Como conseguir um estágio no exterior?

COMPARTILHE
Estágio no exterior

Você sabia que um estágio no exterior pode proporcionar muitos benefícios para seu currículo? Veja a seguir mais detalhes sobre a importância de ter uma experiência internacional e saiba como conseguir um estágio no exterior.

Por que fazer estágio no exterior?

Há inúmeras razões para ter em seu currículo um estágio no exterior, sendo a primeira delas a experiência profissional adquirida em outro país.

Ao realizar um estágio em outro país, você consegue desenvolver sua carreira profissional e ainda contribui para o aperfeiçoamento do idioma.

Confira 3 razões para estagiar no exterior.

Melhora o idioma

Essa é a razão pelo qual muitos estudantes viajam para outro país. Aprender um idioma estrangeiro é muito mais fácil com a experiência de vida.

E quando estamos envolvidos em algum projeto, esse aprendizado se torna ainda mais fácil, sendo na maioria das vezes necessário. É isso que acontece com um estágio no exterior.

Networking internacional

Você nunca sabe quando precisará de uma rede de contatos, mas é sempre bom ter uma rede diversificada, ainda mais se puder contar com contatos em outro país.

Isso significa que caso você queira trabalhar no exterior, terá além da experiência profissional, contato com pessoas daquele país.

Turbina o seu currículo

E claro, não poderíamos esquecer da importância que um estágio fora do Brasil pode proporcionar para um currículo.

Não há estatística que aponte o quanto um estágio no exterior contribui para um currículo, mas obviamente você pode imaginar que essas experiências profissionais serão atrativos em seu currículo.

Então, pode apostar que seu currículo chamará muito mais atenção com um estágio fora do país.

Candidato durante entrevista de estágio
Uma dica para quem gostaria de fazer um estágio no exterior é iniciar a busca seis meses antes da data em que pretende viajar.

Como conseguir um estágio no exterior?

Pode parecer difícil no início, mas conseguir um estágio no exterior é mais fácil do que você imagina.

Veja a seguir 5 formas de conseguir um estágio.

1. Entrando em contato com empresas

Conhece algumas empresas no exterior que atuam na mesma área em que você se formou ou está cursando? Que tal entrar em contato com elas?

Sim, você pode! Basta encontrar o e-mail da empresa e enviar seu currículo.

Nesse caso, informe que você deseja conseguir um estágio, a universidade que você estuda, seu nível no idioma, entre outras informações importantes.

Para conseguir um estágio, mande muitos e-mails. Não tenha medo de ser chamado por várias empresas, no final das contas você poderá escolher a melhor opção para sua carreira profissional.

Veja Também: Como se preparar para uma entrevista em inglês

2. Procurando em sites de vagas

Há vários sites que disponibilizam vagas de trabalho e estágio no exterior. Para ter sucesso nesse caso, aposte em sites que filtram as vagas selecionando apenas os estágios e a sua área de atuação.

Feito isso, é importante encontrar vagas que se encaixem em seu perfil como profissional. Depois, você deve consultar o local e se as condições de trabalho são favoráveis para você.

3. Em agências de intercâmbio

Outra forma simples e fácil de encontrar bons estágios é em agências de intercâmbio. Elas são especializadas nisso, então será moleza encontrar uma boa oportunidade para você estagiar fora do país.

4. Em feiras relacionadas à área de atuação

Sabe aquelas feiras que ocorrem de tempos em tempos na sua área de atuação? Elas são ótimas oportunidades para conseguir vagas de estágio no exterior.

Isso porque muitas delas contam com a presença de empresários estrangeiros.

Nesse caso, não há como prever quando você terá a oportunidade de encontrar gringos, mas quando isso acontecer, mostre seu interesse em estagiar no exterior.

Veja Também: Dicas para ir bem preparado a uma Entrevista de Emprego

5. Conversando com pessoas sobre estágio no exterior

Tem algum parente ou amigo que mora no exterior? Essa é a oportunidade que você precisa para encontrar uma boa vaga de estágio.

Peça para essa pessoa encaminhar vagas de estágio em sua área para você, assim você poderá analisar as oportunidades e entrar em contato com as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *