Início » Carreira » Saiba como delegar tarefas com eficiência

Saiba como delegar tarefas com eficiência

Imagem de líder delegando tarefas no trabalho

Saber como delegar tarefas é uma habilidade essencial para qualquer gestor. Por isso, desenvolver esta habilidade é importante para a carreira, mesmo que você não esteja em uma posição de liderança.

Todo profissional pode precisar delegar tarefas em sua rotina de trabalho. Então, saber quando e como delegar pode beneficiar todos os membros de uma equipe.

Veja como delegar tarefas com sucesso e saiba como e quando alocar responsabilidade para os outras pessoas.

A importância de delegar tarefas no trabalho

Um bom líder deve saber como delegar. Quando você delega uma parte do seu trabalho, você libera seu tempo e consegue focar em tarefas importantes.

Uma distribuição de tarefas eficiente também aumenta a produtividade e melhora a gestão do tempo.

Além disso, a delegação de atividades promove o desenvolvimento da equipe. Afinal, todos podem desenvolver novos conhecimentos e competências.

Isso promove uma atmosfera de confiança. E o resultado é uma equipe mais flexível que pode exercer outros papéis quando surgir uma necessidade.

Um líder que delega, envia um sinal claro para a equipe: ele confia em seus colaboradores para alcançar os resultados desejados.

Como resultado, eles passarão a pensar em você como um líder simpático e eficaz, que respeita suas habilidades e necessidades.

O que significa delegar tarefas com sucesso?

Delegar tarefas significa atribuir responsabilidades a outros profissionais no local de trabalho.

Ou seja, é uma habilidade que envolve transferir um pouco do seu próprio trabalho para outra pessoa.

Para delegar com eficiência, não basta passar um conjunto de instruções aos funcionários. Quem recebe a tarefa deve tomar decisões e ser responsabilizado pelo cumprimento da mesma.

Por isso, o trabalho de um gestor deve ser aproveitar o melhor de quem está sob sua supervisão para atingir todos os objetivos.

Frase de Steve Jobs sobre delegar tarefas
Delegar tarefas pode parecer difícil para pessoas controladoras, mas é algo essencial para alcançar a produtividade no trabalho.

Dicas para delegar tarefas com eficiência

Agora que você já sabe que delegar é conceder autonomia e autoridade a outra pessoa, vamos às dicas para realizar essa função com sucesso.

Veja a seguir como distribuir tarefas, aliviar sua carga de trabalho e ainda desenvolver e motivar sua equipe.

1. Faça uma análise de quais tarefas você precisa delegar

Parece óbvio, mas muitos gestores sentem dificuldades em fazer isso. Um dos motivos é que muitas pessoas estão acostumadas a fazerem tudo sozinhas. E por isso sentem dificuldade em atribuir certas funções.

Alguns exemplos de tarefas que podem ser delegadas são:

  • Tarefas repetitivas, que demandam muito do seu tempo;
  • Pequenas atividades, como agendamento de reuniões, atualização de planilhas e documentos;
  • Funções demoradas ou trabalhos que demandam mais tempo e podem ser divididos em pequenos blocos;
  • Tarefas que exigem habilidades que você não tenha.

2. Especifique a importância da tarefa

Se você quer realmente ter sucesso ao delegar, você precisa informar a importância da tarefa. Assim, o profissional encarregado pela atividade poderá executá-la com eficiência.

Seja claro na comunicação e mostre quais resultados são esperados. Dessa forma, você minimiza o risco de erros e o colaborador dará a devida atenção que a atividade merece.

3. Saiba transmitir conhecimento

Antes de delegar uma tarefa, você provavelmente irá buscar a melhor pessoa para a função.

Mas e quando isso não for possível? Nesse caso você pode ajudar o colaborador. Lembre-se: ninguém nasce sabendo de tudo. Portanto, mostre como faz o trabalho.

Essa prática ajuda no crescimento da equipe, além de tornar seu trabalho mais fácil. Além disso, transmitir conhecimento é uma ótima maneira para você criar laços fortes no seu relacionamento interpessoal com seu grupo.

4. Acompanhe o andamento do trabalho

Delegar não significa dar ordens e largar o colaborador com a tarefa. Por isso, o acompanhamento é crucial nesse momento.

É importante fazer avaliações, verificar se o andamento do trabalho está de acordo com suas expectativas.

Mas e se o funcionário tiver dificuldades em finalizar a tarefa? Então, nesse caso, ao invés de tomar a tarefa para si, o ideal é dar suporte, esclarecer dúvidas e motivar o colaborador.

5. Respeite a individualidade das pessoas

Respeitar as individualidades e diferenças da equipe é uma das características de quem tem perfil de liderança. Afinal, pessoas diferentes são boas em coisas diferentes.

Cada pessoa tem a sua maneira de enxergar e realizar uma atividade. Por isso, é importante sempre considerar isso ao delegar tarefas.

6. Mostre reconhecimento

Saber reconhecer um bom trabalho é fundamental para a motivação da equipe.

Então, durante o acompanhamento do trabalho, parabenize todos os objetivos alcançados. Basta um simples agradecimento ou algumas palavras que demonstram reconhecimento.

As pessoas trabalham com mais dedicação quando sabem seus esforços são reconhecidos.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.