Início » Carreira » O que fazer quando não conseguir uma promoção no trabalho?

O que fazer quando não conseguir uma promoção no trabalho?

Funcionário frustrado após não consegir promoção no trabalho

Você fez de tudo para ser promovido na empresa, mas quando chegou o momento não foi escolhido. Então, o que fazer quando não conseguir uma promoção de cargo?

Essa situação pode ser bastante desanimadora, ainda mais quando você acha que merecia subir de cargo. Mas o problema é que isso pode levar a uma mudança de comportamento que pode até prejudicar sua imagem na empresa.

Então, se você participou de um processo interno mas não conseguiu a promoção, veja o que fazer para não prejudicar sua imagem profissional e ter mais chances no futuro.

Como lidar com a frustração de perder uma promoção no trabalho?

Ter uma promoção na empresa negada é uma situação frustrante. Você se dedicou, assumiu novas responsabilidades, cumpriu todos os prazos, gerou resultados para a empresa, porém, no final a promoção não veio.

Mas saiba que é possível sobreviver a esta experiência com sua imagem profissional preservada. Além disso, é possível se tornar um funcionário melhor e ter mais chances de ser promovido numa próxima oportunidade.

Antes de mais nada, você não deve deixar a decepção atrapalhar seu desempenho no trabalho. Ao invés disso, você deve transformar essa situação numa oportunidade para aprender mais.

Por isso, você não deve agir impulsivamente. Ficar deprimido ou com raiva não ajudará em nada. Isso só irá justificar ainda mais a decisão tomada pela empresa.

Pense por outro ângulo: se você não conseguiu a promoção, pode pelo menos receber um feedback valioso.

O importante é entender o motivo de não ter sido promovido. Foque nisso.

Por exemplo, tente conversar com a pessoa que tomou a decisão. Neste momento, não fique na defensiva. Ouça com atenção e aproveite isso como uma oportunidade de aprender sobre você e seu lugar na empresa.

Por que não fui promovido?

É importante lembrar que a decisão tomada pela empresa não é necessariamente pessoal ou um reflexo do seu nível de trabalho.

Às vezes, as decisões são tomadas com base em fatores como:

  • Limitações de orçamento;
  • Política da empresa;
  • Outros funcionários com mais tempo de empresa.

Saiba o que fazer quando não conseguir a promoção

Você já sabe como lidar com a frustração de perder uma promoção, mas o que fazer para manter sua imagem profissional e ter mais chances numa outra oportunidade. Veja a seguir.

1. Apesar de tudo, seja profissional

Então você não conseguiu ser promovido? Você tem todo o direito de ficar triste, irritado e reclamar. Mas faça isso com seus amigos e familiares, fora da empresa.

No trabalho, e principalmente em conversas com seu chefe ou seus colegas, faça o possível para ser profissional.

Por exemplo, no momento que receber a notícia de que você não foi o escolhido para o cargo, responda algo educado como “Obrigado por me considerar“.

Essa situação tem o potencial de ser embaraçosa para todos, mas uma resposta cordial ajuda a aliviar o clima.

O importante é desenvolver seu trabalho com profissionalismo. Continue sendo pontual e atento aos prazos.

Se você decidir sair da empresa mais tarde, sua atitude pode ser lembrada por alguém que trabalhou com você. E isso pode render uma boa indicação no futuro.

2. Avalie seus objetivos com a promoção

Quais eram seus objetivos com a promoção? O cargo em questão representava o emprego dos seus sonhos? Ou era apenas um cargo com um título melhor?

Talvez o motivo da sua decepção tenha sido perder o aumento de salário que acompanhava o cargo. Ou quem sabe você simplesmente se incomodou com o feedback negativo.

É importante fazer uma autoavaliação honesta. Isso pode ajudar você a pensar nos próximos passos.

Por exemplo, você está feliz com seu trabalho mas gostaria de ganhar mais? Então trocar de empresa pode fazer mais sentido. Ou talvez você possa ter um aumento com uma promoção horizontal.

Outro exemplo: a promoção exigia que você tivesse habilidades e conhecimentos específicos? Então você pode procurar maneiras de adquirir essas habilidades. Cursos e palestras são um bom começo.

Em suma, tente olhar para a situação do ponto de vista da empresa. E então, pense: você realmente merecia a promoção?

3. Peça feedback

Depois de receber a notícia, tente conversar com a pessoa responsável pela decisão e peça feedback.

Descubra o que você pode fazer para ser considerado numa próxima oportunidade.

Pode ser que você não receba um feedback totalmente sincero. Afinal, nem todo mundo se sente confortável em dar feedback.

Se você achar que o feedback é vago, tente fazer perguntas específicas. Por exemplo, pergunte algo como “Existe uma habilidade específica que eu preciso desenvolver?“.

Esse retorno é importante porque ajuda você a enxergar as falhas e deficiências que precisam ser corrigidas.

Por exemplo, talvez você não tenha uma habilidade importante para o cargo. Nesse caso, você pode fazer cursos ou buscar ajuda profissional, como um coach.

Você fez apenas o básico e não foi além? Então esse pode ter sido o motivo de não ter conseguido a promoção. A solução para isso é ser mais proativo e assumir mais responsabilidades no trabalho.

Da mesma forma, demonstrar interesse pelo cargo mas não mostrar que é a melhor pessoa para o cargo pode fazer a empresa preferir outro funcionário.

O importante é entender o motivo de não ter sido escolhido e corrigir as falhas.

4. Não faça comparações

Perder a promoção para um colega pode ser difícil de lidar. Mas resista aos impulsos de fazer comparações com os outros ao seu redor.

Isso não vai ajudar em nada. Pelo contrário, vai fazer você parecer mesquinho.

Ao invés disso, observe o colega e veja quais habilidades e conhecimentos foram decisivos na promoção. Em seguida, busque atualização para preencher essas lacunas.

5. Faça um plano de carreira

Você tem a sensação de que não vai conseguir uma promoção na empresa? Então pode fazer mais sentido atualizar seu currículo e começar a buscar um novo emprego.

Mesmo que você acredite que conseguirá uma promoção no futuro, é uma boa ideia estabelecer um prazo para se aprimorar.

Portanto, defina um prazo para buscar todo o conhecimento e habilidades necessárias para preencher os requisitos da vaga.

Em seguida, converse com o seu chefe sobre a promoção e mostre que você está preparado para assumir mais desafios.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.