Motivos para você fazer um Teste Vocacional

COMPARTILHE
Motivos para fazer um teste vocacional

A conclusão do ensino médio é um dos momentos mais importantes na vida do qualquer pessoa.

Isso significa que chegou a hora de escolher uma profissão para entrar no mercado de trabalho e iniciar a carreira. Mas uma dúvida muito comum neste momento é: como escolher a profissão certa?

Você já deve ter ouvido falar do teste vocacional, certo? Pois é, saiba que ele pode ser uma excelente ferramenta neste momento decisivo. Continue lendo e veja como.

A importância do teste vocacional

Para quem não sabe, o teste vocacional inclui os conhecimentos a respeito de cada curso juntamente com a personalidade do estudante. Então, a partir disso você terá ideia de quais as áreas que mais combinam com você.

O melhor de tudo é que o teste vocacional não inclui somente a grade do curso ou os gostos dos estudantes.

Ele considera também as características exigidas em cada uma das profissões, além de uma previsão de como você vai se sentir atuando em cada uma delas. Interessante, não é?

Por exemplo, com essas informações você evitaria de escolher contabilidade só porque gosta de matemática.

Um profissional da área não só deve gostar de exatas, mas também precisa ser alguém organizado. Se esse não for o seu caso, talvez não seja a profissão perfeita para você.

Veja Também: Saiba como funciona o teste vocacional

Por que você deve fazer um teste vocacional?

Ainda não se convenceu? Bom, então vamos te dar alguns motivos para você fazer um teste vocacional.

1. Evita desistências

Imagine o seguinte cenário: você quer entrar numa boa universidade, então se dedica e estuda para o vestibular. Você consegue passar, mas depois de algumas semanas, descobre que o curso não é bem aquilo que imaginou.

Horrível, não é? Além da perda de tempo e esforço, você pode ter perdido dinheiro também.

Mas para isso existe o teste vocacional! Ao realizar o teste, você diminui consideravelmente as chances de se enganar e perceber só depois que o curso não era certo para você.

Para você ter uma ideia, segundo o Censo de Educação Superior do ano de 2011, dos 1.243.670 que participaram da pesquisa, somente 522.928 concluíram o ensino superior.

Mas por que será que isso acontece? Porque a maioria escolhe o curso sem pesquisar sobre, e quando chega na hora H, descobre que não era nada daquilo que pensava.

Veja Também: Entenda o que é EAD e conheça suas vantagens

2. Alivia o peso da escolha

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Você basicamente está decidindo o que fará pelos próximo anos e, muitas vezes, pelo resto da sua carreira profissional. Sendo assim, é totalmente normal que isso gere uma ansiedade.

Ao mesmo tempo, a quantidade de opções pode deixar você indeciso. Afinal, acabamos ficando um pouco perdidos quando o leque é muito extenso.

O teste vocacional tira um pouco desse peso, porque elimina as opções que não combinam com o seu perfil.

Veja Também: Saiba o que é preciso para ser Trainee

3. Qualidade de vida

Quando falamos de trabalho, a maioria das pessoas pensa em dinheiro. Isso é compressível, quem é que não quer ter uma vida financeira estabilizada?

Mas a verdade é que somente isso não basta. Você também precisa pensar na sua saúde mental. Não é a toa que é cada vez mais comum profissionais mudarem de área 10, 20, 30 anos depois de atuarem na mesma profissão.

Isso ocorre pelo desgaste, e muitas vezes porque a pessoa não queria realmente atuar naquela área. Neste caso, é preciso pensar além do bolso.

Reflita em como você se sentirá fazendo isso daqui 5 ou 10 anos. Estar de bem com a profissão que você escolheu também é importante, porque muita vezes é difícil trabalhar com o que se gosta.

Imagina fazer algo somente pelo dinheiro? Com certeza não é a melhor das opções.

Veja Também: Como ter boas ideias e ser mais criativo

4. Motivação nos estudos

Se você pensa em entrar em uma universidade pública, vai ter que estudar e se dedicar muito. Serão horas e mais horas estudando. Mas quando temos um objetivo definido, esse esforço vale a pena e temos mais disposição para seguir em frente.

E isso é algo que o teste vocacional também pode lhe oferecer. Afinal, a motivação deixa até às piores das situações um pouco mais fáceis quando sabemos onde todo esse esforço dará.

Veja Também: Você sabe o que é Currículo Lattes?

Sendo assim, não custa nada dar uma chance para o teste vocacional, não é mesmo? É o seu futuro que está em jogo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *