Veja como recusar uma oferta de emprego

COMPARTILHE
Como recusar uma oferta de emprego

Muitas pessoas têm dificuldades em conseguir uma oferta de emprego, porém recusar uma oportunidade pode ser algo ainda mais difícil.

Saber como recusar uma oferta de emprego exige muita cautela, independente da forma que você irá dar essa resposta, sendo pessoalmente, por telefone ou uma devolutiva por e-mail.

Neste artigo iremos te ajudar a recusar com classe uma oferta de emprego, sem nenhum perigo de “queimar” a imagem do seu currículo e seu perfil profissional no mercado de trabalho.

Motivos para recusar uma oferta de trabalho

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a recusar uma oferta de trabalho. Por isso, alguns pontos devem ser rigorosamente avaliados pelo candidato ao longo do processo seletivo.

Isso é importante para não correr o risco de aceitar o emprego e logo ficar insatisfeito com o trabalho, tendo que desistir da oportunidade.

Veja Também: Como ser promovido no trabalho

Veja abaixo alguns pontos que você deve avaliar antes de decidir sobre recusar ou não uma proposta de emprego, por mais que ela pareça boa.

Insegurança em relação à empresa

Às vezes a proposta parece boa, porém o entrevistador não te passa segurança em relação à empresa.

Ou seja, você não sente confiança em aceitar o trabalho. Por isso, sempre tire suas dúvidas ao longo da entrevista.

Você recebeu uma proposta melhor

Muitas vezes você pode ter adorado a vaga, porém financeiramente ela não atende às suas necessidades no momento.

Caso tenha recebido uma proposta melhor, esse é um bom motivo para recusar a oferta de trabalho.

Perfil diferente

Acontece do seu perfil se encaixar perfeitamente para a vaga, mas ao longo do processo o perfil da empresa não te agrada. Então você não deve insistir.

A vaga não é o que você esperava

Às vezes a descrição da vaga não estava muito clara. Por isso, o que você entendeu era diferente da real oferta do emprego. Portanto, pense bem e avalie recusar essa proposta.

Pontos negativos da empresa

Existem alguns sites que te ajudam a pesquisar o histórico da empresa e a avaliação de ex-funcionários e funcionários atuais.

Isso auxilia em saber se a empresa é realmente boa para se trabalhar. Sendo assim, vale a pena consultar.

Essas pesquisas normalmente mostram as opiniões dos empregados sobre salários, oportunidades de crescimento, entre outros assuntos.

Então se você identificou pontos negativos da empresa que fizeram você ficar decepcionado com a oportunidade, é melhor recusar a oferta.

Como recusar uma oferta de emprego?

Muitas vezes nos perguntamos sobre a maneira correta de como recusar uma oferta de trabalho. A principal dúvida do candidato é se isso pode interferir nas futuras contratações.

Essa resposta é bem simples: não, a recusa não interfere em futuras contratações.

Recusar uma oferta de trabalho não te atrapalha em uma futura contratação, pois uma empresa não pede referência de entrevista para outra empresa.

Veja Também: Saiba como incluir trabalho informal no currículo

Caso você participe de um processo seletivo mais de uma vez na mesma empresa e você tenha recusado a proposta do emprego é bom que a sua recusa na oferta anterior seja clara e objetiva.

Afinal você não quer que pareça falta de interesse da sua parte em trabalhar na empresa ou que isso prejudique seu networking de alguma forma.

Dicas de como recusar uma oferta de emprego

Mas afinal, existe uma maneira certa de como recusar uma oferta de emprego? Sim, existem diversas maneiras corretas de dizer “não” para uma proposta de emprego.

Veja Também: Saiba como dizer “Não” no trabalho

A seguir iremos dar algumas dicas para você se sair bem e não fechar as portas daquela empresa para uma futura oportunidade, pois a sua recusa é apenas para aquela vaga.

Dica 1: Primeiro, seja honesto no motivo da sua recusa, fale a verdade sobre porquê você não aceitou aquela vaga, do que não gostou ou que não concorda, e o que te levou a não querer a vaga.

Dica 2: Não demore para responder à proposta de emprego. Portanto, se você já analisou a proposta e não te interessou seja breve para dar a resposta para empresa. Não fique segurando a vaga que você não tem interesse em preencher e deixe essa oportunidade para outro candidato.

Dica 3: Seja comunicativo, educado e sempre agradeça a oferta que lhe foi dada.

Dica 4: Nunca feche uma porta para futuras oportunidades, pois as vezes essa vaga ofertada não te interessou, porém, podem haver outras que você tenha interesse em participar na mesma empresa.

Abaixo iremos ver alguns meios de responder de forma prática à uma recusa de proposta de trabalho.

Recusa por e-mail

Em algumas contratações, após todo o processo seletivo, provas e entrevista, a empresa dá uma devolutiva por e-mail ao candidato. Você deve responder se aceita ou não a oportunidade, dentro do prazo estabelecido.

A sua resposta deve seguir as dicas citadas acima, mas você também deve se atentar para alguns pontos, como:

  • Concordância no que você irá escrever, sempre releia o e-mail;
  • Erros de português, tenha muito cuidado e sempre corrija antes de enviar;
  • Linguagem formal, lembre-se que se trata de um profissional.

Você pode usar palavras como “Agradeço imensamente a oferta de trabalho” ou “Obrigado pela oportunidade de participar do processo seletivo“.

Lembre-se de ser o mais formal possível.

Recusa por telefone e presencial

A recusa de uma vaga por telefone e presencialmente segue basicamente a mesma lógica da resposta anterior. Portanto, você deve ser educado, cordial e principalmente saber esperar a sua vez de falar.

Quando a empresa entrar em contato para dar uma resposta sobre o processo, o recrutador irá explicar alguns pontos sobre a empresa e a vaga.

Espere a sua vez de falar, pois após o recrutador terminar ele sempre irá te perguntar: “você tem interesse na oferta da empresa?” ou “você aceita a vaga que está sendo oferecida?“.

Esse será seu momento de falar. Escolha bem as palavras, pois elas também devem ser formais, educadas e cordiais.

Sempre lembre-se de agradecer a oportunidade, demonstre sinceridade no motivo da recusa, olhe nos olhos do recrutador e dê um aperto de mão firme. Isso demonstra confiança e firmeza da sua parte.

O que fazer para não ter que recusar ofertas de emprego?

Vale lembrar que recrutar um candidato leva tempo, e não é uma tarefa fácil de se realizar. Ou seja, é um processo que dá muito trabalho.

Portanto, valorize isso sendo breve e sincero tanto na hora de se candidatar como na hora de aceitar ou recusar a oferta de emprego.

Ao realizar uma busca por emprego, não saia “atirando para todo lado”. Você só deve se candidatar à vagas que realmente tenha interesse.

Se a sua área é vendas e você está com dificuldade de conseguir um emprego, não envie currículos para vagas totalmente fora do que você procura.

Sendo assim, para não ter que passar mais por essa situação onde você precisará recusar uma oferta de emprego, procure por vagas alinhadas ao seu perfil profissional, objetivo e área de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *