Como voltar ao mercado de trabalho depois de muito tempo afastado

COMPARTILHE
Voltar ao mercado de trabalho

Voltar ao mercado de trabalho depois de muito tempo afastado é um grande desafio.

Ficar muito tempo fora do mercado, quase sempre é ruim para a carreira. Contudo, com algumas dicas, práticas e bastante persistência é possível se recolocar.

Veja a seguir algumas dicas e considerações sobre o tema.

Voltando ao mercado de trabalho

Muitos fatores podem levar uma pessoa a ficar muito tempo afastada do mercado de trabalho, como crise, desemprego, a abertura do próprio negócio, prestação de serviços como autônomo ou profissional liberal, gravidez, problemas pessoais, entre outros.

Contudo, voltar ao mercado de trabalho depois de passar meses ou anos afastado é um grande desafio.

Isso porque, durante esse período de afastamento, as empresas podem considerar que você está desatualizado em relação à sua área de atuação ou que você pode ter perdido um bom tempo de experiência.

Explicar sua saída do mercado de trabalho e o motivo do afastamento também pode ser um desafio, pois nem todos entendem completamente os motivos que levaram a determinada atitude.

Nessas situações, é comum que as empresas dêem preferência para pessoas com experiências mais recentes, o que impacta ainda mais na possibilidade de conquistar um novo emprego.

No entanto, persistir deve ser a prioridade para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho.

Sabendo que não será fácil, o candidato precisa manter o foco e não desistir. Afinal, o afastamento do mercado de trabalho às vezes é necessário e reconhecer que esse período não foi inválido para sua carreira, é o primeiro passo para encarar essa situação.

Veja Também: Como se vestir para uma entrevista de emprego

Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Não importa quanto tempo você ficou afastado do mercado de trabalho, para superar essa barreira e conseguir um novo emprego, aposte nessas dicas.

1. Aprimore seus conhecimentos

Enquanto não consegue um novo emprego, use esse tempo para se qualificar.

A qualificação profissional é muito útil para a recolocação no mercado de trabalho. Empresas estão sempre em busca de colaboradores qualificados.

Por isso, apresentar aprimoramento, cursos extra-curriculares e qualificações importantes para sua área, poderá te ajudar a conquistar um novo emprego.

Veja Também: Benefícios dos cursos online para a carreira

2. Amplie seu networking

Uma ótima forma de conseguir um emprego é através de indicações de amigos, colegas e familiares.

Diga que você está procurando emprego em determinada área e que se surgir uma boa oportunidade você está pronto para encarar.

Portanto, recorra aos seus contatos de outros trabalhos, veja se alguém sabe de uma boa oportunidade de trabalho e peça indicações.

Veja Também: Como desenvolver seu Networking

3. Faça cursos de idiomas

Se tem uma coisa que enriquece um currículo é aprender um novo idioma.

Isso porque muitas empresas valorizam colaboradores que sabem mais de um idioma, principalmente as línguas mais faladas no mundo como o inglês e o espanhol.

No entanto, se você já tiver um curso de idiomas, aperfeiçoe seus conhecimentos ou aprenda uma nova língua.

Veja Também: Tudo sobre entrevista de emprego em inglês

4. Mantenha-se atualizado sobre sua área de atuação

Toda informação e oportunidade de aprendizado pode ser útil, mesmo que não pareça tão interessante de imediato.

Mesmo estando afastado do mercado de trabalho, você deve se manter atualizado das principais tendências para o setor, novas exigências para os colaboradores da sua área, expectativas em relação ao salário e outras coisas importantes para sua recolocação.

Uma ótima maneira de se manter atualizado é participar de palestras e congressos na sua área de atuação.

Veja Também: Como conseguir emprego após os 40 anos

5. Atualize seu currículo

Você não possui novas experiências de trabalho para incluir, mas certamente possui cursos e outras formações que podem enriquecer seu currículo.

Caso tenha algo novo para incluir em sua carreira, insira as informações atualizadas para ter um currículo com algo novo.

Veja Também: A importância do trabalho voluntário para a carreira

Gostou das dicas? Quais as dificuldades que você já enfrentou ao tentar retonar ao mercado de trabalho? Deixe um comentário abaixo, inclusive se tiver alguma dúvida que não ficou esclarecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *