Dicas para combater a falta de motivação no trabalho

COMPARTILHE
Falta de motivação no trabalho

Vamos admitir, todos temos nossos dias em que nada parece dar certo e nos sentimos sem ânimo o dia todo. Diferente da procrastinação ou de apenas um dia de mal humor, a falta de motivação no trabalho é bastante perigosa, já que ela age como um obstáculo impedindo o desenvolvimento das atividades.

Para ajudar você a combater a desmotivação e reconquistar o entusiasmo no trabalho, preparamos algumas dicas simples que você pode adotar no dia a dia.

Por que a motivação no trabalho é importante?

A motivação é um aspecto crítico no ambiente de trabalho e essencial para o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Funcionários motivados produzem mais, evitam desperdícios de tempo e conseguem desempenhar suas funções com mais qualidade.

Sem motivação dificilmente você alcançará suas metas, e isso não é ruim apenas para a empresa, pode comprometer o seu emprego e até a sua carreira.

A motivação também pode ajudar você a ser um profissional melhor. Isso pode ter um efeito positivo em sua confiança e nos relacionamentos, dentro e fora da empresa.

Você pode não amar seu emprego e desejar algo melhor, isso é normal. O problema é estar desmotivado e não reconhecer ou tomar uma atitude.

Sinais que você está desmotivado

Alguns sinais de que você está desmotivado são:

  • Olhar constantemente para o relógio e sentir que o tempo não passa.
  • Levar mais tempo que o normal para concluir tarefas simples.
  • Se distrair a todo o momento com coisas sem importância.
  • Fazer muitas pausas como tomar café ou ir ao banheiro, somente para sair da mesa.
  • Chegar atrasado no trabalho várias vezes na semana.
  • Acordar pela manhã e não ter vontade de ir trabalhar.

Você deve ter consciência que o emprego dos sonhos pode até ser viável, mas ele não irá simplesmente cair no seu colo.

Se você está numa situação de insatisfação com o seu trabalho, deve tentar reverter essa situação ainda no emprego atual.

Um dos motivos é que você pode conseguir uma promoção ou mudança para outra função ou departamento onde se sinta mais motivado.

Dependendo de onde você mora ou do setor em que trabalha, o tamanho da sua rede pode variar. Pode ser que você nunca encontre um ex-colega (ou chefe) no futuro. Uma das últimas coisas que você deseja é que elas lembrem que era um profissional desmotivado.

Ser visto como um profissional não engajado, em que seus colegas não podem confiar, pode prejudicar futuras oportunidades mesmo se você for qualificado.

No entanto, se você se dedicar ao seu cargo atual, demonstrar seu valor e ética no trabalho, poderá ser recompensado mais adiante. Talvez um ex-colega o recomende para uma vaga de emprego ou um futuro chefe conheça alguém com quem você trabalhou no passado que possa dar boas recomendações.

Veja Também: Como desenvolver seu networking

Você nunca sabe quando seu trabalho árduo pode render, portanto, mais um motivo para manter sua motivação consistente.

O que causa a falta de motivação?

São vários os motivos da falta de motivação de um profissional no ambiente de trabalho.

A desmotivação surge quando alguma coisa incomoda o profissional, e em muitos casos torna-se constante, influenciando diretamente no rendimento e na relação com os colegas de equipe.

Isso fica evidente na forma como você trabalha, age ou se comunica com a equipe.

Entre as principais causas da desmotivação estão:

  • Salário insatisfatório
  • Local inadequado de trabalho
  • Falta de reconhecimento profissional
  • Demanda de trabalho maior que a estipulada
  • Gestores autoritários
  • Carga de horário elevada
  • Comunicação ineficiente
  • Falta de organização

Como se manter motivado no trabalho

Se sua motivação está baixa. Porém, não significa que tem que ficar desse jeito.

Confira algumas dicas para combater a falta de motivação e dar o impulso necessário para melhorar sua produtividade no trabalho.

1. Divida as tarefas em partes menores

Grandes tarefas podem assustar quando você não sabe por onde começar. Como você vai terminar algo se nem sabe por onde está começando?

Dividir tarefas em partes menores ajuda você a enxergar as tarefas maiores como mais fáceis, e isso evita que você procrastine por simplesmente não saber por onde iniciar.

Se você não tem definido uma lista de tarefas, comece por isso. Assim fica mais fácil identificar as tarefas que podem ser divididas, focar nas mais importantes e acompanhar o progresso do seu trabalho.

Tente se concentrar em uma tarefa por vez. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo certamente irá prejudicar o seu desempenho e você pode acabar não finalizando nada.

Uma dica é usar um aplicativo de tarefas como o todoist. É grátis, simples e intuitivo, e você pode separar as tarefas por projetos e compartilhar com seus colegas.

2. Defina prazos, mesmo que sejam arbitrários

A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade, por isso é importante focar nas metas e nos prazos das tarefas, caso contrário realmente não haverá motivos para trabalhar.

É importante estipular prazos diários, semanais e mensais. Essa é uma maneira de dizer a você mesmo que é necessário seguir em frente.

Marque todas as tarefas concluídas para visualizar o progresso do seu trabalho. Isso também é uma ótima forma de manter a motivação.

Organização de tarefas no trabalho
Dividir um projeto em tarefas menores possibilita a definição de marcos mais específicos e o resultado disso é um aumento na motivação.

3. Tente fazer o que você gosta

Muitos profissionais afirmam que fazer o que gostam é o principal fator para a motivação. Isso não significa que você precisa sair do seu emprego atual.

Você pode conversar com seu chefe sobre um novo projeto, ou talvez mudar para uma função diferente na mesma empresa.

Fazer um trabalho interessante e gratificante é uma das melhores maneiras de garantir que você fique engajado e motivado dia após dia.

4. Peça feedback

Às vezes, ficamos tão envolvidos em nossas tarefas diárias que não percebemos as maneiras sutis que podemos melhorar, nem reconhecemos as áreas em que estamos agregando mais valor.

Reserve um momento para consultar seu chefe ou algum colega. Pergunte se eles acham que você está fazendo um bom trabalho e se há maneiras de melhorar.

Sempre há espaço para aprender e crescer em qualquer função profissional, e não há ninguém melhor para ajudá-lo a direcionar áreas específicas de crescimento do que as pessoas com quem você interage diariamente.

Veja Também: A importância do feedback profissional

5. Aprenda uma nova habilidade

Nunca é demais aprender coisas novas. Diversas pesquisas indicam que o aprendizado de novas habilidades mantém seu cérebro afiado.

Identifique uma habilidade relevante para o seu cargo atual e apresente a ideia ao seu chefe. Especialmente se for algo que irá beneficiar a empresa. Quem sabe eles não financiam seu treinamento?

É bom para a empresa e também para você, que terá algo mais para acrescentar ao currículo.

6. Peça um aumento

Você merece receber o que vale e os dados mostram que os incentivos financeiros são uma das melhores maneiras de motivar os funcionários.

Porém, se você odeia seu trabalho, o dinheiro não trará motivação. Mas se já faz algum tempo que você recebeu um aumento salarial, fale com seu chefe sobre isso.

Pesquise o que outros funcionários em funções semelhantes à sua estão fazendo. Lembre seu chefe de suas realizações recentes.

Não há garantia de que a empresa seja receptiva à sua solicitação, mas é improvável que isso tenha um efeito negativo em sua função, mesmo que a resposta seja “não”.

7. Aproveite as férias

Em um estudo realizado pela Harvard College, 94% dos trabalhadores que tiraram férias declararam voltaram com muito mais energia depois de uma viagem nas férias.

De fato, 55% confirmaram que voltaram a trabalhar com níveis mais altos de energia do que antes da viagem. Além disso, um intervalo mental pode desencadear o efeito “cérebro em repouso” e esse espaço aumenta a produtividade.

Mesmo que você não consiga viajar, tente aproveitar ao máximo as férias.

8. Pare de se importar com o que não é importante

Fazer coisas que não significam nada pode custar uma boa quantidade de energia mental. Olhe para a sua lista de tarefas, encontre coisas que você não gosta e livre-se de tantas dessas atividades quanto possível.

Você permanecerá motivado de maneira mais consistente se estiver trabalhando em atividades que sejam inerentemente significativas ou que façam parte de uma missão maior.

9. Comemore suas vitórias

Fica mais difícil manter a motivação se você celebrar somente as grandes conquistas, porque elas não ocorrem todos os dias.

Comece a reconhecer tudo o que está fazendo de bom, sem desconsidar as pequenas coisas. Isso irá motivá-lo a identificar suas qualidades.

Nunca diminua sua função ou fale mal do seu papel na empresa. Evite também dizer que qualquer um pode fazer o seu o trabalho. É importante valorizar seus esforços e reconhecer cada tarefa concluída como um passo para uma conquista maior.

10. Faça pausas

Tentar resolver um problema por três horas seguidas pode não ser produtivo. Fazer uma pausa para recalibrar não é apenas útil para se manter motivado, também é importante para a sua saúde.

Não precisa levar mais que 5 a 10 minutos. Esses momentos de descanso darão tempo para recarregar seu cérebro, movimentar-se um pouco e reduzir o seu dia em pedaços mais fáceis de administrar.

Algumas ideias para suas pausas:

  • Vá para a sala de descanso e converse com um colega de trabalho.
  • Faça uma breve caminhada para tomar um café ou faça um exercício simples em sua mesa.
  • Leia algum artigo sobre algo que você goste.

11. Organize seu trabalho

Por mais caótico que o seu ambiente de trabalho seja você não pode permitir que isso afete a sua produtividade e muito menos a sua motivação.

Organizar sua rotina e seguir um cronograma é uma forma de ensinar seu corpo e sua mente a ativar o “modo de trabalho” quando precisar trabalhar. Isso ajudará você a concluir as tarefas mais rapidamente.

Mantenha sua mesa sempre organizada. Esse é um hábito que contribui para a produtividade e você se sentirá mais motivado a trabalhar.

Para facilitar sua vida no trabalho, veja alguns itens que não podem faltar no seu local de trabalho.

Mesa de trabalho organizada
Manter o local de trabalho organizado e limpo traz uma sensação de conforto e bem-estar, além de melhorar a produtividade

12. Ignore o relógio

O tempo vai parecer mais lento se você verificar o relógio a cada 5 minutos. Em vez de contar a quantidade de tempo restante no dia, use sua lista de tarefas para ver quantas restam.

Para encontrar mais motivação seja orientado a objetivos, não orientado ao tempo.

13. Cuide da sua saúde

Muitos problemas de motivação não ocorrem porque você odeia seu trabalho ou seus colegas, mas simplesmente porque seu corpo não está funcionando da maneira mais eficaz possível.

Sentir-se cansado, sem energia e deprimido é uma maneira infalível de acabar desmotivado.

Isso pode ser facilmente evitado se você:

  • Ter uma boa noite de sono (6 a 8 horas).
  • Hidratar-se corretamente durante o dia.
  • Fazer exercícios por pelo menos 30 minutos, de 4 a 6 dias por semana.

Quando estiver doente, fique em casa! É improvável que você realize um bom trabalho quando mal consegue manter a cabeça erguida. Nesse caso, não descansar só prolongará sua doença e impedirá a recuperação do seu corpo.

14. Personalize seu local de trabalho

É claro que existem muitas maneiras de personalizar o seu espaço, mas todas elas visam tornar seu trabalho uma extensão sua, não algo que você é forçado a fazer.

Leve fotografias, brinquedos e outros objetos pessoais que tornam sua mesa um lugar agradável para se estar.

Dedique algum tempo para arrumar sua mesa e faça as coisas da maneira que você gosta.

15. Assista a vídeos inspiradores

Sempre que você precisar de um impulso para inspiração, uma boa ideia é procurar no YouTube discursos como aquele em que Leonardo DiCaprio finalmente ganhou o prêmio de Melhor Ator no Oscar ou o discurso de de Steve Jobs na Universidade de Stanford.

As palestras TED também são uma ótima opção, e abordam diversos temas. Tem até uma lista de reprodução motivacional para ajudá-lo em dias difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *