Saiba como usar as redes sociais para conseguir emprego

COMPARTILHE
Redes sociais para conseguir emprego

As redes sociais já fazem parte de nossas vidas e oferecem uma série de facilidades, como a facilidade de troca de informações e a possibilidade de estar sempre em contato.

É certo afirmar que as redes sociais possibilitam encontrar boas oportunidades de emprego. Por isso, neste artigo iremos mostrar como usar as redes sociais para conseguir um emprego.

Também daremos algumas dicas para conseguir estabelecer um bom Networking, pois a rede de contatos funciona como uma “vitrine” de currículos.

Nos dias atuais, as redes sociais se tornaram uma maneira muito fácil de manter contato e obter informações, e conseguir um emprego é uma das possibilidades.

Existem diversos sites que oferecem oportunidades e divulgam vagas de emprego, como o LinkedIn. Sendo assim, preparamos algumas dicas para você conseguir um emprego através das redes sociais.

Como as redes sociais influenciam a carreira?

Você sabia que o que você publica em suas redes sociais pode interferir de maneira direta em sua carreira?

Isso porque muitas empresas buscam o perfil do profissional nas redes sociais para conhecer mais o candidato que pretende ocupar determinada vaga.

Todavia, essa é uma forma de ver se ele se encaixa no perfil solicitado.

Atualmente o LinkedIn é uma rede social que se destaca na busca por empregos, pois lá você pode divulgar todos seus conhecimentos e experiências profissionais.

Contudo, o LinkedIn também permite fazer contato com pessoas do mundo todo, sendo uma boa maneira de criar sua rede de contatos.

Através das redes sociais isso fica muito mais fácil, pois seu perfil profissional está exposto para quem quiser ver e conhecer.

Veja Também: Como aumentar as conexões no Linkedin

Dicas de como usar as redes sociais para conseguir emprego

As redes sociais são uma das melhores maneiras de divulgar seu currículo e encontrar um trabalho. Isso já é um fato e muitos profissionais aproveitam as vantagens destes canais.

Quando pensamos encontrar emprego usando a internet, o LinkedIn acaba se tornando uma das redes sociais mais utilizadas. É muito fácil criar um perfil para divulgar seu currículo e melhorar sua rede de contatos.

Entretanto, você também pode usar o Facebook e Twitter por exemplo, tanto para divulgar seu currículo ou portfolio, como para desenvolver seu networking.

Veja Também: Saiba como recusar uma oferta de emprego

A seguir iremos dar algumas dicas importantes para te ajudar a conseguir um emprego usando as redes sociais.

Perfil profissional

Preencha seu perfil profissional da maneira mais completa que conseguir. Para isso, coloque todas as informações necessárias e solicitadas.

Desta maneira, faça uma descrição da maneira mais verdadeira possível e peças recomendações às empresas que já trabalhou. Isso irá destacar ainda mais seu perfil profissional.

Publique com inteligência

Nas redes sociais devemos ter muito cuidado com o que postamos, principalmente se você estiver usando sua conta para conseguir um emprego e divulgar seu perfil profissional.

Sendo assim, faça publicações inteligentes, que demonstrem sua opinião sobre determinado assunto, e lembre-se de tomar muito cuidado com conteúdo polêmico ou duvidoso.

Se atente a maneira que você se expressa

Antes de fazer qualquer publicação, pense sobre como sua opinião pode interferir de maneira positiva ou negativa sobre sua imagem como profissional.

Cuidado com os palavrões e com os erros de português. Sendo assim, não deixe de escrever corretamente.

Não se exponha

Evite expor sua vida pessoal nas redes sociais. Evite até mesmo entrar em discussões e debates inúteis que só abrem portas para a falta de educação e preconceitos.

Tudo isso é desnecessário e não leva a lugar nenhum. Pelo contrário, pode arruinar completamente suas chances de conseguir emprego.

Principais redes sociais para divulgar seu currículo

Veremos a seguir as principais plataformas de busca de emprego:

Facebook

Atualmente plataforma criada por Mark Zuckerberg possui mais de 2,7 bilhões de usuários, sendo a maior rede social do mundo.

No Facebook você pode participar de grupos de empregos. É possível encontrar grupos na sua área de atuação e também na sua região. Não esqueça de ler atentamente as regras dos grupos antes de publicar algo.

Uma boa ideia é manter suas informações profissionais atualizadas na área “Sobre”. Você pode listar as empresas em que trabalhou e sua área de atuação.

Outra coisa que você pode fazer é seguir páginas de empresas da sua área ou de consultorias de RH. Geralmente eles publicam as vagas e detalhes de sobre como participar.

Twitter

A plataforma permite que empresas divulguem vagas de emprego e possui uma busca facilitada, onde você pode usar apenas uma hashtag e encontrar as principais postagens relacionadas a um determinado assunto.

Você pode seguir os perfis das empresas para receber atualizações sobre novas vagas.

Instagram

Usado da maneira certa, o Instagram também pode ajudar você a encontrar seu próximo emprego. Muitas empresas usam o App para contratar, divulgando as oportunidades disponíveis.

Além de ser uma boa maneira de estabelecer sua marca pessoal, o Instagram pode ser útil para se conectar com futuros empregadores e se diferenciar da concorrência durante o processo de entrevista de emprego.

Você pode obter informações sobre as tendências da sua área, bem como informações atualizadas sobre o que as empresas que você gostaria de trabalhar estão fazendo.

Além disso, é uma ótima forma de conhecer mais sobre a empresa antes da entrevista.

Para saber quem está contratando, você pode procurar por hashtags como #oportunidade, #hiring, #vaga, #emprego, etc.

LinkedIn

Uma rede social especializada em carreira e divulgação de perfil profissional, bem como vagas de emprego.

Atualmente conta com mais de 700 milhões de usuários entre candidatos e empresas. Todavia, a plataforma permite adicionar pessoas, pedir e dar recomendações.

Lá você também tem a oportunidade de conhecer profissionais do mundo todo que podem te ajudar com dicas e indicações de vagas de emprego.

Você pode entrar em grupos de vagas para saber sobre oportunidades disponíveis. Seguir as páginas das empresas também é uma boa ideia para saber quando publicam uma nova vaga.

É muito importante manter o seu perfil atualizado. Caso alguém encontre o seu perfil, você terá mais chances de ser convidado para uma entrevista.

Na busca por uma oportunidade, fique atento com os erros mais comuns no LinkedIn.

Dicas para não se prejudicar através do seu perfil nas redes sociais

A tecnologia é uma ferramenta que cada dia facilita mais a vida de diversas maneiras, e para os recrutadores não seria diferente.

Uma simples busca nas redes sociais pode revelar muito sobre um candidato.

Como já foi dito anteriormente, as suas publicações podem interferir diretamente no seu perfil e atrapalhar sua a oportunidade de disputar uma vaga de emprego. Então não se esqueça dessas dicas:

  • Não publique fotos com pouca roupa;
  • Evite comentar fotos com palavras ofensivas;
  • Nunca fale mal de empresas que já trabalhou;
  • Não compartilhe ofensas e notícias falsas;
  • Evite abreviações e gírias.

Com essas dicas, você está pronto para divulgar seu currículo e conseguir um bom emprego usando as redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *