7 hábitos de funcionários que são promovidos

COMPARTILHE
Hábitos de funcionários que são promovidos

Ser promovido não é uma tarefa fácil, leva tempo e requer dedicação e aprendizado.

Por isso, não basta apenas fazer seu trabalho, é preciso um pouco mais. Portanto, você tem que provar para seus gestores que está pronto para assumir mais responsabilidade.

Para ajudar você a conquistar uma promoção no trabalho, selecionamos alguns hábitos de funcionários que são promovidos. Siga as dicas e aumente suas chances de avançar na carreira.

1. Defina metas de carreira

Você já discutiu com seu chefe suas metas de carreira profissional? O primeiro passo para alcançar uma promoção é deixar claro suas intenções.

Antes de mais nada, evite clichês do tipo “em x anos quero estar no seu lugar“. Em vez de se tornar uma ameaça para seu chefe, mostre que ele pode ser o seu mentor.

Um bom chefe poderá ajudar você a ser promovido no trabalho. Afinal, ele pode oferecer oportunidades de crescimento, dando mais responsabilidades por exemplo.

Aproveite este momento também para ouvir atentamente qualquer feedback.

2. Saiba trabalhar em equipe

Pode observar, muitos profissionais que são promovidos são excelentes no trabalho em equipe.

Então, dificilmente você será promovido se estiver focado no “eu” ao invés do “nós“. Toda empresa busca profissionais que saibam trabalhar em equipe e que estejam comprometidos em ajudar a empresa a crescer.

Portanto, aprenda a trabalhar em equipe, saiba colaborar com os colegas e mantenha uma boa relação com todos. Fazendo isso, com certeza suas chances de promoção aumentarão.

3. Seja insubstituível

Tudo bem, ninguém é insubstituível… Mas se você puder se tornar um membro indispensável da sua equipe, aproveite!

Sendo assim, uma ótima maneira de fazer isso é tornando-se a pessoa certa para algo específico. Lembre-se da importância do trabalho em equipe, então seja indispensável, mas sem prejudicar o trabalho de seus colegas.

Outra dica é tentar resolver um problema da empresa. Pode ser uma coisa simples como otimizar um processo ou diminuir um custo.

4. Continue aprendendo

Mostre ao seu chefe que você está comprometido em melhorar e desenvolver suas habilidades, sempre buscando oportunidades de aprendizado.

Mas como fazer isso? Simples, você pode fazer cursos online, ir a palestras e eventos ou ler livros relacionados à sua área.

Se uma pós-graduação ou mestrado é relevante para a sua profissão, não perca tempo em começar.

Melhor ainda é quando você aplica o que aprendeu na empresa, resolvendo algum problema.

5. Mostre suas qualidades de liderança

Parece óbvio, mas se você quer assumir um cargo mais elevado, tem que mostrar que possui um perfil de liderança. Afinal, o primeiro passo para ser um líder é agir como um.

Por isso, tente demonstrar determinação, confiança e paixão pelo trabalho. Não desenvolva maus hábitos, como perder prazos, faltar ou chegar atrasado constantemente.

Lembre-se: para liderar você precisa ser um modelo para as pessoas com quem trabalha, então fique atendo.

6. Seja um funcionário engajado

Isso vai além de prestar atenção ou tomar notas em reuniões. Um profissional engajado significa ser um membro ativo da empresa, ajudando a equipe, buscando soluções para os problemas e compartilhando ideias.

Por exemplo, você pode se voluntariar para mais responsabilidades antes mesmo de ser perguntado. Outra dica é sempre ajudar quando é solicitado.

Aliás, não tenha medo de ensinar. Ao contrário do que pode parecer, compartilhar conhecimento não fará de você menos importante, mas sim uma referência na equipe, ou até na empresa.

Tenha em mente que o funcionário que vai além é um dos primeiros a ser lembrado quando as promoções estão sendo decididas.

7. Documente suas conquistas

Para ser considerado para uma promoção, os responsáveis vão querer saber que tipo de valor você traz para a empresa.

Portanto, você deve documentar todas as suas conquistas. Sempre que concluir um projeto importante ou fazer algo que melhore algum resultado, anote tudo, concentrando-se nos detalhes mais importantes.

Enfim, destaque seu potencial criativo e inovador, e mostre sua lealdade e compromisso com a empresa.

2 Responses

  1. João Carlos 16/11/2020 / 13:58

    Muito bom! Precisamos de mais conteúdo assim.

  2. Marina 17/11/2020 / 20:53

    Pura verdade, principalmente sobre perfil de liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *