Como se comportar na entrevista de emprego

COMPARTILHE
Entrevistador analisando comportamento na entrevista

Suas qualificações e habilidades são apenas uma parte do que o recrutador busca durante o processo de seleção. Para conquistar a vaga, você também precisa saber como se comportar na entrevista. Leia o post até o final e aprenda algumas técnicas para ter um comportamento impecável.

A importância do comportamento na entrevista de emprego

São muitas as variáveis que determinam o sucesso numa entrevista, mas a imagem que o candidato transmite é um componente crítico nessa equação.

Lembra da frase “A primeira impressão é a que fica“?

Os recrutadores são treinados para analisar, além do que está no currículo, vários sinais transmitidos pela postura física dos candidatos.

Cada frase que falamos, a maneira como nos portamos e os gestos que fazemos são detalhadamente analisados.

Por isso é essencial saber se comportar e ter alguns cuidados nessa etapa do processo seletivo que pode definir seu futuro profissional.

Resumindo, para conseguir o emprego você terá que parecer profissional, confiante e capaz. Simples assim!

Como ir bem na entrevista?

A sensação de receber um contato da empresa para agendar uma entrevista é ótima, mas é justamente nesse momento que algumas dúvidas podem surgir:

  • Como devo me sentar na cadeira?
  • Como devo cumprimentar as pessoas na empresa?
  • Devo olhar o entrevistador nos olhos?
  • É errado gesticular enquanto falo?
  • O que não devo falar durante a entrevista?

A boa notícia é que não é nada complicado ter um comportamento exemplar durante a entrevista e causar uma ótima impressão. Na verdade, você provavelmente já deve ter usado várias das dicas que veremos aqui em outras situações.

Antes de saber como se comportar durante a entrevista, você precisa dar atenção a estes 3 pontos:

  1. Se preparar bem para a entrevista: Isso vai garantir que você não fique nervoso e saiba responder todas as perguntas com naturalidade e confiança.
  2. Controlar o nervosismo: Isso depende muito do item anterior. Se você consegue controlar a ansiedade e o nervosismo, suas chances de fazer uma ótima entrevista se multiplicam.
  3. Ser você mesmo: Não adianta fingir ser uma pessoa que você não é. Se você for autêntico e verdadeiro na entrevista, além de ajudar a controlar o nervosismo (mentir dá trabalho), você pode ser lembrado por sua individualidade.

É importante ter sempre em mente que você será julgado não apenas por sua capacidade de realizar o trabalho em si, mas também por quão bem se dará com as pessoas com quem estará trabalhando.

O recrutador observa suas habilidades de comunicação e suas maneiras para prever se você trabalhará bem com os outros.

Veja Também: Como fazer uma carta de apresentação

Postura na entrevista de emprego
Para conseguir a vaga de emprego você precisa saber como se comportar na entrevista, demonstrando boas habilidades de comunicação e deixando claro que é confiante e capaz.

Dicas de comportamento na entrevista

Quer saber como se comportar na entrevista? Então vamos às dicas para você mostrar todo o seu potencial e causar uma boa impressão no entrevistador.

1. Seja pontual

Parece óbvio, mas este é um ponto em que muitos candidatos erram. Chegar atrasado na entrevista pode eliminar todas as suas chances de ser contratado.

Verifique com antecedência qual o melhor percurso para o local da entrevista e calcule quanto tempo você irá precisar para chegar. Sabendo disso, programe-se para chegar uns 20 minutos antes.

Se por acaso você se atrasar por algum imprevisto, mostre que respeita o tempo do entrevistador e ligue imediatamente avisando que vai atrasar. Tente dar uma estimativa real de tempo para chegar (não minta!).

A entrevista é online? Então verifique a conexão com a internet, a bateria do celular (se for por telefone) e faça um teste de áudio e vídeo.

Se perceber que a conexão não está boa, avise com antecedência e tente remarcar a entrevista para outro dia.

2. Vista-se de maneira adequada

Estamos falando de comportamento, então por que a roupa é importante? Simples, a roupa que você usa pode definir como você se comporta na entrevista.

Usar uma roupa desconfortável pode prejudicar o seu desempenho porque você não irá se sentir bem.

Claro que você deve evitar roupas extremamente informais ou extravagantes. Então como você deve se vestir?

O ideal é dar atenção a estes 3 pontos:

  1. A roupa demonstra certa formalidade: Não precisa ser muito formal, basta usar o bom senso. Lembre-se que o cargo também determina o nível de formalidade.
  2. Está de acordo com a política de vestuário da empresa: Pesquise antes para saber como os funcionários se vestem. Você pode usar as redes sociais da empresa para isso.
  3. Você se sente bem: Também vale o bom senso. Use roupas com bom caimento e evite peças muito largas ou muito justas.

3. Sorria

No primeiro contato com o entrevistador e outros funcionários da empresa, sorria suavemente. Isso denota simpatia, otimismo e segurança.

Pode parecer um detalhe sem muita relevância, mas o sorriso é uma ótima técnica para criar um vínculo interpessoal.

Quem é que não gosta de uma pessoa simpática e positiva? Utilize o sorriso como um aliado na construção de relações saudáveis.

Candidato sorrindo para entrevistador
Procure apertar a mão do entrevistador com segurança, mas sem exagero. Lembre-se de fazer contato visual e sorrir.

4. Dê um aperto de mão firme

A maneira de trocar um aperto de mão contém mais mensagens do que você imagina.

O aperto de mão deve ser firme, mas sem exagero. Faça contato visual e termine com um sorriso cordial.

Outra dica importante é aguardar que o entrevistador tome a iniciativa.

5. Seja educado

Ser educado é uma regra básica. Durante o processo de seleção você poderá ser observado desde o momento que entrar na empresa até a despedida.

Em alguns casos, até a maneira como você cumprimenta os recepcionistas e outros funcionários da empresa pode ser avaliada.

Seja educado e atencioso com todos que falarem com você, demonstrando simpatia sempre.

Espere sua vez de falar e não interrompa quem estiver com a vez da fala. Atenção também com a maneira de falar, ela deve ser clara e sem utilizar gírias.

6. Respeite o espaço do entrevistador

Tenha atenção especial com a proximidade física em relação ao entrevistador.

Muito cuidado também com toques nos braços ou “tapinhas” nas costas. Na entrevista é extremamente importante não deixar o entrevistador incomodado.

Se estiver com uma bolsa ou mochila, deixe sempre ao lado do seu corpo (nunca coloque em cima da mesa). O ideal é deixar à esquerda, assim você fica com a mão direita livre para apertos de mão.

Nunca deixe a bolsa na frente do corpo, como se fosse uma barreira entre você e o entrevistador. Isso só irá transmitir a impressão de ansiedade e insegurança.

7. Mantenha a cabeça erguida

Quer transmitir confiança? Então essa é uma ótima maneira.

Durante a entrevista mantenha uma boa postura, de cabeça erguida e com as costas eretas. Isso demonstra equilíbrio e interesse na situação.

Não se incline para trás ao ouvir uma pergunta. Isso irá transmitir a ideia de que você está na defensiva, ou que não gostou da pergunta.

Agarrar os braços da cadeira é outra postura que você deve evitar, porque pode transmitir ansiedade e insegurança.

8. Faça contato visual

Outro ponto muito importante que muitos candidatos pecam. Manter contato visual demonstra que você está confiante em relação ao que está dizendo, e a si mesmo.

Pense comigo: você confiaria em alguém que não olha nos seus olhos enquanto está conversando?

Fazer contato visual também ajuda a criar uma conexão com a pessoa que está conduzindo a entrevista. Não esqueça que a entrevista é um diálogo, e não uma conversa unilateral.

Se você tem o costume de olhar para baixo ou para os lados enquanto fala, tente pelo menos olhar para o entrevistador quando ele fizer as perguntas.

Caso você seja entrevistado por mais de uma pessoa, tenha o cuidado de distribuir o olhar para todos.

Lembre-se: o excesso pode prejudicar mais do que ajudar. Fazer contato visual não significa encarar o entrevistador. Isso pode passar uma imagem de agressividade ou intimidação e com certeza irá causar bastante desconforto.

9. Mantenha o celular desligado

Outra dica simples, mas que muita gente esquece na hora da entrevista.

Um celular que toca ou vibra no momento da entrevista demonstra desinteresse e até irresponsabilidade.

Se por algum motivo você realmente precisa deixar o celular ligado, explique antes de iniciar a entrevista e peça desculpas pelo incoveniente. Mas isso somente em casos de emergência, o melhor é deixar desligado.

Esqueceu o celular ligado e ele tocou ou chegou uma notificação? Peça desculpas e desligue o aparelho em seguida.

Veja Também: Erros e acertos numa entrevista

10. Não improvise durante a entrevista

Você pode até achar que sabe tudo sobre sua trajetória profissional, mas não custa nada revisar todas as informações do currículo.

Se as perguntas forem desafiadoras, mantenha a calma e responda objetivamente. O entrevistador pode estar querendo ver como você se comporta sob pressão.

Se você gosta de falar muito, tenha cuidado para não se perder nas respostas. Você não quer que o entrevistador perca a paciência com histórias intermináveis, não é mesmo?

A regra é ser objetivo sem ser muito resumido. Preste atenção às perguntas e responda exatamente o que foi perguntado. Se você der respostas muito longas, com muitos detalhes, pode confundir o entrevistador e até fazer com que pense que você está mentindo.

Recrutador analisando currículo na entrevista
Pense nas situações mais importantes da sua vida profissional e revise seu currículo. Desta maneira você estará preparado para as perguntas que o recrutador fará.

11. Cuidado com as mãos enquanto fala

Você pode gesticular enquanto fala, só não deve exagerar. Gestos são permitidos para acrescentar expressividade e enfatizar pontos importantes, mas é bom ter cautela.

Gesticular demais pode tirar a atenção do recrutador sobre a sua fala. O excesso de gestos também pode transmitir uma ideia de que você é uma pessoa pouco equilibrada.

Jamais cruze os braços! Isso denota impaciência e pode causar a impressão de que você está na defensiva.

Não mexa no cabelo enquanto fala, isso é um sinal claro de insegurança e nervosismo. Evite também brincar com objetos que tenha à mão, como caneta ou papel.

A dica é manter as mãos abertas, repousadas sobre os joelhos ou sobre a mesa (sem invadir o espaço do entrevistador). Isso irá demonstrar transparência e segurança.

12. Demonstre confiança também no final da entrevista

No final da entrevista organize seus pertences com calma. Se você for muito apressado pode dar a impressão de que quer fugir da situação.

Para concluir, agradeça ao entrevistador por reservar um tempo para se encontrar com você e dê um aperto de mão.

Lembrando que o responsável pela conclusão da entrevista é o recrutador. Não prolongue e nem antecipe o final da entrevista.

A porta estava fechada quando você entrou? então é importante fechá-la ao sair da sala. Aproveite esse momento para sorrir mais uma vez.

Veja Também: Habilidades profissionais mais valorizadas nas empresas

A importância da linguagem corporal

A linguagem corporal pode comunicar quase tanto quanto o que você está realmente dizendo. Seus verdadeiros pensamentos e atitudes podem se refletir na sua linguagem corporal.

Quanto mais positivo você se sentir sobre a entrevista e suas habilidades, mais provável isso será refletido na sua expressão, nos seus gestos e na sua postura.

Para quem gosta de teoria comportamental, o livro “A Linguagem Corporal no Trabalho” é uma ótima leitura.

Como você pode melhorar sua linguagem corporal?

Tente gravar um vídeo ensaiando uma entrevista, para observar sua linguagem corporal. Você também pode praticar com um amigo.

Preste atenção a qualquer maneirismo que você possa exibir, como morder o lábio, fazer uma careta enquanto pensa ou bater os dedos nervosamente.

Embora seja bom estar ciente de qualquer problema de linguagem corporal, o melhor é abordar a entrevista com uma atitude positiva.

Quando você se sente positivo, naturalmente relaxa e sorri mais, fazendo com que pareça mais confiante e atraente.

Então no caminho para sua próxima entrevista procure relaxar, mentalize que você está preparado e é a pessoa certa para vaga.

Quanto mais confiar em si mesmo, mais fácil de conquistar a confiança do entrevistador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *