Início » Entrevista de Emprego » Veja como se apresentar em uma entrevista de emprego

Veja como se apresentar em uma entrevista de emprego

candidato se apresentando na entrevista de emprego

Saber como se apresentar na entrevista de emprego é um dos principais pontos para ter mais chances de conseguir a vaga.

Afinal, a primeira impressão que você causa em uma entrevista é quase sempre a mais importante. As primeiras impressões podem desempenhar um papel importante na forma que os recrutadores avaliam o candidato.

Veja como fazer uma boa introdução sobre você e alguns exemplos para você praticar e impressionar o entrevistador.

Por que é importante saber se apresentar na entrevista?

Como candidato a uma vaga de emprego, é fundamental que você se apresente de maneira profissional e confiante durante a entrevista.

A capacidade de se apresentar bem na entrevista de emprego é importante porque é uma oportunidade para você mostrar suas habilidades e qualificações.

Uma boa apresentação pode ajudar a criar uma boa primeira impressão. E isso pode aumentar suas chances de avançar no processo seletivo e até de ser contratado.

Além disso, ter uma boa resposta para a pergunta “me fale sobre você” também pode ajudar o candidato a se destacar entre outros concorrentes.

Lembre-se que a comunicação eficaz é uma habilidade valorizada em muitas empresas. Por isso, mostrar essa habilidade na entrevista de emprego pode ser um ponto positivo para você.

Dicas para se apresentar em uma entrevista de emprego

Para ajudar você na preparação para a entrevista e saber como fazer uma boa introdução, veja as dicas que preparamos:

1. Pesquise sobre a empresa

Antes de mais nada, você precisa pesquisar sobre a empresa. Muitos candidatos acham que basta ir para a entrevista e falar de suas experiências.

Mas se você busca mais informações sobre a empresa, com certeza terá mais chances de destacar suas habilidades e conhecimentos mais relevantes para a organização.

Portanto, faça uma pesquisa sobre a empresa para entender melhor a cultura, valores e objetivos. Uma simples pesquisa na internet pode ajudar muito.

Essas informações vão permitir que você se conecte melhor com o entrevistador, além de mostrar que você está realmente interessado na vaga.

2. Seja pontual

Outra dica que parece óbvio, mas é fundamental para ter sucesso na entrevista.

Então, no dia anterior prepare tudo para evitar atrasos. No dia da entrevista, chegue cedo para evitar ansiedade e mostrar que você é uma pessoa responsável e confiável.

3. Use roupa adequada

O que você veste pode dizer muito sobre você. Na verdade, a roupa é uma forma de introdução. É uma das primeiras coisas que os entrevistadores irão analisar.

Lembra da dica para pesquisar mais sobre a empresa? Pois é, essas informações poderão ajudar você a escolher a roupa certa para a entrevista.

Se na pesquisa sobre a empresa você não encontrou nada sobre o dress code adotado, uma boa dica é escolher roupas profissionais e limpas. Não precisa ser muito formal, basta ficar no meio termo.

Se você usar a roupa certa na entrevista, você terá menos chances de ficar nervoso durante a apresentação, além de causar uma boa impressão.

4. Seja amigável e sorria

Esse ponto é muito importante. Ao chegar na empresa, seja amigável com todos.

Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão e um sorriso. Isso pode ajudar a “quebrar o gelo” e criar uma atmosfera positiva.

E não esqueça de olhar nos olhos enquanto estiver falando.

5. Mostre sua personalidade

Durante a entrevista, tente mostrar sua personalidade e deixar o entrevistador saber quem você é como pessoa.

Na hora de se apresentar, além de suas habilidades e trajetória profissional é importante mostrar quem você realmente é.

A dica é ser você mesmo. Não tente ser outra pessoa, pois os recrutadores sabem avaliar se você está agindo naturalmente ou não.

6. Não minta (nem exagere)

De maneira alguma minta durante a entrevista. Na maioria das vezes os entrevistadores são capazes de saber quando o candidato está mentindo.

Portanto, seja honesto sobre suas habilidades e conhecimentos. Não minta nem exagere suas qualificações.

Além de não ser uma boa atitude, isso pode prejudicar suas chances de conseguir o emprego.

Uma dica para os tímidos: quando falar sobre você, olhe nos olhos do entrevistador. Às vezes, mesmo dizendo a verdade, a falta de contato visual pode fazer parecer que você está mentindo.

7. Não fale demais

Quando o recrutador pede para o candidato se apresentar, também está avaliando seu poder de resposta rápida e como você consegue sintetizar informações.

Ou seja, o recrutador avalia as palavras utilizadas, a forma como você se expressa, e é claro, todo o conteúdo do que está sendo revelado.

Então, você não deve falar por muito tempo ou desviar do objetivo que é falar sobre você.

Uma dica é preparar um roteiro antes da entrevista e treinar sua apresentação. Um bom ponto de partida é manter o tempo em 2 ou 3 minutos.

8. Faça perguntas

No final da sua apresentação, você também pode fazer algumas perguntas.

Então, prepare algumas perguntas para fazer ao entrevistador. Pode ser dúvidas que você tem sobre a empresa ou a vaga.

Isso mostra que você está interessado na vaga. Além disso, é um bom momento para solucionar todas as suas dúvidas.

9. Agradeça

Ao final da entrevista, agradeça o entrevistador pelo tempo e consideração. Isso pode deixar uma boa impressão e ajudar você a construir uma boa relação com a empresa.

Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma oportunidade para mostrar seu valor como candidato e como você se encaixaria na empresa. Principalmente no momento quando você se apresenta.

Então, se você se preparar e se apresentar de maneira profissional e confiante, terá uma boa chance de impressionar o entrevistador e conseguir a vaga.

COMPARTILHE

1 Response

  1. Daniela Miranda 16/01/2023 / 00:51

    O momento de se apresentar na entrevista causa nervosismo, mas essas dicas ajudam. A preparação é o segredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *