
Muitos currículos acabam sendo descartados ou indo para o fundo da pilha durante um processo de seleção, mas você sabe por quê?
De acordo com um estudo realizado pela empresa TheLadders, os recrutadores gastam em média apenas 6 segundos com o seu currículo antes de tomar uma decisão. Pouco tempo não? mas afinal o que eles olham?
O estudo envolveu 30 profissionais de recrutamento durante 10 semanas e utilizou a técnica de eye-tracking, que permite identicar o que os olhos mais procuram durante a leitura.
A partir da análise, foi possível identificar em quais áreas os recrutadores gastavam mais tempo.
No curto tempo que eles passam com o seu currículo os recrutadores olham:
- Seu nome
- Cargo e nome da empresa atual
- Data de início/fim na empresa atual
- Cargo e nome da empresa anterior
- Data de iníco e fim na empresa anterior
- Educação/formação
Como fazer um bom currículo?
O currículo é muito mais que o cartão de visita do profissional, é a maneira como o candidato enxerga a si mesmo e se comunica com as empresas. Não basta incluir todas as informações relevantes, é preciso destacar o que importa.
Você já sabe o que os recrutadores priorizam na leitura, então atualize o seu currículo de maneira que estas informações sejam fáceis de encontrar.
Faça um mapeamento dos seus pontos fortes. Isto é muito importante porque muitas pessoas não colocam o conteúdo certo no currículo.
Você deve listar suas realizações provendo detalhes concretos como “Eu alcancei X fazendo Y”.
Por exemplo, ao invés de escrever “Escrevi artigos para o jornal XYZ”, melhor escrever “No Jornal XYZ, tive 10 artigos na lista dos mais lidos como resultado da abordagem de jornalismo investigativo”.
Outro exemplo seria: no lugar de “Gestão de projetos de TI”, melhor seria “Gestão de vários projetos com equipe distribuída utilizando metodologias ágeis, concluindo 3 deles antes mesmo do prazo previsto.”
Simples não? O segredo é destacar as realizações, sempre usando dados numéricos e como foi feito, mas nunca mentindo ou exagerando os fatos!
Na descrição do cargo atual e anterior, caso tenha sido promovido, detalhe o motivo da promoção. Fale da conquista que levou à promoção destacando as habilidades envolvidas.
Caso tenha trabalhado em uma empresa pequena, porém atuado como consultor ou prestador de seviços para uma grande empresa, inclua na descrição. Exemplo: Analista de Negócios – Empresa XYZ, alocado na Grande Empresa ABC.
Muitas vezes durante a entrevista conseguimos explicar muito bem nossos resultados e realizações, mas para você chegar até esta etapa, seu currículo precisa chamar a atenção do recrutador.
O segredo é você refletir sobre seus resultados e realizações e descrevê-los objetivamente. Faça o teste, escreva quantas vezes for necessário.
Quer saber mais? Veja algumas dicas de como elaborar o currículo.
Confira também algumas dicas importantes para sua recolocação profissional.
Gostou? Deixe seu comentário e conheça nossa página no Facebook.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 10 anos de experiência.
Bom saber o que os recrutadores mais valorizam, assim podemos elaborar um cv melhor.
Muito legal! Parabéns pelo seu artigo, mas isso realmente funciona? Beijos, Amanda.