Como se diferenciar no mercado de trabalho

COMPARTILHE
Como se diferenciar no mercado

Saber se diferenciar no mercado de trabalho é essencial para qualquer profissional que busca uma recolocação ou deseja garantir sua posição.

A concorrência acirrada e o atual cenário de incertezas tornam ainda mais urgente a necessidade de ter destaque no mercado. É uma questão de sobrevivência profissional.

Confira 7 dicas para você se destacar no mercado, independentemente da área de atuação, e veja como avançar na carreira com segurança.

A importância de se destacar no mercado

Todo mundo já sabe que a competição no mercado de trabalho é implacável. Já não basta ter uma formação para garantir uma boa posição numa empresa.

Um dos motivos dessa alta concorrência é o nível de qualificação dos profissionais, dentre outros fatores não controláveis como a oferta de vagas, por exemplo.

Além de uma boa formação, hoje em dia é preciso ter uma carreira bem planejada, manter-se sempre atualizado e desempenhar todas as atividades com o máximo de qualidade.

Isso é o básico para quem deseja ocupar uma posição de destaque no mercado, mesmo para profissionais experientes.

Veja Também: 5 dicas para você ter confiança em reuniões

É importante lembrar que em momentos de crise ou turbulentos, quem se destaca são aqueles profissionais criativos e positivo, que enxergam possibilidades e respostas onde todos só veem problemas.

Você não está competindo apenas com outros profissionais, mas está competindo também contra as mudanças no próprio mercado de trabalho. É preciso fazer tudo o que está ao seu alcance, entregando valor ao invés de somente exigir.

Competição no mercado de trabalho
Para avançar na carreira, você deve se diferenciar e ser melhor do que aqueles com quem você está competindo, seja na busca por um novo emprego ou no seu trabalho.

Dicas para você se diferenciar no mercado de trabalho

Agora você já sabe que é importante reunir alguns requisitos para se tornar um profissional disputado pelas empresas.

Com isso em mente, quais medidas você pode tomar para se diferenciar da multidão enquanto estabelece uma carreira de sucesso?

Vamos falar disso a seguir.

1. Organização e planejamento

Essas características são necessárias a qualquer profissional. Saber estabelecer metas, gerir o seu tempo e ser produtivo são habilidades importantes que precisam ser desenvolvidas.

Além disso, são responsáveis para conseguir o foco essencial para a tomada de boas decisões.

Veja Também: Como aplicar o Ikigai na sua carreira

2. Seja fluente em outro idioma

Com o mundo cada vez mais globalizado, é comum que as empresas se relacionem com fornecedores e clientes do mundo todo.

Sendo assim, a fluência em outro idioma é item obrigatório para quem deseja se destacar no ambiente corporativo.

Não vale aquele “inglês intermediário” que muitos informam no currículo, para se destacar você precisa ser fluente mesmo.

Como resolver isso? Simples: faça um curso de idioma, de preferência o idioma mais comum na sua área de atuação.

Se você não tem tempo para fazer um curso presencial é possível encontrar boas opções de cursos de idiomas online.

Você já fala uma segunda lingua e quer se diferenciar ainda mais? Estude um terceiro idioma então. Se você já fala inglês por exemplo, estude espanhol agora.

Veja Também: Como se preparar para uma entrevista em inglês

3. Desenvolva a inteligência emocional

Mesmo tendo um currículo invejável, com as habilidades técnicas e experiências profissionais relevantes para a sua carreira, é imprescindível desenvolver a inteligência emocional.

Nossas emoções determinam a nossa felicidade e o nosso sucesso, por isso a inteligência emocional é uma grande aliada para você se diferenciar no mercado.

Os profissionais que desenvolvem a inteligência emocional têm mais chances de serem valorizados (e lembrados) no ambiente de trabalho.

4. Busque atualização constante

O mercado é muito dinâmico, esteja atento às mudanças na sua área de atuação para acompanhar essas transformações. Sempre existem novas soluções e tecnologias para o melhor desenvolvimento do seu trabalho.

Sempre que puder, participe de palestras, treinamentos e eventos direcionados a sua área de atuação. Dessa maneira você se torna um profissional atualizado, seguro para resolver problemas e tomar decisões.

Lembre-se: Seja uma pessoa curiosa e humilde. Você sempre pode aprender mais.

Diferencial no mercado de trabalho
Para se diferenciar no mercado você precisa investir constantemente em qualificação. Quem não é qualificado certamente encontrará dificuldades em se recolocar ou alcançar posições melhores.

5. Nunca pare de estudar

Adquirir novos conhecimentos, realizar cursos e especializações demonstram seu interesse em se manter atualizado e qualificado. Isso faz com que você seja um profissional reconhecido no mercado.

Busque sempre fazer cursos periódicos de atualização. Isso é especialmente importante para profissionais de tecnologia.

Sua empresa adotou uma nova metodologia ou tecnologia? Não espere por um pedido ou solicitação do seu chefe, seja pró-ativo e busque os conhecimentos necessários.

Veja Também: Benefícios dos cursos online para a carreira

6. Desenvolva seu marketing pessoal

A dica aqui é saber “vender” a si mesmo por meio do marketing pessoal. Você pode ser um excelente profissional, mas se não souber demonstrar isso da forma correta para outras pessoas, de nada adianta.

A forma correta vai depender muito do cargo que você almeja. Para ser um gestor, por exemplo, é necessário demonstrar jogo de cintura para mediar conflitos, saber lidar com as pessoas e dizer coisas que as motivam.

Algumas atitudes simples que você pode adotar para desenvolver seu marketing pessoal são:

  • Cuide da sua imagem e do seu visual
  • Melhore suas habilidades de comunicação
  • Saiba trabalhar em equipe
  • Seja simpático e atencioso com todos
  • Cuide de sua imagem virtual
  • Seja comprometido e pontual
  • Faça networking

7. Seja proativo

Adote uma postura de não esperar que as coisas aconteçam ou que alguém lhe diga o que fazer. Agir de forma autônoma e eficiente demonstra iniciativa e vontade.

Viu algum problema? Resolva. Não sabe resolver? Então tente ajudar alguém que sabe (e aprenda o máximo que puder).

Aqueles com uma mentalidade reativa com certeza terão mais dificuldades para prosperar em um mercado tão competitivo, pois perderão terreno para seus rivais e deixarão de se destacar como candidatos interessados ou motivados para o trabalho.

As ações para se diferenciar no trabalho não se esgotam aqui.

A base para se tornar um profissional bem-sucedido é se responsabilizando pela sua carreira, sabendo onde se quer chegar e estabelecendo as formas de se alcançar o seu propósito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *