Teste vocacional: O que é e como funciona

COMPARTILHE
Guia sobre teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta fundamental na vida de todo jovem que está buscando uma resposta para perguntas como: “que curso devo fazer?” ou “qual profissão seguir?”.

Saiba o que é, como funciona um teste vocacional e enteda sua importância para a carreira.

O que é o teste vocacional

O teste vocacional é uma etapa do processo de orientação vocacional, geralmente aplicado no formato de um questionário, e tem a função de ajudar na escolha profissional.

Atravé do teste é possível descobrir qual sua verdadeira vocação e qual carreira combina mais com o seu perfil.

É uma ferramenta útil que ajuda na reflexão sobre suas preferências e aptidões, avaliando também suas habilidades em diferentes áreas ocupacionais.

Embora o futuro de uma pessoa não dependa somente de sua escolha profissional, e esta possa ser modificada, as questões vocacionais têm um alto grau de relevância na vida de todos.

Diferença entre teste vocacional e orientação profissional

Provavelmente você já tenha ouvido falar em teste vocacional ou em orientação profissional, certo?

É comum certa confusão entre esses dois termos que parecem sinônimos, no entanto, possuem significados distintos que explicaremos a seguir.

Teste vocacional

Seu objetivo é fazer as pessoas se desenvolverem no âmbito profissional, sendo um dos passos da orientação profissional.

Faz parte de uma área da psicologia denominada Avaliação Psicológica, que avalia a partir de instrumentos previamente determinados, os processos psicológicos que constitui o indivíduo.

Através de questionários e testes é possível medir as características psicológicas das pessoas, que as auxiliam na escolha da profissão.

Orientação profissional

Produz informações mais aprofundadas sobre a personalidade do indivíduo.

Consiste em um processo de aconselhamento psicológico que pode abranger desde a infância, até a tomada de decisão sobre que profissão escolher e a aposentadoria, ocupando espaços relevantes de um ciclo ao outro na vida profissional.

Por receber forte influência da avaliação psicológica é que muitas pessoas a confundem com o teste vocacional.

Veja Também: Teste de Personalidade Gratuito

Como funciona o teste vocacional?

Geralmente o teste é aplicado em forma de questionário abordando questões como personalidade, aptidões, propósito, expectativas da pessoa.

Finalizadas todas as questões, o teste traz as principais áreas que se encaixam no perfil de quem o realizou, com base nas respostas.

Existe mais de uma forma de fazer o teste vocacional, são elas:

Teste online

Existem diversas opções de teste vocacional na internet, gratuitas e pagas.

Na versão gratuita, por exemplo, é necessário que se faça o cadastro no portal que oferece a ferramenta para poder ter acesso a área vocacional.

São respondidas algumas perguntas, podendo ou não ter um tempo pré-determinado e a partir das respostas o site dará o resultado sobre as suas aptidões.

Sessão com um psicólogo

Este teste pode durar cerca de 50 minutos, e se valerá de diferentes métodos como questões sobre aptidão e personalidade, dentre outros recursos utilizados pelo entrevistador.

Escolha da profissão
O teste vocacioanal possibilita fazer uma análise completa do seu perfil além de indicar quais cursos e profissões tem mais a ver com você.

Tipos de teste

Existem diferentes tipos de testes, dependendo do que você deseja avaliar.

Geralmente eles avaliam as seguintes áreas:

Interesses: são inclinações que as pessoas têm em relação a uma ou mais atividades. Podemos ter um ou mais interesses.

Habilidades: refere-se às aptidões que as pessoas têm para realizar determinadas atividades. São habilidades desenvolvidas através da prática. Podem ser aprendidas e treinados.

Personalidade: permite identificar quais carreiras e funções você pode lidar facilmente, de acordo com suas características particulares que compõem sua personalidade, como caráter, gostos, afinidades, entre outras.

Estilos de aprendizagem: a maneira como uma pessoa usa, principalmente para coletar, interpretar, organizar e pensar em novas informações.

Veja Também: Como ser mais criativo e ter boas ideias

Quem deve fazer o teste

O teste é indicado para quem acabou de concluir o ensino médio, bem como, para os recém-formados na universidade.

Quem já tem alguma formação mas se sente insatisfeito com o cargo ou profissão também pode se beneficiar do teste vocacional. Neste caso, é uma boa maneira de saber em quais cursos ou habilidades você deve investir.

Questionário do teste vocacional
Os testes vocacionais são geralmente aplicados por psicólogos ou profissionais da área de RH mas também é possível fazer online.

Vantagens do teste vocacional

Escolher uma carreira não é uma tarefa simples. Na verdade, a escolha profissional talvez seja a mais importante tarefa na vida de uma pessoa.

É bem provável que surjam dúvidas e indecisões nesta fase da vida.

Embora o futuro de uma pessoa não dependa somente de sua escolha profissional, as questões vocacionais têm um alto grau de relevância na vida de qualquer um.

Algumas vantagens do teste vocacional são:

  • Ajuda no processo de orientação profissional.
  • Saiba quais são as áreas profissionais relacionadas aos seus interesses, aptidões e preferências.
  • Evite decepções no futuro com o curso ou carreira escolhida.
  • Abre as portas para várias possibilidades que você não havia pensado ainda.
  • É fácil e rápido de fazer e muitas vezes não é preciso gastar nada.
  • Uma ótima chance de conhecer melhor o mercado de trabalho e quais os tipos de empregadores ou empresas mais combinam com você.

O teste vocacional é importante para a orientação, mas não pode ser tomado como definitivo, nem pode ser completamente ignorado.

Como qualquer ferramenta, funciona se for bem usada e os resultados fizerem sentido quando estiverem inter-relacionados com outras informações.

O teste é um ponto de partida ou o primeiro passo para entender e escolher melhor qual caminho profissional seguir.

2 Responses

  1. Ana Clara 22/06/2020 / 01:10

    Fiz o teste e estou a caminho de ser uma excelente advogada 🙂
    Boa sorte a todos! Que nunca desistam dos seus sonhos por mais difíceis que sejam.

  2. Sergio Mendes 22/06/2020 / 01:11

    Muito bom! Obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *