5 erros de português que desclassificam seu currículo

COMPARTILHE
Erros de português no currículo

Erros de português no currículo estão entre os principais fatores que desclassificam candidatos à vaga de emprego.

Além de causar uma péssima impressão sobre o candidato, esses erros podem gerar dúvidas, dificuldade para interpretar informações e até mesmo confusão sobre o que foi informado no currículo.

Para ter chances de conquistar uma vaga de emprego, o currículo precisa estar impecável. Isso significa informar tudo que é necessário (dados pessoais, experiência profissional e formação) e escrever corretamente.

Pensando nisso, listamos os 5 erros de português mais comuns que desclassificam um currículo.

Erros de português mais comuns em currículos

Complexa e com diversas regras, a Língua Portuguesa realmente possui um certo nível de dificuldade quanto à escrita.

Felizmente é possível evitar muitos erros de português no currículo sabendo quais são os mais comuns e como corrigi-los.

Veja Também: Cursos de Redação Online e Gratuitos

Os 5 erros que você verá a seguir estão relacionados a diferentes aspectos da língua, como pontuação, ortografia, gramática e muito mais.

Erros de pontuação

A falta de vírgulas é o mais frequente em erros de pontuação no currículo. No entanto, há casos em que faltam ponto final, dois pontos, ponto e vírgula, entre outras pontuações importantes.

É importante que o candidato saiba usar cada uma das pontuações para não cometer erros.

O ideal é prezar por frases curtas e objetivas, assim fica mais fácil compreender todas as informações corretamente.

Erros de ortografia

Os erros de ortografia ocorrem principalmente por causa da digitação, no entanto, é importante estar sempre atento a esses detalhes.

Após terminar o currículo o candidato deve ler todo o conteúdo mais de uma vez para não deixar palavras escritas de maneira errada.

Esse tipo de erro é muito comum em currículos e, na maioria das vezes, costuma ser determinante na escolha de um candidato para a entrevista ou vaga de emprego.

Erros de português com o uso de vírgula

Esse erro faz parte dos erros de pontuação, mas por ser tão comum, merece uma explicação melhor sobre o assunto.

O uso de vírgula é muito importante em diversas situações, mas é totalmente errado separar o sujeito do verbo, mesmo que a pausa pareça necessária.

Cometer esse erro mostra claramente que o candidato não possui domínio da Língua Portuguesa.

Erros de concordância e plural

Singular e plural são duas coisas distintas que merecem sua atenção na elaboração de um currículo, assim como a concordância verbal.

Ao usar pluralidade, deve se aplicar o mesmo conceito aos demais elementos que complementam a frase.

O mais comum é esquecer do “s” ou ainda começar no singular e terminar a frase no plural. Esses erros de concordância arruinam as chances do candidato à vaga de emprego.

Palavras erradas usadas comumente

Há uma série de palavras que confundem muitas pessoas, como os diferentes “porquês”, “mas e mais”, “haver ou a ver”, entre outras.

Essas palavras caracterizam o 5º erro mais comum em currículos, que é o uso de palavras usadas comumente, mas que estão escritas de forma errada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *