Habilidades essenciais para quem trabalha em casa

COMPARTILHE
Habilidades para trabalhar em casa

O Home Office veio para ficar e é uma tendência cada vez mais presente nos dias atuais. Com o avanço da tecnologia, as empresas estão diversificando seus regimes trabalhistas permitindo que alguns tipos de trabalho possam ser executados a partir de casa.

Estas mudanças são importantes, principalmente nas grandes cidades, pois o trabalho em casa é mais flexível, ajudando funcionários a produzir melhor, já que não precisam enfrentar trânsito e cargas horárias extenuantes.

Mas é importante ter algumas habilidades para executar este trabalho. Vejamos algumas delas no decorrer do artigo.

Habilidades importantes para quem faz home office

Trabalhar em casa traz muitas vantagens, como redução da jornada de trabalho, capacidade do trabalhador de fazer seus próprios horários, proporcionando uma melhor qualidade de vida e produtividade.

Para trabalhar em casa, é importante ter um perfil que ajude a executar esta atividade da melhor forma, e isso inclui as seguintes habilidades:

1. Ser focado

O foco é essencial para quem trabalha em casa, pois qualquer coisa é motivo para se dispersar, como familiares que pedem favores, redes sociais, etc.

É importante fazer do home office o seu escritório como se fosse em uma empresa normal. Vista-se como se fosse trabalhar, dê pausas para horário de café, almoço e pare de trabalhar no fim do dia. Utilize as redes sociais apenas na hora dos intervalos de almoço e café.

Veja Também: Como manter o foco no trabalho

2. Ser organizado

Pessoas que trabalham em casa muitas vezes podem ter dificuldade para manter os ambientes bem organizados. Para evitar que isto aconteça, é essencial o combate à desorganização e ao acúlumo de coisas em seu espaço e sua mesa de trabalho.

Existem softwares e aplicativos que ajudam nesta organização, como blocos de notas e outros de agenda.

Veja Também: Como melhorar seu dia a dia no escritório

3. Ser capaz de ficar confortável com o silêncio e solidão

O home office também tem esta característica, do ambiente ser solitário e silencioso, algo que pessoas mais extrovertidas e falantes podem estranhar.

Há muito pouca interação com outras pessoas, muitas vezes a comunicação é feita por email, chamadas de vídeo ou telefone. O lado bom disso é o contato diário com o chefe, que não ocorre, e não há interação com colegas e fofocas na empresa.

Mas é importante que os profissionais que trabalham em casa possam ter momentos de lazer e socialização, praticar esporte ou fazer um curso em que interajam com pessoas.

Trabalho home office
Para quem faz home office é importante estar sempre disponível durante o horário de trabalho e focar nas atividades que precisam ser concluídas.

4. Ter uma boa comunicação

Mesmo que a interação com pessoas seja reduzida, raramente a atividade em Home Office será totalmente isolada sem a necessidade de outros profissionais.

Você terá um supervisor e colegas de trabalho que talvez tenha que interagir de vez em quando. Assim, é importante ter habilidades de comunicação, pois é uma necessidade para quem trabalha à distância.

Uma boa dica ao se comunicar com outros profissionais por email, é escrevê-los em sentenças curtas, resumidas e precisas.

Caso você tenha dificuldade de explicar alguma tarefa, faça tutoriais em vídeo ou marque uma conferência em vídeo.

Veja Também: Benefícios dos cursos online para a carreira

5. Ser automotivado

Motivação é importante em qualquer trabalho e a automotivação também deve estar presente na rotina de quem trabalha em casa, pois é uma habilidade essencial neste tipo de trabalho, caso isso não ocorra, se torna mais fácil a dispersão com outras tarefas da casa.

Uma dica importante é estabelecer horários e metas diárias. Tendo uma rotina organizada, você ficará mais disposto e feliz no seu trabalho em casa.

Por fim, evite transformar seu home office em um lugar maçante e aborrecido, pois com o tempo se tornará estressante.

Veja Também: Como superar a desmotivação no trabalho

Faça intervalos curtos para ver suas redes sociais e se divertir com vídeos ou memes engraçados. Lembre-se de que um bom profissional produtivo é aquele que tem bom humor e leva a vida de forma mais leve, mesmo enquanto trabalha.

E então, você já trabalha em casa? Conte-nos qual é a sua rotina e como tem feito para que seu home office seja um lugar produtivo e ao mesmo tempo, acolhedor. Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *