Saiba como usar as redes sociais para fazer networking

COMPARTILHE
Fazer networking usando as redes sociais

O networking é uma das formas mais eficazes de encontrar boas oportunidades de trabalho, assim como para se manter atualizado sobre o mercado e auxiliar no crescimento profissional.

Mas você sabe como usar as redes sociais para fazer networking? Afinal, as redes sociais são ótimas ferramentas para conversar, engajar, conhecer, divulgar e manter uma rede de contatos.

Por isso, essa é uma grande oportunidade para estabelecer e cultivar seu networking.

Sabendo da importância que as redes sociais têm para fazer networking, preparamos esse conteúdo com várias dicas para usar as redes sociais e ampliar a sua rede de contatos profissionais.

Veja a seguir todas essas dicas.

1. Faça parte de fóruns e grupos em sua área de atuação

Redes sociais como Facebook e LinkedIn possuem fóruns, grupos e páginas voltadas para determinados assuntos.

Sendo assim, para fortalecer seu networking é fundamental participar desses grupos, páginas e fóruns.

Dessa forma é possível conversar com outros profissionais, trocar experiências, adquirir conhecimento e fortalecer sua rede de contatos.

2. Publique seus próprios conteúdos nas redes sociais

Uma forma de divulgar seu trabalho e ao mesmo tempo criar uma rede de relacionamentos profissionais é publicando seus próprios conteúdos nas redes sociais.

Ou seja, você pode fazer posts em uma página no Facebook, no perfil do LinkedIn, postar dicas ou novidades da sua área de atuação em grupos e fóruns de discussão, entre outras estratégias.

Os conteúdos postados nas redes sociais permitirá que você tenha um maior engajamento e fortaleça seu nome em determinada área de atuação.

Isso significa que você será visto como autoridade em um assunto.

3. Esteja sempre ativo nas redes sociais

Não basta ter vários contatos nas redes sociais, é preciso estar ativo e presente em sua rede de contatos.

Isso significa que você precisa responder mensagens, compartilhar publicações dos seus contatos, comentar, participar de debates, fazer publicações e interagir de alguma forma.

Isso fará com que você não seja esquecido e que seu nome esteja sempre ativo nas redes sociais.

Veja Também: Como desenvolver seu marketing pessoal

4. Aproxime-se das pessoas certas

Mais do que encher seus perfis nas redes sociais de contatos profissionais, é importante pensar nas relações que auxiliam no seu crescimento profissional.

Ou seja, aproxime-se das pessoas que possibilitam o seu crescimento profissional, que contribuem para sua carreira e que fortalecerão seu networking.

5. Atualize seus perfis constantemente

Outra coisa muito importante para fazer networking usando as redes sociais é manter seus perfis atualizados constantemente.

Ou seja, você deve fazer publicações e atualizar dados dos seus perfis, para que sua rede de contatos fique por dentro das novidades.

Sempre que houver algo novo para contar, faça uma publicação nos seus perfis, como uma promoção no trabalho, o término de um curso de especialização, o aprendizado de um novo idioma, a realização de uma palestra, a participação em um congresso, entre outras coisas.

Veja Também: Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado

6. Não se envolva em polêmicas

Essa é uma dica muito importante e que fará toda a diferença ao construir seu networking nas redes sociais.

Não se envolva com polêmicas e nem dê opiniões polêmicas em seus perfis nas redes sociais.

Isso não significa que você não deve ter sua própria opinião, mas é importante manter a discrição e considerar que um perfil profissional exige um posicionamento mais sério e correspondente à sua área de atuação.

Portanto, separe sua vida pessoal da profissional. Quando for dar opiniões sobre time, esporte ou qualquer assunto polêmico, faça isso no seu perfil pessoal, onde você pode falar abertamente com amigos e familiares.

Já o perfil profissional precisa de postagens relativas à sua área de atuação, para que não haja desentendimentos na sua rede de contatos e nenhum problema que possa comprometer seu networking.

Veja Também: Use as redes sociais para conseguir emprego

7. Explore diferentes formatos de conteúdos

Uma forma bem simples de fortalecer sua rede de contatos é explorando diferentes formas de conteúdo.

Isso permite aumentar o engajamento e fazer com que seus contatos estejam sempre ativos em sua rede social.

Sendo assim, faça textos, publicações em vídeo, enquetes, áudios, podcasts, e vários outros tipos de conteúdos.

Dependendo do conteúdo é possível compartilhar por mensagem para seus contatos, incluir links para visitar seus outros perfis nas redes sociais e até mesmo gerar tráfego para seu site ou blog profissional.

Ou seja, são muitas as formas de fazer networking por meio das redes sociais, assim como manter e fortalecer essa rede de contatos.

1 Response

  1. Juliana 14/12/2020 / 04:25

    Dicas ótimas! Principalmente por mostrar como usar as redes sociais para algo mais útil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *