Currículo Lattes: o que é e como fazer

COMPARTILHE
Tudo sobre o Curriculo Lattes

O currículo lattes é um CV específico para a área acadêmica, sendo muito requisitado por universidades e instituições de pesquisa científica.

Apesar de muitos profissionais não saberem, este tipo de currículo possui diversas finalidades e pode auxiliar na carreira de quem é pesquisador ou acadêmico.

Você tem dúvidas sobre esse importante modelo de currículo? Então, veja a seguir tudo sobre o currículo Lattes.

O que é currículo lattes?

O currículo lattes ou curriculum lattes é um tipo de CV elaborado de acordo com os padrões exigidos pela Plataforma Lattes.

Criada e gerenciada pelo CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, essa plataforma é a principal base de dados utilizada por instituições e grupos de pesquisa para encontrar profissionais do meio acadêmico e pesquisadores.

O currículo lattes é um tipo de currículo que atende ao CNPq, por isso, é comum algumas pessoas chamar esse modelo de CV como currículo CNPq ou curriculum CNPq.

Independente do nome, trata-se de um tipo de currículo utilizado principalmente por quem é acadêmico e pesquisador.

Esse modelo é visto como um padrão em todo o país para currículos de acadêmicos e pesquisadores. Portanto, é adotado pela maioria das universidades, instituições de fomento e institutos de pesquisa do Brasil.

Isso porque o currículo lattes contém uma grande variedade de informações, assim como maior confiabilidade e abrangência sobre a carreira do profissional.

Veja Também: Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC

O currículo lattes é mais completo que o currículo vitae. Portanto, ao observar ambos os tipos de currículos é possível perceber que o cv lattes é mais longo e possui mais informações sobre a carreira do profissional.

Diferença entre cv lattes e cv vitae

Primeiramente, é importante definir basicamente o que são os dois modelos de currículos.

O currículo lattes é a opção de cv mais completa que existe e é cadastrada diretamente em uma plataforma que integra um banco de dados de diferentes profissionais que atuam na área acadêmica e de pesquisa.

Por outro lado, o currículo vitae é a opção mais resumida das informações profissionais de um candidato.

Essa é a versão de currículo mais usada no Brasil e traz informações mais objetivas como experiência profissional, formação acadêmica, informações pessoais, idiomas, conhecimentos e atividades complementares.

Geralmente, o currículo vitae funciona como um cartão de visitas do candidato.

Sabendo disso, podemos observar que a principal diferença entre os dois tipos de currículos está no objetivo de utilização.

Enquanto o lattes é indicado para acadêmicos e pesquisadores que precisam registrar suas autorias ou coautorias em projetos, livros e pesquisas, o vitae funciona de forma mais simples e é recomendado para áreas que não exigem tantas informações.

Sendo assim, temos que as principais diferenças entre o cv lattes e o cv vitae são:

  • CV lattes é mais longo que o cv vitae;
  • O modelo lattes foi desenvolvido para acadêmicos e pesquisadores;
  • O modelo vitae é o mais usado no país, pois é bastante funcional;
  • O cv vitae oferece informações objetivas;
  • O cv lattes oferece informações completas.

Para quem é indicado o currículo CNPq?

Por ser um currículo mais completo, com uma grande riqueza de informações e que possibilita incluir projetos, pesquisas e livros, o currículo CNPq é indicado principalmente para acadêmicos e pesquisadores.

Lembrando que a Plataforma Lattes é utilizada como um banco de dados onde são cadastrados diversos currículos de profissionais pesquisadores e acadêmicos.

Logo, a própria plataforma integra todas essas informações e se torna um local de pesquisa para institutos, instituições e outros órgãos de pesquisa.

Portanto, esse tipo de currículo é ideal para pessoas que queiram construir uma carreira no mundo científico e tecnológico.

Sendo assim, se você é um pesquisador ou acadêmico de alguma área, não pode deixar de fazer o cv lattes.

Veja Também: Dicas para fazer uma boa palestra

Contudo, o currículo lattes serve para profissionais de qualquer nível de escolaridade, podendo ser estudantes, técnicos, graduados, mestres e doutores de diversas áreas.

O ideal é que o profissional tenha objetivos científicos e acadêmicos ao criar um cv lattes.

Vantagens de ter o currículo lattes

O currículo lattes é vantajoso para quem atua como pesquisador ou acadêmico.

Como já mencionado, esse tipo de currículo apresenta informações mais completas e precisas sobre um profissional. Portanto, as vantagens existem quando há uma necessidade em utilizar um currículo como esse.

Também é interessante mencionar que esse tipo de currículo precisa de aprovação da plataforma para que ele seja incluído no banco de dados.

Logo, essa etapa de verificação e confirmação das informações fornecidas faz do currículo lattes muito mais confiável.

Afinal, só pode ser incluído no banco de dados os currículos que possuem credibilidade e com informações verificadas.

Sendo assim, podemos destacar as seguintes vantagens de ter um currículo lattes cadastrado na Plataforma Lattes:

  • Currículo mais completo que existe no país;
  • Modelo padronizado e aceito por instituições de ensino e pesquisa;
  • Reúne todas as informações necessárias sobre pesquisas, projetos e livros do profissional;
  • É mais confiável, pois as informações cadastradas são verificadas antes do currículo aparecer no banco de dados da Plataforma Lattes;
  • Pode ser cadastrado em uma plataforma, o que permite que muitas pessoas encontrem suas informações profissionais.
Plataforma Lattes
Diferente do currículo profissional, o currículo lattes é mais abrangente. Você deve mencionar de forma detalhada toda sua produção intelectual relacionada à sua área de atuação.

Como fazer o currículo lattes?

Criar um currículo lattes é tão simples quanto elaborar o cv vitae.

Diferente do vitae, o lattes é elaborado diretamente na Plataforma Lattes, logo, você não precisa se preocupar em utilizar um modelo ou criá-lo do zero, pois só precisará preencher as informações.

Mesmo sendo bem simples de fazer, criamos um passo a passo com todas as etapas para você criar e cadastrar seu currículo na plataforma. Confira!

  1. Acesse o site Plataforma Lattes por meio do link do currículo lattes (www.lattes.cnpq.br);
  2. Clique em “Cadastrar novo currículo” no menu lateral direito;
  3. Informa o país de nacionalidade, e-mail, senha e os digite os caracteres como na imagem.
  4. Preencha as informações e clique em “Próxima” ao final da página para preencher todo o currículo.
  5. Por fim, clique para enviar o seu currículo lattes para a plataforma.

Depois de enviar o cv lattes, você deverá aguardar até 24 horas para que o currículo apareça na Plataforma Lattes.

Assim que o seu currículo estiver disponível na plataforma, você poderá fazer login e alterar suas informações sempre que quiser, podendo incluir entrevistas, artigos publicados, apresentação de trabalhos, participação em eventos e muito mais.

Como consultar currículo lattes?

Para saber se o seu currículo já foi incluído na plataforma ou fazer uma pesquisa sobre determinado profissional, você poderá usar a ferramenta de busca da Plataforma Lattes.

Nesse caso, você poderá acessar a Plataforma Lattes, clicar em “Buscar currículo” no meu lateral direito e realizar a sua busca.

A busca deverá ser realizada com o preenchimento de algumas informações, como “busca por nome” ou “busca por assunto”.

Veja Também: Como fazer um currículo para primeiro emprego

Além disso, você deverá informar se deseja encontrar doutores, demais pesquisadores, país de nacionalidade e selecionar filtros, caso queira.

Agora se você quiser consultar o currículo lattes para atualizá-lo com novas informações, então você deverá ir até o site da Plataforma Lattes e clicar na opção “Atualizar currículo”.

Nesta opção, você será redirecionado para uma tela de login onde deverá informar CPF ou e-mail e senha para acessar seu currículo lattes.

Feito isso, basta atualizar as informações do seu currículo como preferir.

Viu só como é fácil criar e atualizar seu currículo lattes? Crie agora mesmo a sua versão de cv lattes e tenha mais essa opção para complementar a carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *