Como ser mais produtivo no Home Office

COMPARTILHE
Home office

Um dos principais motivos para as pessoas preferirem o home office é a possibilidade de administrar o próprio tempo. Muitas vezes não há a necessidade de cumprir horários, e sim prazos.

Essa aparente falta de obrigações e as inúmeras possibilidades de procrastinação pode atrapalhar a produtividade e tornar o home office um verdadeiro caos.

A seguir listamos alguns métodos para você ser mais produtivo no home office e alcançar melhores resultados trabalhando em casa.

A importância do Home Office

O home office vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas como uma forma de oferecer mais flexibilidade e motivar seus funcionários. Redução nos custos da empresa, como transporte, energia elétrica e alimentação também são alguns dos motivos para o crescimento dessa modalidade de trabalho.

Para o funcionário, o ganho com qualidade de vida é indiscutível. Ele pode aproveitar melhor o seu dia e não terá que perder horas no trânsito, melhorando assim sua produtividade.

Disciplina e produtividade

O segredo para o sucesso no home office é a rotina. Se você não administrar bem a rotina, problemas como a falta de foco, desorganização e baixa produtividade são alguns dos problemas que virão.

É muito importante saber que uma coisa é horário de trabalho flexível e outra é a qualidade e pontualidade nas entregas.

A liberdade que o trabalho remoto oferece vem acompanhada de responsabilidade. Em casa há mais chances de distração que podem comprometer os prazos e qualidade das entregas.

Para o home office funcionar vai depender do seu grau de organização e disciplina. A boa notícia é que isso é uma questão de hábito, e você pode praticar e desenvolver com o tempo.

Dicas para ser mais produtivo no Home Office

Trabalhar de casa oferece maior liberdade e autonomia para a realizar suas atividades, mas não é tão simples quanto parece. Se você não estiver preparado para lidar com as distrações, a qualidade do seu trabalho pode ser comprometida.

Pensando em otimizar a rotina e melhorar a qualidade do seu trabalho, preparamos algumas dicas para você produzir mais (e melhor) no home office.

1. Prepare o seu ambiente de trabalho

Se você quer ser produtivo trabalhando de casa, o passo inicial é separar um espaço exclusivo para realizar as tarefas.

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado e adequado para a realização das suas atividades. Se possível, evite quartos ou locais com muita movimentação.

Uma dica é escolher um local com bastante luz natural. Outro ponto importante é investir em uma cadeira confortável e uma mesa com espaço para computador, celular, papéis e outros itens.

Ambiente de trabalho para home office
O seu local de trabalho deve um ambiente iluminado, silencioso e confortável para trabalhar

Você também pode decorar o seu espaço para criar um ambiente aconchegante. Isso também é importante se você precisa realizar reuniões por vídeoconferência, pois mostra aos seus colegas de trabalho ou clientes que você é organizado.

Veja também: Itens essenciais para melhorar seu dia a dia no escritório

2. Tenha uma boa conexão de internet

Para quem trabalha em casa, uma boa conexão à internet é essencial e com certeza ajuda na sua produtividade.

Você terá que fazer videoconferências, falar no WhatsApp, enviar e receber arquivos, dentre outras atividades. O seu plano de internet deve ser capaz de atender todas as suas necessidades.

Verifique sua internet antes de iniciar o home office, e se for o caso, faça um upgrade para um pacote mais rápido. Se trabalha com arquivos grandes, como vídeos e imagens, verifique também se a sua operadora impõe alguma franquia de dados.

Internet rápida
Uma boa conexão à internet é fundamental para garantir a sua produtividade

3. Planeje sua rotina

A falta de uma rotina de trabalho pode trazer problemas como falta de foco, dificuldade em definir prioridades e procrastinação.

É importante saber organizar as suas horas ao longo do dia, mesmo se você não trabalhar no horário comercial. Ter uma rotina não quer dizer que você deve trabalhar das 9h às 18h, é apenas uma maneira de se organizar e a consequência disso é a melhora na produtividade.

A dedicação é essencial na hora de seguir uma rotina, por isso, identifique quais são os seus horários de maior rendimento, organize todos os seus hábitos, separe um tempo de descanso e horários para refeições, e é claro, uma hora para encerrar o expediente.

Você pode inclusive se dedicar mais em alguns dias da semana e deixar a sexta-feira só para responder emails mais urgentes.

4. Faça intervalos

Os intervalos no trabalho são importantes para manter sua produtividade alta.

Se você mantém um ritmo de trabalho muito intenso, sem fazer pausas para recuperar as energias ou se alimentar, sua produtividade cai de forma vertiginosa, sem falar que você poderá ficar doente.

Estabeleça intervalos entre as tarefas e um período para refeições, do contrário, seu dia vai passar sem que você consiga ser produzir bem.

Planeje como serão esses intervalos. Pode ser um café, lanche ou uma caminhada rápida. Para melhor proveito, o mais indicado é que as pausas sejam realizadas fora da mesa, caminhando, conversando ou se distraindo.

5. Use ferramentas úteis

Você pode contar com a ajudar de diversas ferramentas, muitas delas gratuitas, para facilitar a sua vida no home office. É uma ótima ideia aproveitar o poder destas ferramentas para otimizar o seu tempo e melhorar sua produtividade.

Trello
Ferramentas como o Trello ajudam na organização e execução das tarefas

Apps para ajudar na produtividade

Existem aplicativos que ajudam bastante na organização e execução das tarefas, otimizando o tempo e melhorando sua produtividade.

Alguns exemplos são:

Mindmeister: Serve para criar mapas mentais para organização de ideias. É possível fazer brainstorming com vários usuários.

Pocket: App para Android e iOS que permite salvar links, textos e vídeos para ler depois, de qualquer lugar.

CamScanner: A função do CamScanner é transformar o seu smartphone em um scanner. Muito útil se você precisa enviar algum documento por email por exemplo.

Samcard: Este app transforma as informações de um cartão de visitas em um contato de celular. É gratuito e está disponível apenas na Apple Store.

Trello: Excelente ferramenta colaborativa para ordenar as tarefas e especificar prazos de entrega.

Harvest: Gerencia o tempo gasto em cada tarefa. Também pode ser utilizado para trabalhos em equipe. Versões para Android e iOS.

Google Drive: Outra ferramenta gratuita para criação e armazenamento de documentos. Você pode compartilhas documentos e planilhas. Também é possível editar de maneira colaborativa.

WeTransfer: É uma excelente opção para enviar arquivos pela internet. Você pode compartilhar arquivos grandes, de até 2GB gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *