o problema, seja através de ajuda de colegas de trabalho ou sozinho.

2. Crie um plano para lidar com o problema

Após identificar a origem da pressão em excesso, tente criar uma solução para este problema.

Por exemplo, se o seu problema é o trânsito que deixa mais nervoso tente negociar um modelo de trabalho home office ou mudar de horário para evitar o transito.

3. Seja um funcionário transparente com o seu chefe

Se a pressão no trabalho está atrapalhando o seu desempenho nas atividades, é o momento de conversar com o seu chefe. Muitas pessoas ficam com receio de conversar com o seu líder porque acreditam que isso vai estragar a sua imagem como profissional.

No entanto, o que complica o ambiente de trabalho é a falta de comunicação, já que isso pode resultar em conclusões precipitadas. Por isso, sempre que você estiver se sentindo pressionado, converse com seu chefe.

4. Aprenda a administrar o seu tempo

Para lidar melhor com os prazos é importante ser organizado. Para fazer isso, primeiramente observe quanto tempo você gasta para concluir cada atividade.

Use uma agenda para organizar os seus compromissos ao longo do dia, sempre deixando um tempo para resolver algum imprevisto. Assim você saberá todas as atividades que precisam ser feitas durante o dia.

Veja Também: Como ser mais produtivo

5. Saiba dizer “NÃO”

Alguns profissionais acabam assumindo varias atividades para tentar atender todas as demandas. Isso pode até parecer mais eficiente, mas ao aceitar todos os pedidos você acabará ficando sobrecarregado sem conseguir dar conta das suas atividades.

Mesmo sabendo que a agenda já está lotada, temos dificuldades em dizer “não”. Alguns motivos para esse problema são:

  • Você gosta de ajudar os outros.
  • Você quer ser visto como uma pessoa generosa.
  • Você tem medo de parecer anti-social ou mal-educado.
  • Você tem medo de conflitos.

É importante que você colabore com a sua equipe, mas dizer “não” é fundamental para equilibrar a sua carga de trabalho e diminuir a pressão.

6. Defina prioridades

Para evitar que pilhas de papeis e atividades se acumulem, converse com o seu gestor para definir o que é prioridade e negocie prazos para outras tarefas.

Assim você conseguirá trabalhar com menos pressão dando importância apenas para as atividades mais importantes no momento.

A Matiz de Eisenhower é uma ótima maneira de priorizar suas tarefas de modo que as mais importantes não sejam deixadas de lado pelas que aparecem de repente ou que são urgentes.

Conclusão

Com essa dica para lidar com a pressão no trabalho você vai aprender como ter uma vida mais saudável dentro do ambiente de trabalho, o que ajudará a impulsionar o seu crescimento profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *