Dicas para fazer networking nas festas da empresa

COMPARTILHE
Networking nas festas da empresa

Ter uma boa rede de contatos é algo de extrema importância para sua carreira, por isso você não deve desperdiçar nenhuma oportunidade.

As confraternizações e festas da empresa são uma boa maneira de reforçar o seu networking.

Continue lendo e aprenda algumas estratégias para desenvolver seu networking nos eventos da empresa, de forma profissional e com bom senso.

A importância de fazer networking para sua carreira

Um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é uma boa oportunidade para aumentar sua rede de contatos, porém o mais importante é saber como isso afeta seu círculo de oportunidades.

Existe uma teoria que diz que estamos a seis pessoas de distância de qualquer pessoa no mundo. Essa teoria mostra como é importante ter uma boa rede profissional.

Ter uma rede de contatos pode aumentar suas oportunidades de emprego, obter recomendações, além de te ajudar a sempre estar empregado. Todavia, o networking também fortalece seus vínculos empregatícios.

Veja Também: Como desenvolver o seu networking

Dentro dessas observações, você pode perceber como o networking é importante e fundamental para que os profissionais consigam atingir seus objetivos de carreira e negócios.

Hoje em dia o networking é muito usado não só por pessoas que desejam ampliar seus contatos profissionais, mas também por empresários em busca de negócios. Por isso, alguns se reúnem com frequência para apresentar seu produto e um ajuda o outro na indicação e divulgação para seus clientes.

Rede de contatos profissionais
Os eventos da empresa como festas de confraternização podem ser ótimas oportunidades para fazer networking. Portanto, aproveite estes momentos para conhecer melhor as pessoas e ampliar a sua rede de contatos.

Dicas para fazer networking nas festas da empresa

Como citamos acima, as confraternizações da empresa são uma excelente forma de desenvolver o networking, pois é um momento que você pode puxar assuntos em um ambiente totalmente descontraído e conhecer melhor seus colegas.

Sabe aquela festa de aniversariantes do mês? Ou melhor ainda, a confraternização de fim de ano? Pois é, estas são ótimas oportunidades para você conhecer melhor seus colegas de trabalho ou até pessoas de outros departamentos.

A seguir iremos apresentar sete dicas para você chegar onde quer sem passar dos limites e forçar uma amizade que não existe nas festas da empresa.

1. Use o bom senso

Primeiro vem o bom senso. Sendo assim, saiba que você não pode chegar em uma roda de pessoas que trabalham com você, sem nenhuma intimidade, e ir entrando no meio do assunto sem ser convidado.

Isso acaba incomodando seus colegas e prejudicando sua imagem.

2. Tenha moderação

Se você não tem abertura para chegar ao assunto, nunca entregue seu cartão e saia passando seu contato sem ter tido nenhuma oportunidade ou conversa com aquela pessoa.

As festas são uma oportunidade de networking, contudo, você precisa ter moderação quanto a isso.

3. Esteja atento às oportunidades

Durante a conversa descontraída na festa, se surgir alguma oportunidade de você falar do seu trabalho, sempre convide a pessoa para tomar um café ou almoçar fora daquele ambiente descontraído da festa.

Assim você poderá ter uma conversa mais séria sem parecer interesseiro.

4. Tenha noção

Se por acaso você notar que não está sendo bem-vindo na conversa ou está incomodando, dê uma desculpa rapidamente para sair daquela roda de colegas.

Fale que vai pegar uma bebida e saia dali. Isso porque você pode se dar mal se começar a incomodar as pessoas.

5. Aproxime-se e interaja

Se aproximar das pessoas e interagir nas festas da empresa, muitas vezes sem nenhuma intimidade, não é uma tarefa fácil. Portanto, você precisa chegar até a pessoa de uma maneira respeitosa.

Por exemplo, diga que é um prazer conhecê-la pessoalmente ou você também pode elogiar a festa.

6. Não fale do trabalho

A menos que você tenha essa oportunidade, ou que a pessoa inicie o assunto, você não deve falar de trabalho.

Uma pessoa que só fala disso e não tem outro assunto, acaba se tornando chata e inconveniente. Todavia, lembre-se disso sempre, espere a pessoa mencionar esse assunto para você dar continuidade nele.

7. Cuidado com os excessos

Não existe nada mais feio e prejudicial a sua imagem que exagerar na bebida ou na comida, seja em qualquer ambiente. Nas festas da empresa isso não é diferente.

Exagerar na bebida por exemplo, pode fazer você falar coisas que não deve e ficar mal visto no trabalho (talvez até perder o emprego).

Sendo assim, tenha muito cuidado com qualquer excesso.

Como identificar uma boa rede de contatos para fazer networking

Você precisa saber identificar pessoas e oportunidades para fazer seu networking render. Então iremos dar algumas sugestões para isso acontecer com mais frequência.

  1. Faça uma lista de contatos que você já tem ou deseja conhecer.
  2. Analise como você pode conhecê-los ou abordá-los.
  3. Se prepare para causar uma boa impressão.
  4. Tenha conteúdo na sua conversa.

Se você deseja conhecer uma pessoa para desenvolver o networking, é preciso antes de mais nada saber o que a pessoa faz. Desta maneira você terá assunto para conversar.

Veja Também: Dicas para melhorar seu marketing pessoal

Normalmente as confraternizações da empresa são cheias de pessoas importantes de todos os setores, onde você poderá ter diversas oportunidades de conhecê-las.

Mas primeiro você deve saber quem é a pessoa e o que ela faz para não acabar chegando com assunto de uma área totalmente diferente que ele ou ela trabalha.

Agora que você tem essas dicas de como fazer networking nas festas da empresa, você poderá chegar com mais confiança em seus contatos profissionais.

1 Response

  1. Francisco Santos 07/11/2020 / 15:25

    Muito bom. Novas visões são sempre bem-vindas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *