Início » Educação » Entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura

Entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura

Imagem de alunos de bacharelado e licenciatura durante formatura

Você sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? Essa é uma questão que ainda confunde muitos estudantes do Ensino Médio.

Este é o momento de definir a vida profissional. Então, isso significa decidir qual área seguir. E para isso, você terá que decidir entre um curso de bacharelado ou licenciatura.

Afinal, cada formato visa uma atuação específica. Por isso, é importante entender bem as diferenças entre os dois.

Neste artigo você vai entender a diferença entre essas duas modalidades de graduação. Ao final, você será capaz de tomar a melhor decisão para sua carreira, sem medo de errar.

Principais características do bacharelado

O programa de bacharelado é ideal para pessoas que desejam estar em contato direto com sua área de atuação. Também é indicado para quem quer seguir na prática de pesquisa.

Em suma, o objetivo desse tipo de graduação é preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Além disso, o bacharelado abre caminhos para quem deseja seguir uma trajetória acadêmica. Ou seja, para quem quer atuar em pesquisas ou no Ensino Superior.

Mas vale ressaltar que os cursos de bacharelado não possuem disciplinas voltadas à educação.

Você pode fazer um curso de bacharelado e atuar como professor universitário, mas a docência não é o foco dessa modalidade. Esta é uma das principais diferenças com a licenciatura.

Os cursos duram entre 4 e 6 anos. A partir do aprofundamento do campo escolhido, os profissionais poderão se especializar em uma área de atuação.

Veja alguns exemplos de cursos de bacharelado:

  • Medicina;
  • Direito;
  • Engenharia;
  • Design Gráfico;
  • Jornalismo;
  • Psicologia;
  • Arquitetura.

Veja Também: Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Qual é o perfil do profissional que opta pelo bacharelado?

A principal premissa do bacharelado é inserir profissionais competentes no mercado de trabalho.

O objetivo é apoiar uma atuação crítica no enfrentamento das diversas realidades.

Segundo o MEC, o bacharelado é uma modalidade que confere ao graduando competências em áreas específicas do conhecimento. Ou seja, o profissional poderá realizar atividades acadêmicas ou profissionais.

Isso significa que qualquer bacharel poderá escolher trabalhar em empresas. Mas também poderá seguir carreira no Ensino Superior, por exemplo.

Então, de modo geral, quem opta pelo bacharelado não pretende atuar na Educação Básica como professor.

Por isso, em sua formação não são oferecidas disciplinas para Educação. Por exemplo: Didática, Planejamento Educacional e Psicologia da Educação. Estas disciplinas não são contempladas no bacharelado.

Principais características da licenciatura

A licenciatura possibilita que o profissional siga uma área específica de atuação profissional. Mas ela é destinada principalmente àqueles que desejam se tornar professores.

Em outras palavras, a licenciatura garante que você desenvolva habilidades relacionadas à docência. O objetivo neste caso é construir uma carreira dedicada à Educação.

O profissional pode atuar, por exemplo, no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou técnico.

Mas ao contrário do que muitos pensam, o bacharelado não é um fator determinante para seguir carreira acadêmica.

Lembre-se que, tanto bacharéis quanto licenciados podem atuar no Ensino Superior. Para isso, basta fazer uma pós-graduação lato ou stricto sensu.

No entanto, a diferença entre as duas modalidades se mostra em um ponto.

O bacharelado coloca o estudante em contato com disciplinas de pesquisa desde a graduação. Por exemplo: Metodologia de Pesquisa.

Enquanto isso, a licenciatura aproxima o estudante de disciplinas diretamente relacionadas à docência, além das específicas de sua área de formação.

Geralmente, os cursos de licenciatura têm duração 4 anos.

Alguns exemplos de cursos de licenciatura são:

  • História;
  • Letras;
  • Pedagogia;
  • Geografia;
  • Matemática;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais.

Veja Também: Profissões para quem gosta de ajudar pessoas

Qual é o perfil do profissional que opta pela licenciatura?

Como já vimos, a licenciatura é destinada a quem deseja ministrar aulas. Ou seja, o principal objetivo é desenvolver habilidades relacionadas à prática docente.

O estudante também aprende sobre o funcionamento do sistema educacional brasileiro.

Com isso, espera-se que o profissional licenciado seja capaz de se comprometer com os as dificuldades do trabalho docente.

Portanto, como a licenciatura visa o processo de ensino e aprendizagem, o profissional precisa ter senso de responsabilidade, princípios éticos e multidisciplinaridade.

Dessa forma, ele conseguirá promover diálogos críticos e mais humanos. Isso é fundamental na educação.

Qual o melhor: bacharelado ou licenciatura?

Fazer a escolha entre bacharelado e licenciatura é uma das etapas mais importantes para a carreira.

Mas quando chega a hora de escolher o curso, muitas dúvidas podem surgir.

  • Qual curso fazer?
  • Onde devo estudar?
  • Estudar numa Universidade pública ou privada?
  • Optar pelo bacharelado ou pela licenciatura?
  • Fazer um curso EAD ou presencial?

Por isso, para tomar essa decisão você precisa de 3 coisas: ter cautela, buscar autoconhecimento e traçar bem os objetivos. Esses são passos essenciais para escolher qual carreira seguir.

Veja Também: Vale a pena fazer uma graduação a distância?

Como escolher

Você acredita ter perfil para educação? Você gosta da ideia de ser professor? Se os seus objetivos são relacionados à docência, então você pode fazer um curso de licenciatura.

Mas se você quer trabalhar em empresas, ser um empreendedor ou um pesquisador, o bacharelado é a melhor opção.

Contudo, existe um outro caminho possível. Você pode optar por um curso que abrange os dois formatos. Por exemplo: História ou Química.

Algumas universidades oferecem duplo diploma para essas áreas. Nesses casos, você pode escolher seguir tanto na docência como atuar em empresas.

Uma dica é fazer testes para ajudar na escolha. Um bom exemplo é o teste vocacional, que pode ajudar você a descobrir qual sua verdadeira vocação.

Outro opção é o teste de personalidade. Basta responder algumas perguntas para saber qual seu tipo de personalidade e seus pontos fracos e fortes. Isso com certeza irá ajudar você na escolha da carreira ideal.

Agora que você sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura, ficou mais fácil de fazer a escolha certa. Não é verdade?

Mas lembre-se: seja qual for o tipo de curso, o mais importante é encontrar a área certa para você. Ou seja, algo que você goste e sinta paixão.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.